Pages

domingo, 22 de agosto de 2010

Com 13 anos de atraso, humoristas protestam contra entulho autoritário criado por FHC para se reeleger


Corria o ano de 1997, FHC era presidente, surfando no populismo dos déficits fiscais e cambiais do plano real, que quebrou o Brasil no ano seguinte.

Com apoio da Globo, Veja, Estadão e Folha, planejou meticulosamente sua própria reeleição.

A emenda da reeleição foi a maior batalha e o maior escândalo, mas não foi a única para reeleger o demo-tucano.

Era preciso encurtar a campanha eleitoral na TV, para reduzir o período de exposição a críticas da oposição. Era preciso aplicar uma mordaça aos poucos dissidentes da imprensa que ousassem satirizar a imagem do "príncipe dos sociólogos". Era preciso "melar" os debates na TV.

Para isso foi criada, sob medida para reeleger FHC, a Lei 9504, de 30 de setembro de 1997, um ano antes das eleições.

Durante estes 13 anos, a lei nunca incomodou os donos de jornais e TVs e seus humoristas demo-tucanos. Eles se encarregavam de não fazer charges, nem humorismo forte contra FHC, a ponto de prejudicar sua reeleição, nem de serem multados pelo TSE.

Nas eleições de 2002 e 2006, o TSE era extremamente liberal, e os donos da imprensa puderam fazer o quiseram com a imagem de Lula, sem que o TSE e o MPE os incomodasse.

Agora a própria oposição judicializou a política. Acreditando que Serra realmente manteria a dianteira na frente das pesquisas, interessava interditar o debate político no judiciário, para fazer uma campanha silenciosa, travada.

A própria oposição submeteu o TSE aos rigores da lei 9504, processando por propaganda subliminar até a sombra do presidente Lula.

Até blogueiros, como nós, viramos alvo de perseguição, como se blogs fossem mero espaço para anunciantes.

O TSE passou a seguir a Lei 9504 com um rigor excessivo, e nela existe o artigo 45:

Art. 45. A partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário:
...
II - usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito;
...
V - veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;


Após 13 anos da lei em vigor, só quando Dilma ultrapassou Serra, e passou a ser a candidata alvo para ser depreciada pelas charges, novelas e programas humorísticos, na forma de propaganda subliminar negativa, "descobriram" que a lei criada para reeleger FHC "censura o humor" e "é inconstitucional".

É bom que o Congresso mude a lei eleitoral, após as eleições, para acabar com excessos e regulamentar o que se entende exatamente por "propaganda subliminar", mas é bom também que se dê nome aos bois de quem criou esse entulho autoritário, que tudo multa, e que quis exercer "controle sobre a imprensa" e sobre o humor, para sua própria reeleição: foi FHC e sua turma, incluindo José Serra, Alckmin, Jereissati, Agripino, Arthur Vigilio, Cesar Maia, e toda essa turma demo-tucana.

Humoristas famosos da Rede Globo e outros canais, só agora que Serra está atrás nas pesquisas, fizeram um protesto em frente ao Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, contra a lei.

Só erraram de endereço. Deveriam tê-lo feito em frente às sedes do PSDB, do DEMos, em frente ao apartamento de César Maia (DEMos), do vice do ex-Gabeira, da mansão de José Serra (PSDB/SP) em Pinheiros, do apartamento de FHC em Higienópolis.

24 Comentários:

eusoqueroajudar disse...

Primeiro foi o Serra comedor, agora é a #culpa_doSerra rsrsrs! http://www.youtube.com/watch?v=4Qs0nKGExIU

X-MAN disse...

Esses são os humoristas mais sem graça do planeta, e sem nenhuma noção. Já estão na hora extra.

Edmar disse...

Zé Augusto, não sei de quem foi a "grande idéia" de exigir, após tanto tempo permitindo votar apenas com o RG ou outro documento oficial com foto nos casos de extravio do "Título de Eleitor", que nessas eleições sejam apresentados aos mesários a RG e o Título! Entendo que é uma forma de evitar que milhares de cidadãos desinformados sobre a nova exigência possam votar. FAZ-SE NECESSÁRIO URGENTE ESCLARECIMENTO nos programas do PT e aliados para que as pessoas não sejam impedidas de votar em 03/10 por seguir a norma anterior. Alguém cobre isso da direção das campan has PETITAS.

josé lopes disse...

Há algum tempo atrás procurando alguma coisa na televisão para assitir, me deparei no canal do SBT no Programa Praça da Alegria, com um "humorista" portando uma faixa parecida com a presidencial. Essa figura grotesca imitava o presidente Lula, inclusive a voz, fingindo-se de bêbado e de seus bolsos transbordavam notas de dinheiro. É esse o humorismo que eles querem. Um humorismo calhorda e sem graça. Não podemos chamar a esses indivíduos de humoristas. Os verdadeiros atores e atrizes humoristas não merecem isso.

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Companheiro Zé Augusto, tô achando que este protesto dos reaças do humor (?) faz parte de uma monumental armação da demotucanalhada (inclusive mídia e togados), para TENTAR desqualificar a acachapante vitória de nossa Dilma, agora em outubro .
Tá lembrado que este factóide sobre autoritarismo e/ou infrigência às leis por parte do nosso Lula e do PT, foi veiculada até por jornal norte americano e pela SIP (organização pseudo-jornalística que defende interesses do império do norte ) ? .

O nosso Lula deveria convidar personalidades com prestígio internacional para acompanhar todo este processo eleitoral .
Sugiro que ele ou o PT convide o Mário Soares, o Felipe Gonzales, o Jimmy Carter e o cineasta Oliver Stone .

Saudações Petistas !

J. Carlos disse...

Pois é Zé,
A falta de escrúpulo desta mídia e seus asseclas teleguiados não limite, mas como eles mesmos costumam dizer: Desta vez eles vão tomar aonde o sol não bate.

Anselmo disse...

Infelizmente este trabalhadores são paus mandados dos patrões, fazem uma manifestação e pagam mico. Forte concorrente do mico do ano na midia.

Reg disse...

Certa ou errada esta lei, é a lei.

Estas passeatas na praia de Copacabana estão desacreditadas porquanto todo dia tem uma e em geral com motivação política, o que faz o povo afastar-se de saco cheio. Evidentemente com exceções e com todo o respeito àquelas legítimas sem motivação política.
Esta dos humoristas certamente será explorada e divulgada pelo PIG.
Como rir do Marcelo Madureira que num país próximo da sede da Copa2010, tendo logo atrás de sua imagem crianças deste país rindo e dando até logo inocentemente, sem saber que ele estava debochando do País delas? No maior desrespeito com o País e crianças, local em que ele visitava.
Cena patética.
Outra cena patética e esta foi do CQC, cujo comediante/jornalista, foi a uma prefeitura e que parece ser do DEM, mas que nem importa o partido, saber de uma denúncia JUSTA de um colégio próximo de um barranco. Nesta reportagem, o comediante/jornalista, TODO PODEROSO quis entrar na prefeitura sem se anunciar, sem ser autorizado e foi barrado CORRETAMENTE pelos seguranças e por causa disto o comediante/jornalista peitou-os e saiu dizendo que a prefeitura era um órgão público e que ele poderia entrar.
Como assim? Sem se identificar? Ou só porque, num ataque de estrelismo e por estar sua equipe munida de uma câmera poderia desrespeitar o local dos representantes do povo?
Gostaria muito que este comediante/jornalista, macho para cacete diante de câmeras, adentrasse o STF como ele fez na prefeitura, para pedir explicações ao Ministro Gilmar Mendes sobre os dois HC ao Daniel Dantas.
Lá também é público ou quem tem, tem medo?
Fica parecendo que jornalistas são TODO PODEROSOS, mais até o TCU, MPF avisam da sua ida a um local público ou pedem autorização judicial, como a PF, para investigações em locais públicos ou privados.
São metidos a inteligentes, esperrrrtos, pensam que fazem a cabeça do povo brasileiro.
Aplicação da lei do FHC neles para saberem que tudo que dá em chico, também dá em Francisco ou zechirico, se preferirem.

Explicação: estrelismo não é o das estrelas, mas aquela figura de linguagem “muderna” que aflora nos empregados que costumam andar ao lado dos patrões e para não perderem seus empregos, seus salários, seus status, desqualificam os outros para agradar seus patrões.
Até levarem um pé na bunda.
A gente morre e não vê tudo.

MARCO disse...

O Burasil é mesmo diferente aqui terrorista não usa explosivo usa humor.

Edson Bueno de Camargo disse...

Esta eleição está ficando muito divertida.

Ines Ferreira disse...

É bom esclarecer que são os "HUMORISTAS" que protestaram o pessoal do Casseta, que não disfarçam sua parcialidade, criticam o PSDB de maneira "light" agora contra o pessoal do PT eles são IMPLACÁVEIS. Não bastassem eles trabalharem na Globo e terem uma coluna o Globo com o nome de Agameron Pereira. Esses caras são tão sem graça, que só se sustentam porque estão numa emissora poderosa como a Globo, do contrário, não teriam audiência nenhuma. O próprio Chico Anísio já andou falando mal deles, de que eles não se misturam, são uma confraria, que só se relacionam entre si, não são muito bem quistos nos bastidores da plantinada. Se acham muito inteligentes e intelectuais, para se relacionar com a gentalha. Depois tem aqueles dos CQC, tendo o Marcelo Tás como líder. Esta cara é tão tucano, que foi o mestre-de-cerimônia de um congresso tucano da juventude. Que imparcialidade tem este cara para exigir alguma coisa. Cambada de pulhas!

Reg disse...

Pode não ser a melhor, mas é a lei.
Estas passeatas na praia de Copacabana estão desacreditadas porquanto todo dia tem uma e em geral com motivação política, o que faz o povo afastar-se de saco cheio. Evidentemente com exceções e com todo o respeito àquelas legítimas sem motivação política.
Esta dos humoristas certamente política será explorada e seu vídeo divulgado pelo PIG.
Como rir do Marcelo Madureira que num país próximo da sede da Copa2010, tendo logo atrás de sua imagem crianças deste país rindo e dando até logo inocentemente, sem saber que ele estava debochando do País delas? No maior desrespeito com o País e crianças.
Cena patética.
Outra cena patética e esta foi do CQC, cujo comediante/jornalista, foi a uma prefeitura e que parece ser do DEM,mas que nem importa o partido, saber de uma denúncia JUSTA de um colégio próximo de um barranco. Nesta reportagem, o comediante/jornalista, TODO PODEROSO quis entrar na prefeitura sem se anunciar, sem ser autorizado e foi barrado CORRETAMENTE pelos seguranças e por causa disto o comediante/jornalista peitou-os e saiu dizendo que a prefeitura era um órgão público e que ele poderia entrar.
Como assim? Sem se identificar? Ou só porque, num ataque de estrelismo e por estar sua equipe munida de uma câmera poderia desrespeitar o local dos representantes do povo?
Gostaria muito que este comediante/jornalista, macho para cacete diante de câmeras, adentrasse o STF como ele fez na prefeitura, para pedir explicações ao Ministro Gilmar Mendes sobre os dois HC ao Daniel Dantas.
Lá também é público ou quem tem, tem medo?
Fica parecendo que jornalistas são TODO PODEROSOS, mais até que o TCU, MPF, que avisam da sua ida a locais públicos ou pedem autorização judicial, como a PF, para investigações em locais públicos ou privados.
São metidos a inteligentes, esperrrrtos, pensam que fazem a cabeça do povo brasileiro.
Aplicação da lei do FHC neles para saberem que tudo que dá em chico, também dá em Francisco ou zechirico, se preferirem.

Explicação: estrelismo não é o das estrelas, mas aquela figura de linguagem “muderna” que aflora nos empregados que costumam andar ao lado dos patrões e para não perderem seus empregos, seus salários, seus status, desqualificam os outros para agradar seus patrões.
Até levarem um pé na bunda.
A gente morre e não vê

Hugo Lapa disse...

Olha, estou impressionado com a qualidade do material exposto aqui neste blog. Quero parabenizar e agradecer o(a) blogueiro(a)autora desses artigos maravilhosos. Finalmente temos a liberdade de expressar nossas opiniões livremente sem o monopólio midiático das grande empresas brasileiras, que nada tem de apartidárias e usam seus veículos como manobra de massas e manipulação eleitorais.
Parabéns!!!! Ainda bem que temos você conosco.

Pedro de Araújo Lima disse...

É...
quem ri por último é retardado :)

Julio disse...

Esses humoristas são patéticos! O CQC é um antro de tucanos. O Tass é um cretino que sempre levou o seu da direita. O tal Marcelo Madureira do Casseta é um boçal que vive a lamentar o governo petista. Tudo bem que humor a favor é flórida,mas fazer o que esses imbecis fazem, é duvidar da inteligência do povão. A passeata dos manés, parecia o movimento "Cansei" meia dúzia de gatos pingados a gritar contra uma lei de quase 15 anos.

Teresinha Carpes Tarso e Dilma!!! disse...

EXTRA...EXTRA!!!DEPUTADO DO PSDB,ATIRA CADÁVER DA COMPRA DOS VOTOS DA CAMPANHA DO SERRASSUGA,NO COLO DO PT!!Não sei porque eu aindo me admiro!È costume deles(tucanalhas)se defenderem acusando!Foi assim,na morte do Prefeito celso Daniel,a polícia afirmou q não foi crime de mando,ou político,e sim assalto,para roubar o carro do Prefeito celso!Aí então êles trataram de dar sumiço nos assassinos,um morreu quando ia fugir num helicóptero!Quem será q propiciou aquele helicóptero???Os prêsos tinham q afirmar que foi alguém do PT,que mandou o querido prefeito,q era admirado e amado por TODOS OS PETISTAS!!Agora foi o flagrante q a polícia federal e o MP,deu na empresa,que comprava votos,mostrando vídeos desabonadores da nossa querida Dilma Roussef,e colocavam para o pessoal,vídeos que mostrava um Serra(vampirão)ético,maravilhoso,e logo após as exibições por mais de 1 hora o povo ainda ganhava um caixa de bombons!!!O deputado Cláudio Diás(PSDB)que é Presidente do PSDB,disse q foi uma "Montagem"do PT,imaginem!!Será que a gauchada q ganharam bombons,q viram vídeos,que ridicularizaram a nosa Dilma,iriam montar esta sugeira????

Anônimo disse...

Caros Amigos,

Com a devida licença quero destoar do assunto para dizer que o Blog do Sidney Rezende acaba de publicar: "Joaquim Roriz é condenado no DF por dispensa ilegal de licitação".

O ex-governador do Distrito Federal e atual candidato Joaquim Roriz (PSC) foi condenado pela Justiça Federal a devolver R$ 7,1 aos cofres públicos. A sentença se refere a acusação de superfaturamento na compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros do DF em 2002, na época em que exercia o cargo.

Em sua alegação, o o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal, considerou que houve desrespeito aos princípios de impessoalidade, probidade, moralidade, isonomia e legalidade, pois o processo de compra (negócio que totalizou R$ 570 milhões) foi feito com dispensa ilegal de licitação, direcionamento e superfaturamento e sem prestação de contas. A ação tinha sido proposta em 2004 pelo ex-deputado distrital Chico Vigilante, se baseando em um relatório da Controladoria-Geral da União que indicava as irregularidades.

Joaquim Roriz sempre negou todas as acusações. Sua assessoria de imprensa informou que ele vai recorrer da decisão. Postulante ao governo do Distrito Federal, ele cumpriu agenda de campanha normalmente neste fim de semana.

Dilma estou contigo disse...

Um "humoristas" de um canal de televisão há alguns meses atrás tiveram a petulância de invadir o comício da Dilma e ficar de gracinha com a militância Quase levaram um pau. O cara ficou amarelo de medo. Ainda bem que a Dilma segurou a barra.

Suzie disse...

Não assisto programas humorísticos.
Nada contra o bom humor...adoro viver bem humorada.
Não gosto de deboche.
Aqueles quadros de pegadinhas(que virou modinha)...nem pensar.
Acredito que seja de mau gosto.
Quem estava comandando esta passeata, era o representante/palestrante do Instituto Millenium:o "engraçadinho", ex "esquerda" do casseta&planeta.
Não me enganam.
É o "novo" movimento, dos cansadinhos.

IV Avatar disse...

Só assim ficamos livres do serrista Marcelo Tas/CQC fazendo campanha prá Serra,
O problema é que os tais programas a titulo de estarem fazendo humor faziam campanha para seu candidato
Na última campanha isso ficou bem claro quand o CQC do serrista Marcelo Tassa atacava Marta e até Alckmin e poupava Kassab porque este era o candidato de Serra
Sou totalmente a fovor desta proibição, um situação provocada pelos tais humoristas ao fazerem campanha para eleitoral, o que é proibido por lei, não pode mesmo

VERA disse...

É tudo armação da Goebbels na tentativa de colar no PT a pecha de ser contra a liberdade de expressão. O povo precisa saber quem criou a lei e por quais motivos. De qualquer forma, acho que é mais um tiro no pé dessa mídia golpista, nazi-racista, vagabunda, vira-latas etc.

Reg disse...

Se dizem tão inteligentes, tão esperrrtos que confessaram por burrice mesmo, hoje no PIG e por meio da expressão "quero apanhar da polícia", que a passeata tinha tão-somente motivação política.
Para tentar, quiçá, tirar votos de Sérgio Cabral acusando-o de ter uma polícia truculenta (como a dos tucanos) e de ser adepto da censura e blá, blá, blá.
Todavia, Sérgio Cabral e Beltrame são iluminados e nada disto ocorreu.
Se tivesse, hoje estariam estampadas as manchetes do PIG, no JN dos Simpsons "a violência perpetrada" contra os que ali estavam "lutando" contra a censura do governo Lula.
Ô burrinhos a lei é do patrão de vocês, o FHC.
Panacas.
Toda semana tem passeata na praia de Copacabana e o carioca convive bem com elas nos seus momentos de lazer.
O problema é que a maioria tem motivação política e enfraquece as legítimas que merecem todo o nosso respeito.

Gustao disse...

Trata-se da velha turminha do CANSEI com a nova roupa do MILLENIUM. É o CANSEI MILLENIUM RISONHO.

Andre disse...

Por que não foram protestam na porta do FHC, essa lei foi criada no governo dele.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração