Pages

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dilma e Lula hoje na TV

Na estreia da propaganda eleitoral, hoje, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, narra durante dez minutos sua biografia e fala da prisão por ter feito parte de um grupo que atuou na luta armada na ditadura militar.

"Ninguém faz as coisas quando não tem paixão nem crença", diz ela, na fala que abre o programa.

No programa de apresentação, Dilma conta sobre como entrou no movimento estudantil na escola secundária, em Belo Horizonte, onde ingressou em 1964. "Eu era um peixe dentro d"água", diz que, na época, o engajamento era comum na juventude.

Ela procura falar em tom leve da prisão na década de 70. "A arte de aguentar uma cadeia é viver a cadeia"

Duas amigas da época dão depoimentos sobre a prisão e o "amor de Dilma pelo Brasil". Ela também dirá que lutou pela redemocratização, em outra forma de desarmar eventuais ataques.

O programa da hora do almoço terá presença discreta de Lula. Serão repetidas as falas da Convenção Nacional do PT, quando disse que queria "entregar a faixa presidencial para uma companheira mulher", e o relato de como conheceu a candidata.Numa gravação nova, Lula diz que "não há ninguém mais preparado para governar o Brasil" do que Dilma.Mas o foco será a candidata, em especial sua biografia.

As cenas da infância e de seu cotidiano como mãe serão mostradas para quebrar a imagem da ministra executiva e dura. Dilma relata uma passagem em que, criança, ouviu um menino pedir dinheiro para comer. Diz que rasgou a única nota que tinha para dividir com ele.

Aparecem o ex-marido Carlos Araújo, o ex-governador Olívio Dutra (RS), de quem ela foi secretária, e um engenheiro do Ministério de Minas e Energia.No final, ela diz que a desigualdade no país a incomoda "afetivamente". E aparece brincando com seu cachorro, com roupa de caminhada.

Dilma e Lula

No programa da noite, o marqueteiro João Santana mostra uma simbiose entre o Presidente Lula e Dilma, tanto em projetos quanto nas biografias. As mudanças no país são atribuídas ao "governo de Lula e Dilma".

Os dois aparecem em extremos do país: Dilma no Chuí (RS) e Lula em Porto Velho (RO). Na conversa, Lula anuncia "o início de um novo tempo", enquanto Dilma fala do futuro. "O Brasil não quer nem pode parar", discursa.

Segue com um giro por diversas cidades do país, nas quais Dilma fala de promessas. No Vale do Jequitinhonha, lugar visitado por Lula e seus ministros ao tomar posse, em 2003, Dilma renova o compromisso de acabar com a pobreza extrema.O pré-sal também é citado e explicado com gráficos.

Lula afirma que sua ex-ministra "foi a grande responsável pelas maiores conquistas do governo". E pede voto.

Dilma diz: "Quero fazer, com cuidado de mãe, o que ainda precisa ser feito."O programa se encerra em tom emotivo, com uma música de despedida de Lula, em meio a imagens dele na posse e no Palácio da Alvorada. "Deixo em tuas mãos o meu povo", diz a música, como se o próprio Lula cantasse.

5 Comentários:

Salomão disse...

Serra representa as massas cheirosas, as elites de São Paulo. Serra é das elites concentradoras de riquezas, que não gostam de pobres, tem nojo de pobres, odeiam os pobres. Serra é das oligarquias conservadoras e tradicionais que governaram o Brasil para os ricos como fez os governos de FHC(Fernando Henrique Cardoso) do PSDB. Os governos do PSDB de FHC só governa para os ricos, abastados, endinheirados, a massa cheirosa do Brasil.

Anônimo disse...

Neuza-RS Vovó Neuzinha
Gostei muito do programa da Dilma.Deve ter atingido todas as metas. Penso, entretanto, que já está mais do que na hora de ela
parar de "achar" e passar a ter "certeza" daquilo que afirma.
Agora é tudo! É firmeza!
É declaração positiva!
Estamos nos saíndo muito bem.Vamos em frente com a nossa candidata, rumo à vitória no 1º turno.

Salomão disse...

Serra é ferra!!! Serra é contra o Bolsa-Família e diz que Bolsa-Família é esmola, Serra é contra o ProUni, é contra as cotas raciais nas universidades, é contra os aposentados, pensionistas, assalariados, luz para todos,... e quer que o povo morra de fome com um salário de miséria, migalha, esmola. Serra é contra a melhor distribuição de renda, contra o combate a pobreza, redução da miséria. Serra e o PSDB só governam para os ricos, as elites, como fez FHC!!! Dá-lhe Dilma!!!

Airton disse...

Na foto, Dilma com o futuro "Primeiro Cão"

joaquim de carvalho disse...

A propósito da foto na matéria, O Popular, Goiânia-Go, legítimo representante do PIG, conseguiu um parágrafo inteiro para contar que Nêgo, nome do cachorro, é herança de José Dirceu e blá-blá-blá.
Chega a dar pena, a falta de senso do ridículo a que certos jornais chegaram.
O Popular é legítimo PIG.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração