Pages

terça-feira, 20 de julho de 2010

Presos nas ruas. Incompetência tucana

Por causa da superlotação nas prisões, muitos detentos podem acabar sendo soltos antes do tempo em São Paulo.A situação absurda está prestes a se tornar realidade em Franco da Rocha.Duas penitenciárias da cidade mantêm cerca de 600 presos que teriam direito a progredir para o regime semiaberto.

Eles deveriam ser transferidos para outros centros prisionais, destinados a esse tipo de condenado --que pode trabalhar fora da cadeia durante o dia e retornar às celas durante a noite.Mas faltam vagas nessas prisões, e a Justiça pode determinar que os detentos aguardem por sua criação em suas próprias casas.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Jundiaí, Jefferson Torelli, explica: "A lei prevê que o detento não deve cumprir uma pena mais rígida do que deveria. Se ele tem direito ao regime semiaberto, não pode ficar no fechado".

Como o governo do Estado não conseguiu criar a quantidade necessária de vagas no sistema prisional, a "solução" será mandá-los de volta para casa --o que também não é o certo.

O problema da superlotação no sistema carcerário é resultado de décadas de falta de investimento e de descaso das autoridades. E, diga-se, São Paulo nem está entre os Estados mais afetados pelo problema.Mas nada disso é desculpa para os péssimos resultados ainda apresentados nesse setor.É preciso aumentar os investimentos para que o Estado cumpra uma de suas funções básicas, que é garantir segurança para os cidadãos. E não soltar preso antes da hora.

1 Comentários:

Hélio Jacinto disse...

Não se pode esquecer,que depois do episódio do Carandiru onde morreram 111 presos, num Governo comandado por Luis Antonio Freury, aliado dos Tucanos, Mário Covas e Alckmim, mandaram derrubar o maior presidio da America Latina, com o objetivo de apagar da memoria popular, um dos maiores crimes praticados contra presos no Brasil.
Com esta derrubada irresponsável os Presos que articulavam o PCC com objetivo de se protegerem contra ações deste tipo, foram transferidos pra diversas cadeias, o que permitiu a organização do PCC em todos Presidios Paulistas.
Com a Organização os lideres perceberam que poderiam comandar ações mesmo estando dentro das prisões.
Os lideres do PCC, ainda foram blindados com a Transferência de Presos do Comando Vermelho pra SP e de Lideres como Geleião e Marcola pro Rio, criando um intercambio entre as Facções.
Se não bastasse isto o Governo do PSDB, ainda colocou Mafiosos Italianos junto com a Cupula do PCC, aumentando a capacidade de organização do Grupo, que receberam um aprendizado internacional de organização, que foi completado com a presença dos Sequestradores de Abilio Dinis.
Os Chilenos, que participaram da Frente Pátriotica Manuel Rodriques, completaram o aprendizado dos lideres do PCC.
O PSDB e seu candidato a Presidente, não podem fugir as suas responsábilidades na formação do PCC.
Também não podem fugir do caos que se transformou o sistema carcerário Paulista.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração