Pages

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dilma x Serra: mutirão é 'remendo' neoliberal na saúde

Imaginem se em vez do programa "Minha Casa, Minha Vida" que deve contratar 1 milhão de residência até o fim do ano (e mais 2 milhões no PAC 2), virasse um programa de construção de casas por mutirão? Levaria décadas para chegar a 1 milhão de casas construídas.

Serra, no debate da Band, insistiu em mutirão de cirurgias como proposta para a saúde. Dilma respondeu que mutirão é ação emergencial, não é política estruturante.

Dilma está coberta de razão. Se as estatísticas de saúde mostram que existe uma demanda mensal por um tipo de cirurgia, então a rede pública precisa estar equipada para atender essa demanda, e não ficar contingenciando as cirurgias mês a mês, para acumular, e depois de 1 ou 2 anos fazer um mutirão para cobrir o déficit, como sugere Serra, em versão neoliberal para contingenciar as despesas com saúde.

Mutirões se justificam apenas para zerar o déficit do passado, mas jamais para planejar a demanda futura.

Como disse Dilma, o SUS precisa ser um sistema robusto, onde alguém com problema de visão, possa consultar o oftalmologista e, se diagnosticar necessidade de cirurgia de catarata, a rede do SUS deve estar pronta para operar em tempo hábil, sem deixar os pacientes na fila a espera de um mutirão.

13 Comentários:

Salomão disse...

O Jornal Nacional da Rede Globo está com o clima pesado, carregado com a derrota de Serra. O sorriso de Fátima Bernardes e de Willian Boner está amarelado, sem graça. O desánimo no Jornal Nacional é a derrota de Serra anunciada, ou seja, já jogaram a toalha no PIG com a derrota de Serra dada como certa por todos os institutos de pesquisas até o PIG reconhece a derrota de Serra nas eleições de 2010. Dá-lhe Dilma 2010!!! Até o final do Jornal Nacional de ontem dia 05/08/2010 foi desastroso com o letrereiro saindo por cima de outro letreiro mostrando o clima pesado, nebuloso, carregado que ronda o PIG, Jornal Nacional, rumo a derrota de Serra dada como certa pelas pesquisas.

Salomão disse...

Lula é Dilma e Dilma é Lula. Dá-lhe Dilma 2010!!!

Eason Nascimento disse...

Mutirão deve ser atitude ocasional e esporádica. Solução em qualquer área, tem que ter execução dentro de um planejamento.
Agora, cá pra nós, Dilma poderia ter sido mais enfática na condenação de Serra, no tema privatização. Apesar disso nossa candidata se saiu bem, lembrando que foi seu primeiro confronto nesses moldes. Vamos aos próximos, mas vamos acima de tuso aoq ue mais importa. Vamos à vitória em 3 de outubro. De preferência no 1 turno.
http://easonfn.wordpress.com

IV Avatar disse...

Serra tentou por tudo se esquecer de que foi ministro de FHC e veio com esta coisa de ridícula de que "não se pode olhar no retrovisor". Como sabemos, quem dirige sem olhar no retrovisor é acidente na certa.

Uma coisa importante, que tem ver com o que falta em Serra, a capacidade autocritica e a ineficiência em assumir erros para corrigi-los.

Também pudera, tendo toda a imprensa ao seu lado, pode deitar e rolar sem que seus podres venham à tona, a tal Republica Midiática tucano-demo

, deixando tudo para ser resolvido nos noticiários dos jornais, que sempre dão um jeitinho ou de esocnder as más notícias que envolvem tucanos-demos ou aumentar o milagre.

não para coloca-los debaixo do tapete,,,na epoca Fhc, de quem Serra era ministro e por isso não pode vir com esta história de que "não se pode olhar no retrovisor"...

Dilma era a vidraça, por isso dou nota 10 para ela, para mim a vencedor do debate. Marina foi muito apagada, é uma pessoa boa, como o é o outro ex-petista (o Plinio), só teve cria de Lula neste debate, claro, com excessão do candidato da direita, um desastre total do começo ao fim. Nota zero para Serra.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/avaliacoes-sobre-o-debate-1

VERA disse...

Esse Serrágio é a tragédia em pessoa. Imagimem se as mulheres tiverem que esperar mutirões pra fazer mamografia? Morrerão todas de câncer de mama, pois os mutirões dele acontecem a cada 100 anos! Perguntem ao Zé-sem-rumo se sua digníssima esposa faz mamografia durante os tais mutirões!

José Eduardo disse...

Ficou claro no debate que o Serra vai inundar sua campanha com promessas sobre a saúde. Como este é um tema que sensibiliza muito as pessoas, sugiro que a campanha de Dilma exponha com clareza as conquistas na área da saúde no governo Lula, o que vai ser aprimorado no governo Dilma e, principalmente o que NÃO foi feito no governo FHC(quando o Serra era ministro) e as graves denúncias que cercaram sua administração, como o caso das ambulâncias superfaturadas.

D.Pires disse...

Esse debate se é que podemos chama-lo assim não acrescenta nada para o povo.
A Dilma pergunta para o serra sobre os 14 milhões de emprego que o governo do presidente lula conseguiu e o serra começa a falar (na resposta) sobre a APAE!!. Isso é no minimo ser cínico!. Todo o debate deveria ter um mediador que teria a função de fazer os candidatos a responderem o assunto da pergunta ou calar-se. Dai sim teriamos um debate e não uma farsa que só serve para deixar as pessoas nervosas... A Band desse jeito vai ficar orfã..
audiencia mediocre.E o da globo vai ser mais chato ainda. Eu prefiro assistir um filme porque ja sei em quem votar : DILMA e todos os candidatos do PT!

josé lopes disse...

Este debate foi apenas um treino para Dilma, uma vez que, por conta do jogo do Inter X São Paulo a audiência da Band não passou de 3%.
A nossa Dilma foi muito bem. Lembrando que debateu com uma raposa velha, um político profissional que é o Serra e dois talentosos discursistas que são a Marina e o Plínio. Ambos vieram do PT com práticas de tribuna, comícios, carros de som, manifestações populares, embates políticos em foruns dentro do PT. Só posso dar parabéns a Dilma. Foi seu primeiro teste neste tipo de exposição e se desincubiu muito bem. Ridículo foi o Serra na questão da APAE. Como representa bem! Deve ter aprendido com a Regina Duarte ou talvez com o Vereza. Vai perder as eleições, mas, não vai ficar desempregado, tem uma vaga reservada como histrião em qualquer teatro de saltimbanco do mundo.

Marcos Sousa disse...

O que Serra falou sobre a saúde, mentiu, a ponte de ser chamado de hipocondríaco pelo candidato do Psol; e o que falou sobre outro assunto, foi saindo pela tangente. Foi risível as fugas de assuntos centrais do seu governo em São Paulo e do governo FHC, no qual era o homem forte.
Apaes, que agora estão estão incluídas nos recursos do Fundeb, viraram lugar comum do candidato. Estradas, aeroportos e portos estão sendo atacados pelo PAC, além do mais, não estão dando conta das demandas justamente por causa do novo patamar econômico que vive o País.

Fátima disse...

Um candidato que quer resolver os problemas da saúde pública com multirões é de uma imbecilidade sem tamanho, Dilma foi certíssima, precisamos sim de políticas estruturantes.
Mutirão!!! sim, para eleger Dilma.

josé lopes disse...

Essa é pra rir, Serra " A minha filhinha me cobrou disse que estava muito sério, então eu disse a ela..."
Será que é a sócia do Daniel Dantas? ká ká ká ká ká rsrsrsrsr...

josé lopes disse...

Tem razão Fátima, vamos fazer um multirão para não eleger ninguém do PSDB/DEMO. Aí o Brasil vai caminhar a passos largos. Mais ainda.

MARCO disse...

O cara que se acha o pode mais do pais apresenta como plataforma de governo a manutenção de mutirões faz a gente se lembrar dos governos tapa buraco pós regime militar que só diminuiu o gosto de ser brasileiro e dos dias de desanimo e do pais de nanicos onde no fantastico era noticia o cidadão homem calango, tudo bem muitos paises decentes pregam tal atitude manter mutirões mas o melhor mutirão tá escrito na constituição la tem muita coisa sobre saude é só cumprir e não querer usa-la para se eleger.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração