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terça-feira, 22 de junho de 2010

A vez do computador:Consumidor das classes C e D responderá por 87,5% das vendas de PCs em 2010

A presença maior das classes C e D no mercado de consumo brasileiro já é uma realidade. Depois de passar a comprar, há alguns anos, alimentos antes proibitivos, começaram também a consumir mais roupas e bens duráveis. Chegou a vez dos computadores.

Se antes cada família dava prioridade a ter uma televisão em casa - ainda que itens que pareceriam mais importantes, como uma geladeira, ficassem de lado - hoje o computador tomou esse lugar. Ao contrário de famílias mais abastadas, onde cada membro pode ter seu próprio PC, nesses casos o computador é de uso familiar. Assim, as compras costumam ser feitas por todos os membros da casa, e o equipamento também é equipado para atender aos usos diferentes que cada um deles lhe dará.

Pode-se dizer que, em 2010, de cada 10 PCs vendidos no Brasil, 9 foram ou serão adquiridos pelas classes emergentes. Membros da classe D, cuja renda familiar varia de uma três salários mínimos, serão responsáveis por 30% das vendas. Os da classe C, cuja renda da família vai de três a dez salários mínimos, ficarão com 57,5% do mercado.

Há outros itens que também estão entrando na cestinha de compra desses consumidores. Em especial, câmeras fotográficas e telefones celulares. Mas engana-se quem acha que os membros das classes C e D interessam-se por produtos básicos. Como no caso dos computadores, querem equipamentos com o que se chama de funcionalidades. No caso das câmeras, que identifiquem sorrisos e ba-tam a foto no momento, ou que tenham alta resolução. No caso dos celulares, smartphones . Como diz o diretor de serviços a clientes e novos negócios da empresa de pesquisa de mercado GfK, Antonio Perrella, "não importa o valor final da compra. Para essas pessoas, a parcela (da venda a prazo) tem que caber no bolso".

De olho no forte desejo de aquisição dos consumidores emergentes, empresas lançam produtos específicos, que atendam às suas demandas

Um objeto de desejo que finalmente está ao alcance das mãos. Ou melhor, do bolso. Este é o cenário previsto para os próximos meses, quando o assunto é compra de computadores pelas classes C e D, segundo pesquisa do instituto Data Popular, que mediu a intenção de compra dessas pessoas.

Os consumidores da classe D (cuja renda familiar varia de um a três salários mínimos) devem responder por 30% dos computadores comprados no país até o final de 2010, de acordo com o estudo, realizado pela primeira vez entre janeiro e março com 3 mil famílias. Já a classe C (com renda entre três e 10 salários mínimos) deverá ser responsável por 57,5%. "Nos últimos três anos, as classes C, D e E vêm ganhando 10 pontos de participação no total de computadores vendidos ao ano", diz o sócio-diretor do Data Popular, Renato Meirelles. Aliada a isso, está a previsão da consultoria IDC de que o mercado brasileiro crescerá 20% em 2010, chegando a 13,2 milhões de PCs vendidos, após queda de 6,4% no ano passado.
Investimento

Na avaliação do especialista, o incremento na intenção de compra de computadores por essas classes sociais deve-se à confluência de três fatores: incentivos fiscais do governo, expansão do crédito, e o real aumento do poder de compra dos consumidores que estão na base da pirâmide. "Eles estão comprando mais de tudo, mas computadores, ainda mais", afirma.

O Data Popular indica que uma parcela da classe C começa a comprar o segundo computador. A classe D, por sua vez, quer adquirir o primeiro PC e enxerga o computador como uma ferramenta de evolução social e econômica. Para esses consumidores, a compra de um computador não é despesa, é investimento. "É a chance para mandar o currículo pela internet, ter acesso à educação, para mudar de vida", afirma Meirelles. Segundo ele, o primeiro sinal desse fenômeno foi o avanço de lan houses na periferia. "Esse pequeno negócio só proliferou porque existia uma demanda latente", diz o diretor do instituto especializado em pesquisas sobre classes C, D e E.

De acordo com a edição de 2009 da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pela primeira vez o acesso à internet a partir do domicílio superou o acesso feito de lan houses.
Preço X qualidade

Essa característica dita também o tipo de computador que tem a preferência de compra desses consumidores. De acordo com o Data Popular, os modelos mais baratos não são, necessariamente, os líderes de vendas. Compradores dessas classes preferem adquirir equipamentos com preços, em média, 20% superiores aos dos modelos mais acessíveis.


5 Comentários:

quincas disse...

Uma das grandes mentiras que existe no Brasil é esta história de cidadania política. Na verdade a maioria esmagadora dos brasileiros tem horror a política, principalmente a política partidária. Ontem o Serra ocupou todo o noticiário da TV, no horário nobre a iniciar pelo noticiário da TV Gazeta, depois Jornal da Band, Jornal Nacional (TV-Globo) e finalmente no roda viva da TV-Cultura e associadas. A certeza que tenho é que somente os viciados por política se deram ao trabalho de escutar o que os jornalistas e o Serra diziam.
Para dizer a verdade tudo gira em torno do mesmo assunto: Dossiê, vice do Serra, pesquisa eleitoral e nada, nada de debate sério em torno dos problemas que assolam o País. E os brasileiros estão certíssimos, não dá prá escutar o comentário do FERNANDO MITRE onde ele usa da sua função para tecer elogios ao candidato Serra e ao PSDB sem uma única palavra aos
outros concorrentes. É por isso que ninguém da bola, ninguém quer saber de política, porque se somos um país democrático era preciso que os meios de comunicação também fossem democráticos. É uma estupidez o esforço da mídia em favor do Serra porque hoje em dia todo mundo vê TV com o controle remoto na mão. Além do mais, se o povo brasileiro pensar como o
povo Colombiano, vai ser muito difícel para o Serra convencer que é o melhor candidado para dar continuidade aos projetos do Lula.

Salomão disse...

A IMPRENSA MARROM GOLPISTA BRASILEIRA, SONEGA A NOTÍCIA, APOIA O CANDIDATO DE DIREITA COMO SERRA E TENTA ATACAR DILMA E O PT. A RAIVA DA IMPRENSA MARROM CONTRA O PT(PARTIDO DOS TRABALHADORES) É PORQUE O PT É UM PARTIDO POPULAR, DE ESQUERDA, DE CUNHO SOCIALISTA, MODERADO, QUE CHEGOU AO PODER DE FORMA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO POPULAR DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO.

Salomão disse...

O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO PUBLICOU UM ARTIGO SOBRE A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS SOBRE ARRECADAÇÃO DE DÍZIMOS QUE ULTRAPASSA AS CIFRAS DE R$1,4 BILHÕES DE REAIS AO ANO PARA A IURD(IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS). SÓ A IGREJA DE GUARULHOS-SP FATURA ALGO EM TORNO DE R$200 MILHÕES DE REAIS AO ANO. QUEREM BARRAR O PROJETO DA TV RECORD DE SER O 1º LUGAR NA TELEVISÃO BRASILEIRA!

Salomão disse...

O JORNALISTA JOSIAS DE SOUZA DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, DO BLOG DO JOSIAS, É UM TUCANO DE MÃO CHEIA. MAS CUMPRE O QUE O PATRÃO MANDA, É UM CAPACHO, PAU MANDADO, APENAS, DO GRUPO FOLHA DE SÃO PAULO QUE APOIOU A DITABRANDA E SE BENEFICIOU DA DITABRANDA. O BLOG DO JOSIAS É TENDENCIOSO, PARCIAL, INDUZ A PESSOA AO ERRO, MANIPULADOR, MANIPULA AS PESSOAS AO ERRO. MAS QUEM TEM OPINIÃO FORMADA NÃO SE DEIXA ENGANAR PELO BLOG DO JOSIAS QUE É UM TUCANO PRÓ-SERRA E A FAVOR DE SERRA.

Morais disse...

Só no governo LULA o pobre tem vez e voz e tem também dinheiro para comprar e se alimentar.

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