Umas das mais fortes bandeiras de Serra em sua campanha, o trecho Sul do Rodoanel, é também fonte de muitas polêmicas. Inaugurado com dois anos de atraso, às vésperas da desincompatibilização de Serra do governo paulista para concorrer à Presidência, foi em boa parte financiado pelo governo federal segundo dados do próprio governo do estado. A obra enfrentou o protesto de ambientalistas devido ao seu impacto e causou, inclusive, um acidente com três vigas de 85 toneladas que despencaram de um viaduto sobre a rodovia Régis Bittencourt, atingindo três veículos e ferindo três pessoas. Mas a verdade é que nem tudo são flores no histórico do reinado tucano.
A expectativa do governo, divulgada à época, era de uma redução de 43% no movimento de caminhões na marginal Pinheiros e de 37% na avenida dos Bandeirantes, duas das principais vias na capital. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dão conta de que, um mês depois da inauguração do novo trecho no Rodoanel, esse volume tinha sido inferior na marginal Pinheiros (queda de 28,4%) e levemente superior na Bandeirantes (baixou 45,2%). Especialistas avaliam que o tráfego aliviado pela carga pesada voltará a ser ocupado pela frota de carros em no máximo quatro anos. “Qualquer espaço novo que é oferecido é rapidamente ocupado”, explica Adriano Branco, ex-secretário de Transporte do Estado.
E o problema só tende a piorar caso o resultado de uma pesquisa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) se concretize. O levantamento, feito com cerca de cem empresas do setor, mostrou que 56% delas vão utilizar rotas alternativas ao rodoanel quando for iniciada a cobrança de pedágio no trecho, prevista para 2011. A cobrança, somada ao maior percurso que os motoristas precisam percorrer em comparação a outras rodovias como a dos Bandeirantes, poderá fazer com que os caminhões parem de utilizar o novo complexo viário.
Outro resultado questionado entre os feitos do governo Serra é o da ampliação da Marginal Tietê, que recebe o trânsito de entrada e saída de São Paulo por diversas rodovias. O alargamento da via, para os especialistas em transporte, pouco aliviaria o tráfego na região. “A marginal Pinheiros (continuação da Tietê) não tem como ser alargada. Logo você cria um afunilamento. Por isso está voltando a ter congestionamento na marginal Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes”, analisa Horácio Figueira, consultor em mobilidade urbana e engenharia de trânsito.
Parte da solução para os problemas de tráfego no estado, na opinião dos entrevistados, estaria em outro forte coringa de Serra, as obras no metrô. “É fundamental a expansão”, defende Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP). O site da Secretaria de Transportes estipulava como metas para o programa Expansão SP uma ampliação do transporte sobre trilhos, entre 2007 e 2010, de 61,3 km para 240km com o transporte de superfície, o chamado metrô leve que usa a estrutura dos trens metropolitanos.
Paternidade em xeque
Apesar de Serra ter colocado em discussão a Lei Cidade Limpa enquanto ainda ocupava a prefeitura de São Paulo, foi quando o candidato deixou o cargo para concorrer ao estado que a norma se viabilizou. A matéria foi evocada em discurso do tucano para empresários em Goiânia, mas não é de Serra, é de autoria de seu vice e sucessor, Gilberto Kassab (DEM), que enviou à Câmara o Projeto de Lei nº 379/06. Aprovada em setembro de 2006, a lei entrou em vigor em janeiro de 2007, apagando do cenário paulistano a poluição visual, com a proibição de outdoors e a normatização do tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais.
O número
17 de agosto
data de início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Balanço
Trecho Sul do Rodoanel
Principal bandeira tucana nessas eleições, a obra foi entregue com dois anos de atraso, dias antes da desincompatibilização de Serra. A conta de R$ 5 bilhões foi rachada com o governo federal, que pagou por um terço da construção. Em um primeiro momento, houve a queda na circulação de caminhões no centro expandido da cidade, mas a implantação do pedágio (prevista para 2011) e o aumento na frota de carros podem anular esse efeito.A construção do Rodoanel apresentou problemas, como o desabamento de três vigas na Régis Bittencourt
Metrô
O programa Expansão SP previa, entre 2007 e 2010 ampliar o transporte sobre trilhos de 61,3 km para 240km com o transporte de superfície (metrô leve), na Baixada Santista e na ligação com os aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
Alargamento da Marginal Tietê
A ampliação custou R$ 1,3 bilhão. Uma das mais importantes vias da capital paulista, a Tietê recebe o tráfego de entrada e saída em São Paulo com origem em diferentes rodovias. Ganhou novas pistas para aumentar a fluidez do trânsito local. Especialistas, no entanto, apontam que esse novo espaço será novamente ocupado em um prazo de no máximo 4 anos.
Lei Cidade Limpa
Apesar de Serra ter utilizado a lei como exemplo de feitos em seu mandato na prefeitura de São Paulo, a norma é resultado de projeto de autoria de Gilberto Kassab (DEM), vice-prefeito do candidato que assumiu o Executivo municipal para que ele concorresse ao governo do estado.
“O ótimo é inimigo do bom”
Para o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, a avaliação de que as obras feitas no governo Serra são ineficientes ou insuficientes não passa de intriga da oposição. “É aquela história, melhorou, mas vai piorar. O ótimo é inimigo do bom”, disse.Correio Braziliense
9 Comentários:
O PT tem que abrir os olhos, por que se não vai tomar um golpe e perder a eleição praticamente ganha, olhem isto http://www.imil.org.br/blog/o-pt-e-o-po/
Eu quero mais é que SP exploda.
Quem são mesmos os eleitores, simpatizantes, seguidores, dos Demo-Tucanos ou PSDB-DEM ou PIG(Partido da Imprensa Golpista)??? Eu sempre soube que os ricos, as elites, a classe média alta, classes “A” e “B”, não gostam de pobres, tem horror a pobres, tanto é verdade que os ricos têm raiva, do governo Lula e dos pobres só porque os pobres no governo Lula pode comprar televisão nova, aparelho de DVD, geladeira nova, máquina de lavar roupas, computador, carro,… é a nova classe média brasileira e os ricos tem raiva porque os pobres também podem comprar o que os ricos compram. Os ricos não gostam de pobres, tem nojo de pobres, mas gostam do dinheiro dos pobres, porque o dinheiro dos pobres já enriqueceu muitos ricos, o dinheiro dos pobres já fez muitos milionários, grandes empresários, em todo o Brasil!!! O dinheiro dos pobres é adorado pelos comerciantes, vendedores, empresários,… e estão melhorando de vida graças ao presidente Lula, ao governo Lula que governa para todos os brasileiros, governo de todos, e não só para os ricos! Dá-lhe Dilma 2010!!!
Quem são mesmos os eleitores, simpatizantes, seguidores, dos Demo-Tucanos ou PSDB-DEM ou PIG(Partido da Imprensa Golpista)??? Eu sempre soube que os ricos, as elites, a classe média alta, classes “A” e “B”, não gostam de pobres, tem horror a pobres, tanto é verdade que os ricos têm raiva, do governo Lula e dos pobres só porque os pobres no governo Lula pode comprar televisão nova, aparelho de DVD, geladeira nova, máquina de lavar roupas, computador, carro,… é a nova classe média brasileira e os ricos tem raiva porque os pobres também podem comprar o que os ricos compram. Os ricos não gostam de pobres, tem nojo de pobres, mas gostam do dinheiro dos pobres, porque o dinheiro dos pobres já enriqueceu muitos ricos, o dinheiro dos pobres já fez muitos milionários, grandes empresários, em todo o Brasil!!! O dinheiro dos pobres é adorado pelos comerciantes, vendedores, empresários,… e estão melhorando de vida graças ao presidente Lula, ao governo Lula que governa para todos os brasileiros, governo de todos, e não só para os ricos! Dá-lhe Dilma 2010!!!
Quem são mesmos os eleitores, simpatizantes, seguidores, dos Demo-Tucanos ou PSDB-DEM ou PIG(Partido da Imprensa Golpista)???
Quem são mesmos os eleitores, simpatizantes, seguidores, dos Demo-Tucanos ou PSDB-DEM ou PIG(Partido da Imprensa Golpista)??? Será os 10% dos mais ricos, as elites, a classe média alta, as classes "A" e "B" do Brasil que concentram 46% de toda a riqueza ou 46% do PIB do Brasil só para os ricos???
Os números (chegamos a vergonhosa marca de 3.000.000.000,00)do pedagiômetro de hoje, 26/07/2010 merecem um post especial... :D
Na Era FHC(Fernando Henrique Cardoso) do governo tucano do PSDB: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news00_29.htm A desigualdade social estava igual aos países da África. Dados de 2000 da Era FHC do PSDB. 29 de fevereiro 2000
Distribuição de renda no Brasil, uma das piores do mundo
A distribuição de renda no Brasil é uma das mais perversas do mundo, de acordo com o relatório de indicadores educacionais da Unesco/OCDE. 0s 10% mais ricos possuem praticamente a metade da riqueza nacional (47,9%), enquanto os 10% mais pobres concentram apenas 0,8% da renda produzida no País.
Os dados, calculados pelo Banco Mundial e publicados no relatório denominado World Development Indicators, do ano passado, mostram que a educação é um dos principais instrumentos para diminuir as disparidades de renda dentro dos países.
Entre os 37 países para os quais existem dados que permitem a comparabilidade, a distribuição de renda do Brasil só se assemelha à do Paraguai, onde os 10% mais ricos se apropriam de 46,6% da riqueza nacional e os 10% mais pobres ficam com 0,6%. No Zimbabwe, os 10% mais ricos ficam com 46,9% do total da renda produzida, enquanto os 10% mais pobres detêm 1,8%.
De acordo com o relatório, embora existam disparidades de renda em todos os países, elas são muito mais acentuadas em alguns países do que em outros. Os Índices Gini referentes a todos os países do programa WEI são bem mais altos que a média da OCDE.
“Na realidade, os Índices Gini relativos ao Brasil, ao Paraguai e ao Zimbabwe estão entre os mais altos do mundo. Grande parte da desigualdade nesses países está relacionada com a diferença existente entre os 10% do topo da população e o resto. Na OCDE, menos de um quarto da renda nacional ou do consumo concentra-se, em média, em famílias nos 10% do topo, enquanto quase metade da renda nacional ou do consumo concentra-se em famílias nos 10% do topo no Brasil, Paraguai e Zimbabwe”, atesta o relatório.
Consegui! Finalmente consegui um adesivo da Dilma! Foi como se ganhasse um troféu! Foi assim, passou um carro na minha frente perto da Rodoviária do RJ com os adesivos do Carlos Santana do PT e da nossa Dilma. Não titubiei, acelerei e emparelhei o meu carro ao do motorista que quase se assustou. Com um sorriso perguntei se tinha um adesivo da Dilma ele prontamente disse que tinha um. Atrás da gente uma porção de gente buzinando, encostei para não atrapalhar o trânsito. Agradeci pelos adesivos e meu carro já está desfilando nas ruas do RJ com aquele adesivo muito bonito da Dilma presidente. Com muito orgulho. Agora estou com um probleminha vou ter que arranjar mais adesivos, o que tem de gente me perguntando pelo caminho se eu tenho adesivos...
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração