Pages

domingo, 22 de agosto de 2010

A politização didática na propaganda da Dilma



O programa de sábado na TV, de Dilma Rousseff (PT), foi mais do que uma produção bem cuidada, dessa vez imperou a racionalidade, a argumentação, a politização.

O programa se esmerou em mostrar com um didatismo simples e direto, para quê serve uma candidatura a presidente da República na vida das pessoas.

Mostrou a causa e efeito das políticas públicas feitas no governo Lula, para melhorar a vida dos brasileiros, e os compromissos da candidatura de Dilma para os próximos 4 anos.

O programa falou de economia, sem falar "economês".

Falou de como políticas governamentais podem gerar empregos, trabalho e renda. Foi quase uma aula de boa intervenção estatal na economia, através de um bom governo, contrapondo ao neoliberalismo, sem citar a palavra.

Falou de teorias administrativas, como espiral positiva, mostrando como distribuição de renda aquece o mercado interno, que provoca o crescimento econômico, que gera emprego e renda, que realimenta o mercado interno...

Mostrou o ciclo da economia, como um cidadão incluído socialmente ingressa na sociedade de consumo, como uma economia de subsistência vira pequeno produtor, que alimenta o consumo no pequeno comerciante, que aumenta as vendas do atacadista, que encomenda mais nas fábricas e que, tudo isso, gera mais empregos e renda, realimentando o consumo.

Mostrou como a integração de programas sociais funcionam de forma articulada e fazem parte de uma grande política macroeconômica de desenvolvimento econômico e humano.

Mostrou a dimensão e importância do PAC na infra-estrutura nacional e urbana, na moradia, na urbanização de favelas.

Mostrou números sem ficar maçante, porque ficou diluído no vídeo em meio a depoimentos e arte com computação gráfica.

Mas a propaganda conseguiu o milagre de encaixar todos esses números, sem ficar chato:

- 31 milhões de brasileiros subindo para a classe média
- 24 milhões saíram da linha da pobreza
- 14 milhões conquistaram emprego
- 12,5 milhões de famílias beneficiadas com o Bolsa-família
- 12 milhões de brasileiros beneficiados com o Luz para todos
- 704 mil bolsas universitárias no ProUni
- 214 novas escolas técnicas até o fim do ano

Mostrou que o PAC 2, já planejado para 2011 em diante, fortalece a infra-estrutura social na moradia, saúde, educação, segurança, como um programa de governo:

- construção de 6.000 creches e pré-escolas;
- 500 UPA's (ambulatórios de saúde 24 horas);
- levar as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) para comunidades de todo o Brasil;
- ampliar o controle das fronteiras;
- criar escolas técnicas em cidades com mais de 50 mil habitantes;
- construir mais 2 milhões de moradias populares;

Tudo entrecortado com depoimentos de populares, com a própria Dilma e com o presidente Lula falando diretamente ao eleitor, apostando na politização do povo para cuidar da nossa nação, como um projeto nacional que é de todos nós.

Ainda conseguiu encaixar a valorização do papel da mulher, mostrando os altos cargos ocupados por Dilma, a maioria deles como pioneira, abrindo portas para engrandecer o papel da mulher na sociedade.

Fechou com chave de ouro, ao colocar as pessoas como centro das atenções do governo, acima dos números.

Estes programas de TV da Dilma não estão sendo programas eleitorais. São programas verdadeiramente políticos, com "P" maiúsculo.

11 Comentários:

Ricardo disse...

Esse estilo começou com Lula, e foi um dos motivos de ter sido eleito para seu primeiro mandato.
A equipe de Lula e de Dilma conseguem esse milagre: transformar horário eleitoral em algo que dá prazer assistir, até emociona!

Enéas Maffei disse...

Para mim que sou já , - um "sexagenário" [caramba, não me conformo, rsrs , - como o tempo passa ! ]

- É BOM DEMAIS PRÁ SER VERDADE ,

- tudo o que estamos vendo e ouvindo !

Abraço a todos e parabéns !

Virgílio disse...

Maravilha de programa! Já tinha assistido na TV e agora revi com mais calma. Tecnicamente impecável. E o conteúdo... verdadeiro! Olhe que junção fantástica. Estes programas de Dilma estão conseguindo superar todas as melhores expectativas que poderia ter em relação a eles. Enquanto isto a cizânia grassa no campo serrista. Vi agora a notícia de que os tucanos entraram com uma representação contra o uso da imagem de Lula pela campanha do PT em Santa Catarina. Que tal? É simplesmente ridículo! Será que o Serra vai ouvir o Jefferson e retirar Lula do seu programa? O importante é ter a consciência de que ainda falta uma boa caminhada até o dia 3 de outubro e temos que estar atentos aos factóides que serão criados certamente. Mas que ver um programa deste lava a nossa alma, lava!!!

Virgílio disse...

Maravilha de programa! Já tinha assistido na TV e agora revi com mais calma. Tecnicamente impecável. E o conteúdo... verdadeiro! Olhe que junção fantástica. Estes programas de Dilma estão conseguindo superar todas as melhores expectativas que poderia ter em relação a eles. Enquanto isto a cizânia grassa no campo serrista. Vi agora a notícia de que os tucanos entraram com uma representação contra o uso da imagem de Lula pela campanha do PT em Santa Catarina. Que tal? É simplesmente ridículo! Será que o Serra vai ouvir o Jefferson e retirar Lula do seu programa? O importante é ter a consciência de que ainda falta uma boa caminhada até o dia 3 de outubro e temos que estar atentos aos factóides que serão criados certamente. Mas que ver um programa deste lava a nossa alma, lava!!!

Luciano disse...

Seria prudente, sempre que possível, mencionar nos próximos programas a exigência dos dois documentos para votar. De preferência , dar mais ênfase sôbre esse assunto de grande importância, para esclarecer melhor os eleitores menos avisados. É com isso que a turma do Serra tá contando. Que a Dilma perca votos por falta desses documentos na hor de votar e irem pra um eventual segundo turno.

José Carlos de Oliveira disse...

É exatamente isto que o Povo entende: Programs e Teses. Chega de achar que o povão é constituído de andróides; são pessoas que lutam pela vida e aprendem a discernir. Já erraram no passado e aprenderam, pronto. Chega de achar que programa eleitoral tem que ser "tatibitati". As pessoas entendem a linguagem das pessoas que não usam termos empoados e estrangeiros.
Estes, as pesquisas estão mostrando, estão no passsado. E insistem na lógica burra da baixaria.
Contruíram algum petroleiro? Não; isto o Povo entende. Contsruíram alguma refinaria de petróleo? Não; isto o Povo entende. Geraram emprego? Não; isto o Povo entende.
Só resta então o discurso, ou melhor, a fofoca venenosa. Isto também o Povo entende. Tanto que desde no mais humilde cidadão até no mais letrado, desde que bem intencionados e patriotas, se expurgou aquele complexo de ignorante e parra existir a consciência política, que reduziu as "complexidades" dos discursos empolados e chatos a uma verdade simples: Gerar riqueza parte da inclusão social, pronto. O resto é burrice mesmo. E vamo que vamo. Dilma na Frente, Dilma Presidente.

Morais disse...

O programa dispensa comentários, foi feito com muita capacidade, visando mostrar ao povo o que se passou no goveno LULA/Dilma e que é ela a única capaz de dar continuidade justamente porque fez parte de tudo isto que aí está.
Parabéns ao PT e sua equipe e bye bye Serra, pode encomendar o caixão pois o enterro tem data é 3 de outrubro de 2010.

Fátima disse...

É muito importante explicar aos eleitores que nessa eleição temos que escolher 2 SENADORES. Importante também frisar nos programas que terão que levar além do título eleitoral,a carteira de identidade.

javert disse...

Só falta uma coisa no programa: Dar um close no rosto da Dilma e ela dizer para o Brasil cristão EU SOU CONTRA O ABÔRTO, nada mais e pronto!!!

lilana lima disse...

Fantástico, emocionante. não vi na TV porque não vejo horário eleitoral, mas segui a sugestão de vocês e vi aqui no blog. Maravilhoso, eficiente e muito, muito bonito e verdadeiro.
VIVA O BRASIL DE TODOS NÓS.!

NA ESCUTA disse...

PARABENS!!!!!!!!!!!!
FIZERAM UM PROGRAMA M A R A V I L H O S O, SEM CITAR O NOME DA OPOSIÇÃO. É ASSIM MESMO QUE DEVE SEGUIR, SO LEMBRAR DE COISAS QUE VALEM A PENA. SO VAMOS LEMBRAR TAMBEM QUE DEVEMOS CONTUNUAR ESTIMULANDO AS PESSOAS A SEREM PATRIOTAS E AUMENTARMOS MAIS AINDA A NOSSA AUTO ESTIMA. PARABENS.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração