Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

José Serra manda no STF. Gilmar Mendes obedece: Após falar com Serra, Gilmar Mendes para sessão

Após falar com Serra, Mendes para sessão

José Serra fala ao celular com o ministro do STF Gilmar Mendes em auditório onde se reuniu com entidades de servidores
Após receber uma ligação do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes interrompeu o julgamento de um recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos na hora de votar.

Serra pediu que um assessor telefonasse para Mendes pouco antes das 14h, depois de participar de um encontro com representantes de servidores públicos em São Paulo.

A solicitação foi testemunhada pela Folha.

No fim da tarde, Mendes pediu vista (mais prazo para análise), adiando o julgamento. Sete ministros já haviam votado pela exigência de apresentação de apenas um documento com foto, descartando a necessidade do título de eleitor.
A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos é apontada por tucanos como um fator a favor de Serra e contra sua adversária, Dilma Rousseff (PT). A petista tem o dobro da intenção de votos de Serra entre os eleitores com menos escolaridade.A lei foi aprovada com apoio do PT e depois sancionada por Lula, sem vetos.

"MEU PRESIDENTE"

Ontem, após pedir que o assessor ligasse para o ministro, Serra recebeu um celular das mãos de um ajudante de ordens, que o informou que Mendes estava na linha.Ao telefone, Serra cumprimentou o interlocutor como "meu presidente". Durante a conversa, caminhou pelo auditório. Após desligar, brincou com os jornalistas: "O que estão xeretando?"

Depois, por meio de suas assessorias, Serra e Mendes negaram a existência da conversa.Para tucanos, a exigência da apresentação de dois documentos pode aumentar a abstenção nas faixas de menor escolaridade.Temendo o impacto sobre essa fatia do eleitorado, o PT entrou com a ação pedindo a derrubada da exigência.

O resultado do julgamento já está praticamente definido, mas o seu final depende agora de Mendes.Se o Supremo não julgar a ação a tempo das eleições, no próximo domingo, continuará valendo a exigência.
À Folha, o ministro disse que pretende apresentar seu voto na sessão de hoje.

CONSENSO

Antes da interrupção, foi consenso entro os ministros que votaram que o eleitor não pode ser proibido de votar pelo fato de não possuir ou ter perdido o título.
Votaram assim a relatora da ação, ministra Ellen Gracie, e os colegas José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.

Para eles, o título, por si só, não garante que não ocorram fraudes. Argumentam ainda que os dados do eleitor já estão presentes, tanto na sessão, quanto na urna em que ele vota, sendo suficiente apenas a apresentação do documento com foto."A apresentação do título não é tão indispensável quanto a do documento com foto", disse Ellen Gracie.

O ministro Marco Aurélio afirmou que ele próprio teve de confirmar se tinha seu título de eleitor. "Procurei em minha residência o meu título", disse. "Felizmente, sou minimamente organizado."

A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos foi definida em setembro de 2009, quando o Congresso Nacional aprovou uma minirreforma eleitoral.O PT resolveu entrar com a ação direta de inconstitucionalidade semana passada por temer que a nova exigência provoque aumento nas abstenções.

O advogado do PT, José Gerardo Grossi, afirmou que a exigência de dois documentos para o voto é um "excesso". "Parece que já temos um sistema suficientemente seguro para que se exija mais segurança", disse.Na Folha dos tucanos

Por G1 e Terra, ambos destacando Gilmar Mendes, o Supremo adiou a decisão sobre os documentos. No início da noite, "Gilmar Mendes" liderou os "trending topics" do Twitter no mundo, em meio a palavrões.

34 Comentários:

Ary disse...

Cara de jagunço; jeito de jagunço; risada de jagunço; subserviência de jagunço; estatura de jagunço; olhar de jagunço. É jagunço!

X-MAN disse...

Não consigo acessar o LN surge uma msg "proibido o acesso", alguem sabe o por que?

Reg disse...

São patifes.

paulofranco disse...

É melhor "Serra manda em Gilmar Mendes, do STF". Como está, agride-se o órgão, que tende a acatar o recurso do PT.
Paulo Franco

Anônimo disse...

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/09/29/a-testemunha-bomba-do-pig-vai-tentar-associar-dilma-ao-pcc/

eliz disse...

Estas informações lidas nos veículos de informações independentes são muito preocupantes, um candidato ter o poder de mandar nas Instituições e na imprensa.O placar da votação já estava em sete a zero(7 x 0)para que o eleitor pudesse usar apenas um documento com foto para votar.
Esse candidato é péssimo para o País - macula a democracia.

Weiland disse...

Uma vergonha! Impeachment no Gilmar Mendes e Impugnação da campanha José Serra. Não é possivel!!! UM ABSURDO!!!

Marcos 1313 disse...

Aos companheiros. Pergunta alguem viu a propaganda do mercadolivre, esta fazendo o anuncio, tem um placa escrito 45 fundo em azul, ai vem outra placa mercadolivre. MERCADOLIVRE não é da Verôrica Serra. Só mané para não entender né.

Unknown disse...

Lamentável. Serra Rubnei e Gilmar Dantas envergonham a política e justiça do Brasil.

armando do prado

Unknown disse...

AFRONTA AO DIREITO DO VOTO.

Uma desumanidade com os menos facvorecidos da Sociedade.
Sempre a corda arrebenta no mais fraco.
É matar a democracia e a justiça.
Forças poderosas do Capitalismo para ajudar ao Candidato das Privatizações e dos Pedãgios.
É uma Vergonha.
Ainda bem que nosso candidato é Dilma a Coordenadora e Mãe do PAC.
Em todo Brasil, Vamos Votar em Dilma, e nos Governadores, Senadores e Deputados dos Partidos Aliados que apoiam Lula e Dilma.
Em São Paulo, vamos votar todos em Mercadante para também libertarmos nosso São Paulo da Garoa tão Querido.
Com o Voto cada um de nós fazendo Justiça.
A Verdadeira Justiça no voto do Povo.
Abração Amigo Para todos

vinícius disse...

Fiquei seis dias desligado do mundo moderno e vejo que o velho Gilmar Mendes voltou a atuar descaradamente...

Precisamos ter calma e prudência.

Após seis dias sem notícias do mundo civilizado tb percebo que os jornais e revistas de fim de semana intensificaram os ataques a Dilma.

Helio Pereira disse...

Depois desta,fica evidente porque Gilmar mendes deu dois HC pro Daniel Dantas em tempo recorde.
Serra pauta a Imprensa que Mama nas Tetas do Estado,agora ficou claro ele também pauta o comportamento de Gilmar Mendes no STF.
Este lixo Politico que a Grande Midia quer ver Governando o Brasil.

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Chegou o momento de você Helena, juntamente com outros blogueiros progressistas e as organizações sociais, elaborarem um documento relatando todas estas degenerações do processo eleitoral brasileiro e entregar aos observadores estrangeiros que estão chegando ao Brasil .
Que vocês façam um relatório minucioso denunciando o histórico golpismo da mídia brasileira ( Desde o caso Proconsult até as manipulações politiqueiras atuais) e o conluio conspiratório da mídia/imprensa com altas figuras do judiciário .

Saudações

Adilson disse...

O Senado Federal precisa tomar providências qunato a isso, pois o Sr. Gilmar está desmoralizando a justiça brasileira.

Selene Sidney disse...

1) Está garantido ao cidadão ao direito ao voto e dificultá-lo é totalmente contra a democracia e constituição
2) Independente se ouve ou não ligação do candidato Serra ao ministro Gilmar Mendes (isso deve ser apurado, pois seria uma vergonha para o STF), é impossível imaginar que após 7X0 um único ministro crie o caos na eleição. Porque o ministro Gilmar Mendes não votou contra e finalizou o assunto? Porque agiu dessa maneira confundindo o eleitor às vesperas de uma eleição?
3) Que se vote ainda hoje com a máxima urgência e finalize esse assunto. Os interesses do futuro do Brasil não podem ficar nas mãos de uma única pessoa.
4) Votem pela democracia e dispensem o uso de dois documentos. 5) Pensem no povo brasileiro
6) Queremos que STF se desculpe por isso e nos esclareça a situação.
Envie uma reclamação formal ao STF pelo site http://www.stf.jus.br/portal/atendimentoStf/mensagem.asp
7)Vamos ser cidadão e não vamos ficar parados frente essa afronta ao povo brasileiro

Silvia Brusco Marques disse...

Quem manda mais???
Meu Presitende ou esse homem que nem eleito foi ainda???
Demúncia Grave!!!!
...

José Carlos Lima disse...

Tem coisa aí, não foi a toa que a Folha e Noblat publicaram isto que é praticamente um crime, pois coloca o ministro sob suspeição de julgar qualquer processo onde Serra seja parte interessada.

Isto é caso de ser decretada a suspeição de Gilmar Mendes como presidente substituto do TSE.

Que moral tem uma figura dessa para julgar processo de interesse de Serra

José Carlos Lima disse...

A Folha em dobradinha com Gilmar Mendes para criminalizar a emissão de documentos com fotos.
Foi este o sentido da ligação ontem do Serra pro Gilmar que fecha com esta matéria da Folha sobre "compra de votos no Maranhão" na emissão de documentos com foto.
Tem coelho nessa toca
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-problemas-do-documento-com-foto-no-maranhao

xicodasilva disse...

Pessoal,

Vamos manifestar nossa indignaca junto ao Supremos, atraves do seguinte link: http://www.stf.jus.br/portal/atendimentoStf/mensagem.aspo

José Carlos Lima disse...

A Folha em dobradinha com Gilmar Mendes para criminalizar a emissão de documentos com fotos.

Foi este o sentido da ligação ontem do Serra pro Gilmar que fecha com esta matéria da Folha sobre "compra de votos no Maranhão" na emissão de documentos com foto.


O fato de Serra fazer questão que isso se tornasse publico é porque ele(Serra) e Gilmar vão aparecer no JN para, de alguma forma, encher a bola do Serra, "tá vendo, eu ainda nem sou presidente mas já mando no STF. Ou sou amigo dos homens da lei. Ou mando na lei. Ou sou forte.

Além do mais, a emissão dos documentos com foto está dando ensejo para prática de crimes.

Não seria melhor então o Gilmar Mendes enrolar o desfecho deste processo para que, em último caso, não logrando êxito pelo menos dê manchete pro Serra....tem coelho nessa toca

Quando será que Gilmar vai deixar de ser um procuradorzinho da AGU, um eterno garoto de recados de FHC para virar ministro da Suprema Corte deste País.
Pelo menos que respeite ao ritual do cargo, que seja ético e respeite a lei e os brasileiros que pagamos seu gordo salário.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-problemas-do-documento-com-foto-no-maranhao

Unknown disse...

Esses membros do STF são intocáveis? Estão acima da lei? Ninguém pode fazer nada? Pelo jeito este é o poder mais importante e superior aos outros dois. Eles fazem o que querem e fica por isso mesmo. Alguém pode me responder?

Anônimo disse...

Acabei de ler no Terra que nos corredores do Tribunal ja se falam em impeachmant.

MP vai ter que entrar e quebrar o sigilo do telefone dos dois.

Justiça tarda, mas não falha nunca!!

Quem diria que o Serra iria me presentear com um impeachmant deste Coronel de torga.

PIG NUNCA MAIS disse...

ATENÇÃO PESSOAL

A informação original veio da perigosíssima "Folha". Ela está sem credibilidade e temo que sua reportagem seja uma justificativa pré-fabricada para dar um ar de seriedade à gravíssima acusação “bala de prata” que está sendo gerada.

Assim, entendo que, em nome da coerência e para que não entremos nesta “jogada”:

1- independentemente de Serra ter ligado ou não para Gilmar, temos que cobrar uma decisão do STF, porque a cidadania e a soberania popular estão em jogo. Vamos mandar as mensagens para http://www.stf.jus.br/portal/atendimentoStf/mensagem.asp ;

2 – o que deve ser cobrado em relação à suposta ligação do Serra para Gilmar é a apuração do caso com a punição dos comprovadamente culpados, pois é impossível ter certeza de qualquer coisa que a Folha publique. Não podemos ser usados como “massa” para ressuscitar a credibilidade da Folha para, em seguida, sermos vítimas de uma “bala de prata” que utilizará exatamente essa pseudo credibilidade pré-fabricada.

Abraços.

Sabóia Jr. disse...

A casa caiu, ou melhor Gilmar, seu mundo caiu, vai fazer companhia para a Serra e vão cantar juntos.

Isso que é fogo amigo, jornalistas da FSP que são as testemunhas do fato!

E agora, ou os jornalistas negam ou ratitificam, se negarem a FSP dança. Se
ratificam aí tem que investigar e fica facílimo através da quebra do sigilo telwfônico das duas feras.
Gilmar crime de prevaricação. Impeachment
Serra crime eleitoral dá cadeia

Anônimo disse...

amigos!!! URGENTE!! MARCO AURELIO MELLO DIZ EM ENTREVISTA AO TERRA: ACREDITO NO NOSSO MINISTRO E NO NOSSO CANDIDATO!!!!!! DEPOIS DISSE NOSSO, DE TODOS BRASILEIROS.. ATO FALHO DO PRIMINHO DO COLLOR!!!

Edemar Motta disse...

Acho notáveis a perspicácia e agilidade da assessoria jurídica do PT ou de quem lhe esteja acima. Ante uma ameaça surgida há mais de um ano, agiram semana passada.

Que São Serapião nos proteja.

Anônimo disse...

esse sim é o VERDADEIRO ESCANDÂLO! tomara que a lei se aplique nesse caso( caso de Impeachment desse Ministro) porque e um ABSURDO, um verdadeira ofensa contra a constituicao e o Estado democrático! Cade a imprensa toda que - salvo gatos pingados em sub manchetes - nao ecoa isso? esse sim é o VERDADEIRO ESCANDÂLO, o tal "fato novo"!!! Impeachment do Dr Gilmar Mendes já! Ainda mais que os proprios ministros dizem que nao heveria complexidade jurídica para a formalidade que ele solicitou. Faca-se a Lei!

Miguel Álvares Cardoso disse...

É assim. Como o PIG há muito ficou desacreditado, os milicos (ainda que de pijama) não valem mais nas suas declarações política-partidárias, cabe a alguém do judiciário tentar "dar uma mãosinha" à oposição em desespero, mas são atuações inócuas que ficam apenas como registro.

Unknown disse...

"Não acredito que tenhamos desdobramentos, mas vamos esperar que ele devolva o processo para julgamento. Temos de buscar um meio termo razoável. Acredito no nosso ministro do Supremo Tribunal Federal. Não coloco dúvida na negativa dele nem do nosso candidato, candidato dos brasileiros, nem no veículo, que é um dos maiores do País", disse Marco Aurélio Mello ao Terra.


PO, O MARCO AURELIO FALA "NOSSO CANDIDATO" . . . É A CARA DURA TOTAL.

Sabóia Jr. disse...

enviei e-mail para o STF
http://www.stf.jus.br/portal/atendimentoStf/enviarDadoPessoal.asp

Prezados Senhores e Exmos. Srs. Juízes do STF

Fiquei estarrecido ao ler a reportagem do jornal Folha de São Paulo, data de 30/09/2010.

A referida matéria, que com absoluta certeza já é de conhecimento de V.Exas. revela fato garvíssimo, que o Exmo. Sr Ministro Gilmar Mendes, após receber um telefonema do candidato José Serra, interrompeu o julgamento do recurso contra a exigência de dois documentos no dia da votação.
Cabe a essa excelsa Corte a verificação imediata da veracidade ou não dos referidos fatos, pois está claro que foi cometia pesadíssima injuria contra o Exmo. Sr Ministro Gilmar Mendes, ou houve prevaricação no cargo e consequentemente crime eleitoral.
Não pode, de forma alguma, a sociedade brasileira assistir impotente que tais fatos ocorram. É importante que a imprensa deste país, definitivamante, assuma as responsabilidades pelos seus atos, caso seja tal notícia inverídica. Como é importante também, que caso se confirme o fato, que a responsabilidade dos envolvidos seja estabelecida e os referidos punidos para que não se macule o mais alto altar da justiça brasileira.
Agradeço pela atenção

Claudinete Sergipe disse...

AMIGOS DO LULA (E DO BRASIL), o ‘ministro’ Gilmar Dantas é um atentado ao Brasil e a tudo de bom que aqui existem. Ele e a turma do Serra se afinam muito bem. O senado tem que expurgar essa Gilmar Dantas do supremo, que é uma vergonha para uma instituição que deveria zelar pelas leis, pela ética e pela democracia do Brasil. Ele se comporta, na verdade como delegado de polícia de interior, que já acha a maior autoridade do mundo. O povo brasileiro, as autoridades devem tomar as precauções para que um Gilmar da vida venha propiciar a tentativa de um golpe deste aqui no Brasil.


Vamos ganhar as ruas, pedir votos e alertar a população para não acreditar em boatos que o pessoal do Serra/FHC e de Marina estão inventando contra Dilma e Lula. Vamos mostrar nossa força ao candidato Serra, ao PIG e ao ministro do STF Gilmar ‘Dantas’. O povo é maior e soberano e jamais voltará a ser comandado pela elite carrasco do nosso amado Brasil e do seu Povo. O jornalista Paulo Henrique Amorim já descobriu uma das mentiras que ia ser divulgada na Sexta ou no sábado, véspera das eleições. Por certo a Globo, Folha, Estadão e Veja têm outras peças do mal para atacar Lula e Dilma, seja na Tv, revistas e internet. E olhem que o Lula já alertou a todos contra as boatarias que ele mesmo sofreu quando candidato. A Dilma já desmentiu alguns boatos, inclusive em reunião com evangélicos e católicos como, por exemplo, que é a favor da vida (portanto contra o aborto) e da família. Nunca vi em minha vida uma campanha difamatória dessa patrocinada pelo senhor José Serra e sua turma. Os brasileiros não aceitam mais isso. Lembrem-se quem votar na Marina (que traiu o Lula) ou no Plínio vai estar ajudando ao Serra a tentar o segundo turno. Fé em Deus e vamos com entusiasmo e amor ao nosso País às ruas e às urnas eleger DILMA, primeira presidenta do Brasil para continuar os projetos de LULA, o maior presidente que tivemos nossa História.

Fit23 disse...

Isso é um golpe! Temos que mandar e-mails a todos os ministros protestando.

*****Ministro Gilmar Mendes
mgilmar@stf.gov.br*******

-Ministro Cezar Peluso – Presidente
macpeluso@stf.gov.br
-Ministro Celso de Mello
mcelso@stf.gov.br
-Ministro Marco Aurélio
mmarco@stf.gov.br
-Ministra Ellen Gracie
ellengracie@stf.gov.br
-Ministro Carlos Ayres Britto – Vice-Presidente
gabcarlosbritto@stf.gov.br
-Ministro Ricardo Lewandowski
gabinete-lewandowski@stf.gov.br
-Ministra Cármen Lúcia
clarocha@stf.gov.br
-Ministro Joaquim Barbosa
mjbarbosa@stf.gov.br
-Ministro Dias Toffoli
gabmtoffoli@stf.jus.br

Anônimo disse...

E o Marco aurélio também. Que história de NOSSO presidente ? É DELLE e das NÊGAS DELLE. Que displante. Não é crime um magistrado(...) pago pelo herário público, juíz do supremo, fazer campanha assim descaradamente e ficar por isso ? Oh meu PT, Oh Zé Dutra, estás dormindo de touca ? A dona pamonha, ops, Coreau não vê isso não entre os colegas (lá dela) de toga ?

Anônimo disse...

Vá ao link http://www.stf.jus.br/portal/atendimentoStf/enviarDadoPessoal.asp

e mande para o stf

Exmos. Srs. Ministros do STF

A Folha de São Paulo deu a notícia: o Ministro Gilmar Mendes pediu vistas ao processo referente aos dois documentos após telefonema do senhor Serra.

Pergunto-vos: O STF é Juiz ou é parte?
O candidadto José Serra manda no STF?
Respeitosa e indignadamente,

Seu nome

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração