Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dilma ganha mais votos de mulheres após se apresentar como mãe

A pedido do Instituto Patrícia Galvão, o Datafolha e o Ibope aplicaram um filtro por gênero para separar os dados de homens e mulheres em suas pesquisas. Analisados pela socióloga e especialista em pesquisas de opinião, Fátima Pacheco Jordão, os dados demonstram o peso que o eleitorado feminino terá nestas eleições.

A comparação entre as pesquisas mostra que a candidata do PT, Dilma Rousseff, cresceu na intenção de voto feminino, empatando segundo o Ibope e diminuindo a diferença segundo o Datafolha.

Na análise da socióloga, isso ocorreu porque, nos dias que antecederam a pesquisa, Dilma começou a adquirir uma personalidade própria e "um discurso voltado para certos segmentos femininos, de que ela cuida, que ela é mãe. Aumentou a identificação entre ela e as mulheres"

Terra Magazine - Os números das pesquisas mostram que o percentual de mulheres que votam em Dilma cresceu e o de José Serra (PSDB) diminuiu. Por alguns meses, Serra manteve grande vantagem entre as eleitoras. O que mudou?

Fátima Pacheco Jordão - Tem que avaliar como foram os dias que antecederam a pesquisa (Datafolha): ela foi feita em um momento que os telejornais cobriam os candidatos e a Dilma começou a adquirir uma personalidade própria e entrou com um discurso voltado para certos segmentos femininos, de que ela cuida, que ela é mãe. Aumentou a identificação entre ela e as mulheres.

Simultaneamente, houve um protagonismo do vice do Serra, que foi crítico, contundente. Ele elevou a temperatura da campanha e o grande eleitorado, sobretudo as mulheres, está muito preocupado com o que vai acontecer com políticas públicas e tem uma percepção de que, quando o candidato fica agressivo com o outro, deixa de olhar para o eleitor. A postura de antagonismo precisa ser muito bem dosada. É possível que a campanha Serra tenha surpreendido as eleitoras, porque até então o Serra vinha fazendo uma campanha muito voltada para as políticas públicas. Ele não contestava aspectos da economia, da política externa do Lula e provavelmente esse tom de crítica não foi bem dosado.

Isso é uma hipótese. O que ocorreu efetivamente foi a Dilma mais voltada para um discurso que agrada as mulheres e a campanha Serra adquirindo um tom mais agressivo, talvez o timing dessa crítica não tenha sido adequado..Leia matéria completa

2 Comentários:

Morais disse...

Gente, o Serra deve estar com muita raiva do César Mais que empurrou um péssimo vice para a sua candidatura, pois a única coisa que este vice fez foi gerar polêmica que acabou se voltando contra o próprio Serra.
A Dilma na verdade está encantando todo o povo brasileiro, pois a partir do momento que o povo passa a conhecê-la já passa a ser seu eleitor ou eleitora e deixa de votar no Serra.

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Dilma Brasil,,pela primeira vez na nossa história as mães conduzirão este País prestes a se tornar a 5a. economia do mundo

Antes de tudo uma homenagem às nossas mães, que nos embalaram desde sempre

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração