Pages

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dilma venceu o debate por larga margem

Dilma venceu por larga margem o debate na Band, e foi melhor do que encomenda.

Olhando superficialmente não parece tanto, porque, com regras rígidas, e pouco tempo para desenvolver os temas, fica tudo meio nivelado. Mas uma análise aprofundada mostra a percepção deixada no telespectador foi melhor do que a encomenda.

Venceu porque se mostrou a mais capacitada para enfrentar os desafios do Brasil, e porque demarcou exatamente seu terreno político, o do "lulismo". De quebra, Dilma teve uma postura televisa muito boa, salvo um curto momento inicial, quando ainda não estava à vontade no debate.

Serra foi o pior de todos, porque saiu do debate do jeito que não queria: com FHC pendurado no pescoço, e com um perfil debatedor de político malandro, se esquivando o tempo todo de perguntas inconvenientes. Mas conseguiu escapar de um desastre.

Nos momentos em que fez críticas de oposição mais forte, Serra pintou um quadro muito pior do que a realidade. O brasileiro sabe que o governo Lula não resolveu todos os problemas do Brasil (e não teria como), mas o povo não vê as estradas, os portos, os aeroportos, e nem os correios, com o grau de catastrofismo que Serra desenhou. Pegou mal para Serra, soou falso, populista.

A presença de Marina, muito séria, concentrada, e pouco sorridente, acabou ajudando Dilma, pelo contraste, tirando dela a fama de ser uma candidata circunspecta.

A participação de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi muito positiva também, para ele próprio e para Dilma.

Apesar da forte oposição à Lula e Dilma, Plínio, sem compromisso com um pacto político viável pelos próximos quatro anos, foi um sacerdote pregando o socialismo de uma forma mais radical. O que foi muito bom para Dilma, ao colocá-la em uma posição mais ao centro perante setores conservadores, afastando-a do estigma que a imprensa demo-tucana fabrica, de que o governo dela seria controlado por "setores radicais" do PT.

14 Comentários:

Cornélius disse...

Dilma saiu-se muito bem em seu 1º debate. Respeitou os demais candidatos e não passou ar de arrogante. Perdeu o timing no começo mas isso é só correção de sintonia fina para os próximos. Do ponto de vista eleitoral e no campo das pesquisas este debate não mudará nada. Agora cá prá nós…a gravata do ZÉPERDEU é que foi um show…vermelha na cor do PT. Será isso uma senha de toalha jogada? Valeu Serra!

Anônimo disse...

Achei o debate morno devido sua forma engessada. Achei Dilma insegura. Talvez por nervosismo. Ela perdeu a oportunidade de derrotar Serra no seu comentário na pergunta sobre privatização. Se falasse da privatização da Vale, seria vitória na certa. Mas tudo bem. Vamos em frente. Dilma presidente.

Henrique disse...

Análise tendenciosa e distorcida.

Com relação a como os brasileiros vêm as estradas, portos, aeroportos e principalmente os Correios, isso é o povo quem pode dizer, e como membro do povo, ciente das minhas faculdades e plenamente apartidário, gostaria de dizer que as estradas (especialmente as BRs) no Rio Grande do Sul são as rodovias em piores situação de conservação, com maior número de mortes. o aeroporto Salgado Filho está saturado e os Correios todo mundo sabe a queda significativa de qualidade que vem sofrendo ao longo do governo petista. Aliás, recentemente os Correios extraviaram um sedex com minhas passagens pra fora do país. Solução? Desembolsei mais 4 mil reais enquanto o Correio decide o que pode fazer por mim...

Edson Júnior disse...

Sou Lula, sou Dilma. Acho que é preciso mais ousaDILMA. O Serra explorou e minha presidenta ficou gaguejando. NÃO PODE! Próximo debate, Dilma tem que ser mais agressiva, deixar a elegância e mostrar as realizações dela e de Lula. O Serra ficou apenas esperando. Com 10% a frente, a estratégia pecou.

Renato Break disse...

Você não dorme, seus posts são sensacionais !!!!

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

Sou Lula e Dilma, mas acho que no debate de ontem faltou mais ousadia e menos orientações da nossa banca. Dilma conhece o Brasil que está sendo construído, melhor que Serra. Para mim, Dilma deveria ter tocado, abundantemente, as contradições tucanas em gestões má sucedidas. Compreendo que o debate é de idéias, mas a formatação não ajuda. O Serra foi vacilante,mudo para os temas, mas fez perguntas que Dilma parecia não conhecer, mas ela conhece. Reitero que sou Dilma, mas precisa mais ousadia e menos banca.

Sergio disse...

Acho que a Dilma começou mal o debate e perdeu alguns pontos pro Serra na primeira rodada. Gaguejou, perdeu o timing em algumas respostas, apareceu insegura. Depois da primeira pausa apareceu outra candidata. Firme, segura, conseguiu responder e convencer passando uma imagem de seriedade e de estadista sem ceder à tentação da arrogância. Se saiu muito bem dos ataques do Serra e do Plínio sem em algum momento perder a calma. O Serra apareceu várias vezes inseguro no final. Até nos melhores momentos dele ele foi morno. A minha impressão é que o Serra dificilmente conseguirá convencer quem já não convenceu até agora.

Ary disse...

Imaginei que Dilma seria mais fluente ao falar das políticas implementadas pelo governo Lula. Sempre pensei em Dilma discorrendo com naturalidade, afinal, os acertos deste governo estão na boca de 80% da população. Passado o teste do primeiro debate, tende a melhorar, afinal, é muito mais fácil defender o governo e a continuidade do que sugerir mudanças ou dizer que pode mais. A favor de Dilma, e de seu nervosismo inicial, pesa a figura de Lula, com uma trajetória de centenas de viagens e debates pelo mundo todo. Já José Erra, é apenas aquilo que sei viu: Um mutirão de trololó. Só sabe "meter guela".

Joao disse...

A Dilma ganhou, concordo plenamente, o falso hipócrita de gravata vermelha só não é + ridiculo pois é 1 só. Parece que foi feito um acordo para não se fazer acusações foi brando. Gostei do Plinio disse a verdade sôbre o Muro existente,mas a Dilma com muita categoria disse não se pode colocar a carroça na frente dos bois, o povo organizado faz a luta pacífica se Deus permitir nosso País é exemplo. O Muro D.Pedro II à época saiu na paz morreu de velho.
Nossa tradição é negociar mas firme, e a Dilma têm todoas as condições para avançar o socialismo já o Plinio não tem cacife, e o SS erra Deus nos livre. A Marina é partido berruga do psdb.

quincaspgomes@gmail.com disse...

Eu, como cidadão, gostaria de esclarecer ao Henrique que administrar São Paulo, o estado mais rico do país, com 40 milhões de habitantes é muito diferente do que administrar o país inteiro. Para quem viaja pelo pais sabe muito bem que nossas estradas melhoraram da água para o vinho. Temos que entender que o fluxo de automóveis, carretas e caminhões quadruplicaram, tanto é que para manter a D.Pedro II, o governo de São paulo arrecada de Campinas a Atibaia, $11,00, de São Paulo a Valinhos, conforme o trajeto mais de $25,00, temos que ver que hoje o Brasil fabrica seus própios navios e a crise na aviação é porque hoje todos os brasileiros podem viajar de avião tanto dentro do país como para o exterior. Acho, portanto, uma crítica injusta ao Governo Lula. Agora, eleger Serra significa desmanchar toda a extrutura de um governo que está no caminho certo, não sei a quem interessa isto, se todos estão ganhando o trabalhador e o empresário, como disse o candidato do PSOL. Não o estou criticando, mas apenas mostrando o outro lado. Quincas - Alfenas

Morais disse...

Acho que realmente o debate sem alguma bomba não traz muitos resultado positivo para um candidato ou outro, porém a Dilma se portou mito bem.
Acredito que na campanha eleitoral gratuita o PT terá grandes chances de mostrar para a população quem é a Dilma e quais são suas propostas de uma forma muito melhor que num debate.

oneide teixeira disse...

Eo debate da band que estão falando pq o que eu vi foi um desastre,somente sendo muito cego pra acreditar que dilma foi bem no debate,se estão mentindo pra si proprios não vou desmerece-la no fundo vcs sabem talvez não tenham coragem para pensar por si mesmos.
O que estranho e o PT escolhido a dilma pra lhes representar tendo tanta opções melhores antonio palloci,jose dirceu,jose genuino,marta suplicy,joão paulo cunha,joão magno tanta gente boa e colocam um fantoche pra candidata quero saber quem vai ser o novo regente da republica.

jefferson disse...

O Serra foi o grande vencedor do debate.

Pavimentou seu caminho para a eleição pra prefeito em 2012.

S. Paulo está em festa com tão significativa vitória: http://bit.ly/aTlspj

MARCO disse...

A Dilma não é apresentadora de tv nem participante do BBB ela é chão de fabrica pega algo para resolver e resolve não fica a postos para agradar com respostas brilhantes a agradar burgues é diferente de muitos politicos FP que fazem show no palanque mas quando postos a prova continuam em campanha falando de coisas sem qualquer relação com a realidade e o trocha do povo que se dane.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração