Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Por que a Veja pode e a blogosfera indepentente não pode?

Há alguns milhares de blogs políticos que expressam sua opinião, pensamento e se posicionam a favor ou contra de uma ou de outra candidatura posta, fazendo conjecturas políticas. Mas, talvez, nenhum seja mais emblemático do que a coluna de Augusto Nunes, na revista Veja on-line.

Nove entre dez notas daquele colunista não tem conteúdo noticioso e informativo nenhum, são apenas expressão da opinião e do pensamento do autor CONTRA Dilma Rousseff.

Nove entre dez notas visam única e exclusivamente, desconstruir a imagem de Dilma Rousseff, com adjetivos depreciosos, com análises rasteiras, e amplificação de picuinhas, como se fossem grandes deficiências políticas.

Nove entre dez notas tem o propósito de convencer os leitores (e eleitores) de lá, que Dilma não tem qualidades, só tem defeitos, e que não serviria para ser Presidenta da República. Como exemplo, a nota abaixo é elaborada para convencer os leitores de lá que "Dilma Rousseff é uma impostura".


As outras notas seguem a mesma linha de depreciar a candidata com adjetivação negativa, bordões, estereótipos, ilações, sem compromisso com a objetividade, nem com a verdade factual.

Pelos critérios do Ministério Público Eleitoral, usados para perseguir nosso blog e outros colegas blogueiros, aquela coluna de Augusto Nunes teria que ser considerada propaganda eleitoral negativa contra a candidata.

Lá ainda tem o agravante de estar hospedado em um grande portal, da revista Veja on-line, com direito à 'box" e manchete na capa do portal, cujo espaço de propaganda tem um alto preço no mercado publicitário. Assim, como a Veja é uma revista de variedades, um leitor que a acesse com interesse em celebridades, em reportagens sobre beleza, sobre catástrofes, encontra em meio às notícias e variedades, o "box" e a manchete de chamada para a coluna de Augusto Nunes, depreciando Dilma Rousseff (PT), em claro favorecimento ao adversário, José Serra (PSDB).

O que levou muitos cidadãos a virarem blogueiros, inclusive radicalizando nos textos, é justamente o inconformismo, a necessidade de fazer o contraponto aos Augustos Nunes, aos Reinaldo Azevedos, às Eliane Cantanhêdes, aos Arnaldo Jabores, às Lucias Hipólitos, aos Noblat's da vida.

Se eles podem escrever livremente o que escrevem, e falarem no rádio e TV o que falam, com a visão política deles e com o teor de radicalização que eles impuseram, porque não podemos fazer o contraponto, com nossa visão política totalmente antagônica à deles?

Está faltando bom senso ao Ministério Público Eleitoral. Está faltando senso de democracia e de respeito às liberdades de pensamento e de expressão legítimas, garantidas pela Constituição de 1988.

45 Comentários:

Malú disse...

Está faltando é o Judiciário não ter lado político, mas ser o fiel da balança da Justiça agindo com isonomia.

Leonel disse...

Esta atitudes da procuradoria tem nome, falta de respeito aos cidadãos. E a justiça deveria editar normas, pois infelizmente tem pessoas atuando politicamente dentro de órgãos de governo. A salvação é a internet e o povo Brasileiro com ações de repudio.

graciliano disse...

Os blogs da Veja são um desfile de calúnias e ofensas do mais baixo nível. Não visam apenas a figura pública da Dilma e do Presidente, mas suas pessoas físicas. Os adjetivos beiram os palavrões.
Se a Justiça Eleitoral não enxerga isso, está cega, ou enxergando com apenas um olho. Não há blog pró-Dilma capaz de baixar ao nível dos blogs da veja, especialmente o Reinaldo do Esgoto.

Marcio disse...

O que mais choca é que esses sujeitos são pagos especificamente para fazer ataques a Dilma. eles recebem salário para isso de uma editora de revistas. Em outras palavras, o donoda editora patrocina pessoas encarregadas de difamar sistematicamente o presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff.

Jose Silva disse...

Acontece que petista não compra a revista Veja.Essa revista escreve coisas para agradar outros clientes. Ela funciona como um " tranquilizante" para dirimir frustrações.

Marcio disse...

Gente, umm pouco de ânimo: isso significva vitória da blogsfera!!!!!! Incomodar o PSDB e a Folha nos rende essa perseguição, mas mostra que acusaram o golpe.Vamos nos ufanar disso que eles bufam.
Este blog destruiu a reputação (!?) do datafolha. Este blog desconstruiu todos os pretensos discursos serristas. Esse blog tem mais leitores e repercute mais que o tal augusto Nunes.

VITÓRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FUNDAMOS UM BLKOG NO JAPÃO, UM BLOG POR E-MAIL
QUALQUER COISA
NAO NOS CALARÃO

AnaC disse...

Minha solidariedade,acho que todos nós devemos ter um blog, ai eu quero ver eles tentarem tirar centenas de blogs de apoio a Dilma, estou indignada.

Emypossi disse...

É revoltante como os casos sérios e que prejudicam de fato o povo, a nação, ficam camuflados, escondidos. Cadê a transparência???
Como é que um cidadão coberto de lama desse jeito quer ser presidente e todos aceitam???Cadê o projeto ficha limpa??//

Theles disse...

Prezados.

Vocês se esqueceram de comentar sobre o tipo de comentário que é publicado naquela colula, e em várias da revista Veja. Permitam-me postar o que aconteceu comigo.

Foi ofendido pelo colonista Augusto Nunes, por simplesmente dizer que ele deveria tomar conta do blog dele e não deixar descambar para as ofensas.

Explico no meu blog.
http://desinformacaonao.com/2010/06/12/como-os-colonistas-trabalham/
Parece que àquela máxima de que a lei é igual para todos, mas uns são mais iguais que outros.

Abraços.
Theles
Desinformacaonao.com

D.Pires disse...

Não é bem bom senso que está faltando para o MPE. É outra coisa! (Ser imparcial e apolitico).

MARCIA disse...

zé foi o q eu disse num dos comments
a baixo pq azevedo pode falar? noblat , muitos da globo e aqui n?
se serra perder os blogs dele, n tem importância, pq o pig, ja trabalha a favor dele.

polaco disse...

Gente, esse augusto pau mandado andou trabalhando no RS certa época, dizem que ele é do time do aecinho padeiro, adora uma farinha.

Lucas Santos disse...

Eles tem medo de peitar a Abril.

Rick disse...

Augusto Nunes poooooode.
É um canalha, um fascista.
E canalhas e fascistas, para a "justiça" (rs,rs,rs) tá liberado.
Não tem problema algum.

lilana lima disse...

Mas quem é que conhece nesse brasilzão um cara chamado Augusto Nunes? Pelo amor de Deus!

Thomás Vasconcelos disse...

Meritissima Excelentissima Vice-Procuradora,

Ao retirar este blog do ar pelos motivos expostos, retirem-se tb os sitios do Estadão, Veja, O Globo, etc.

Atenciosamente,

Eleitor Brasileiro.

VERA disse...

Devemos lotar a caixa de e-mails do Conselho Nacional do MP, protestando e reclamando da CURAU. Eu já fiz a minha parte: www.cnmp.gov.br.

Unknown disse...

Eu não conhecia o blog "os amigos do presidente do lula". Estava ouvido rádio e, uma notícia que alguém de outro partido estava entrando com uma ação no MPE para tirar o blog do ar surgiu.
Até hoje eu não entendi o porque desses políticos não aprederem que propaganda ruim e boa ainda sim é propaganda. Eu só procurei o blog porque ouvi a notícia.
Se os políticos se preocupassem mais em elaborar soluções para melhorar o Brasil ao invés de ficar trocando farpas o país iria pra frente, mas todo ano eleitoral é a mesma coisa: João falando mal de José e vice-versa e o Brasil que é bom NADA!

eliz disse...

Fazem qualquer desatino para recuperar o PODER, que perderam e, tão cedo, não vão recuperá-lo.
O povo quer vê-los pelas costas.

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Inclusive o que a Justiça Eleitoral concedeu como resposta ao que o PT pediu contra o site "gente que mente" dos tucanos contra Dilma foi uma falácia, tipo uma desculpa para dizerem que são imparciaias para, em seguida, atacarem os blogs que apoiam Dilma.
Senão vejamos, o PT pediu a retirada do site do ar ou, ao menos que os seus autores deletassem as postagens difamatórias contra Dilma.
A Justiça atendeu o pedido do PT?
NÃO.
É que ao invés de atender ao PT do PT a Justiça Eleitoral saiu pela tangente ao conceder aquilo que o PT não havia pedido, ou seja, que se deletasse apenas comentários feitos contra Dilma, ou seja, comentários na caixa de comentários, dando a entender que o PT entrou na Justiça contra os leitores do blog "Gente Que Mente".
Vejo a situação muito parecida com o processo que as elites levaram adiante no caso dos golpistas de Honduras, o que é lamentável, pois estamos numa democracia.

yacov disse...

Penso que a INTERNET não é TV e nem Jornal. Entra nela e navega por ela quem quer e quem tem acesso. A suposta propaganda, não é impingida a ninguém, então porque cercear???

Agora, se é para cercear a Internet, pelo menos sejamos imparciais, né?!?! Porque é que a VEJA com seus abomináveis reinaldos e diogos, os amigos do Çerra, o Gente que mente, etc, podem fazer propaganda eleitoral antecipada, batendo de forma vil e covarde no presidente e sua candidata, e os blogs da esquerda não podem???

Se só os BLogs da esquerda forem penalizados aí está amplamente caracterizado, a meu ver, o uso de dois pesos e duas medidas, assim como, a cooptação do MPE e do TSE como parte integrante do comitê eleitoral do Çerra.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBO - O que passa na gLOBO é um braZil para TOLOS"

Anônimo disse...

Todo mundo está cansado de saber que o MPE fecha os olhos para os sites e revistas que apoiam a candidatura Serra de forma descarada, o que que vem desestabilizando a justiça eleitoral. Felizmente, tenho certeza, existe bom senso na maioria do judiciário brasileiro e ao final a verdade prevalecerá.
Este site é um exemplo de cidadania e luta contra o poder da mídia(PIG). Continue em frente!!!

yacov disse...

Está evidente que eles querem tirar a nossa única arma de divulgação e combate às mentiras e manipulações dos PIGs. Querem nos calar. Mas não conseguirão!! Faremos um novo blog atrás do outro se necesário for. E eles que vão lamber sabão!!! FORA Sandra PIG Curriola!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo - O qu epassa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Reg disse...

Zé Augusto, porque eles phodem mais.

Rogerio disse...

Eu acho que o que tá faltando é uma profunda reforma do judiciário. Esse que tá ai é contaminado e não é novidade. Assim como no passado recente, agora temos as posições pessoais mescladas às posturas dos seus representantes e pronunciamentos fora dos autos, numa espécie de carnaval de poder " de quem é da lei"... Um medonho festival de eu posso mais, eu sou a lei.


Talvez seja a hora de todos começarem a produzir o seu proprio blog, assim poderemos responder a essa aberração. Entupir a web de propaganda pró Dilma. Uma espécie de passeata virtual.

Não estamos mais na ditadura e não temos que aturar os aroubos de uma senhora descontrolada que não se porta como se deve e o seu cargo ordena.

MARCIA disse...

EXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2010

Globo vai perder TV Globo de SP na Justiça. Se houver Justiça
Notícia publicada na Tribuna da Imprensa, pelo jornalista Helio Fernandes:


Favorecimento da Justiça brasileira à TV Globo deverá ser denunciado à ONU, OEA e até ao Tribunal Internacional Penal de Haia


Caminha para seus capítulos finais a mais espantosa novela da vida jurídica nacional: o caso da usurpação da antiga TV Paulista por Roberto Marinho, durante a ditadura militar, quando ele se sentia à vontade para fazer o que bem quisesse, acima da lei e da ordem.


Ao que parece, está em boas mãos o recurso especial interposto pelos herdeiros dos antigos acionistas da TV Paulista (hoje TV Globo de São Paulo, responsável por mais de 50% do faturamento da rede) contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que julgou prescrita a ação, favorecendo no caso a família Marinho.


Trata-se de uma Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, e o relator do processo é o ministro João Otávio de Noronha, mineiro, nascido em Três Corações e que está no Superior Tribunal de Justiça desde dezembro de 2002. A partir de abril passado, ele preside a Quarta Turma do STJ, encarregada do julgamento.
http://blogdomello.blogspot.com/

Reg disse...

Polícia Federal e MPF nela.
Vamos ver do que se trata tanta perseguição a eleitores de Lula/Dilma.

Reg disse...

Vislumbra-se, a partir da Cureau, um novo PROCONSULT.
Fora Cureau.

MARCIA disse...

olunista do Guardian diz que Serra usa estratégia republicana
18 de junho de 2010 | 16h09
Sílvio Guedes Crespo

Atualizado às 17h32

“Por que José Serra e seu partido defendem uma política externa de direita?” A pergunta, do colunista Mark Weisbrot, do jornal britânico The Guardian, é mais uma etapa do debate internacional sobre a atuação do Brasil no cenário global.

Depois de uma comentarista do Wall Street Journal chamar o governo brasileiro de “tolo” e de uma reportagem da revista Economist afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está minando as chances de uma reforma na Organização das Nações Unidas, o articulista do Guardian saiu em defesa da política externa brasileira e criticou o candidato à Presidência José Serra.
http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2010/06/18/colunista-do-guardian-diz-que-serra-usa

Pedro Cruz disse...

Não é bom senso que falta. É outra coisa muito mais grave. Entre elas a conspiração contra o ESTADO DEMOCRÁTICO. É a velha tese golpista :"DILMA NÃO PODE SER CANDIDATA, SE FÔR, NÃO PODE GANHAR, SE GANHAR, NÃO TOMA POSSE, SE TOMAR, NÓS DERRUBAMOS". ABAIXO AOS GOLPISTAS!!!PELA LEGALIDADE!!!ELEIÇÃO SE GANHA NO VOTO!!!!!

Anônimo disse...

meu blog e da Inglaterra,
Aqui vai o meu...

http://miriammaffei.blogspot.com

MARCIA disse...

QUI , 17/6/2010 REDAÇÃO ÉPOCA ELEIÇÕES 2010 TAGS: AÉCIO NEVES, ÁLVARO DIAS, ANDRÉA NEVES, BETO RICHA, DEM, DEMÓSTENES TORRES, FRANCISCO DORNELLES, ITAMAR FRANCO, JARBAS VASCONCELOS, JOSÉ AGRIPINO, JOSÉ CARLOS ALELUIA, JOSÉ ROBERTO ARRUDA, JOSÉ SERRA, KÁTIA ABREU, MARCO MACIEL, MARINA SILVA, MARISA SERRANO, PATRÍCIA AMORIM, PAULO SOUTO, PIMENTA DA VEIGA, PSDB, SÉRGIO GUERRA, TASSO JEREISSATI, VALÉRIA PIRES, VICE
O tucano José Serra já bateu um recorde nessa eleição: até agora, ele já teve pelo menos 21 nomes citados como possíveis candidatos a vice em sua chapa. A definição desse posto é um dos maiores mistérios da atual disputa. Durante meses, apoiadores de diversas tendências pressionaram Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, para ocupar a vaga. Enquanto Aécio recusava, pelo menos outros 20 nomes foram citados em algum momento por correligionários de Serra em entrevistas, discursos ou bastidores vazados à imprensa.

A indefinição começa a irritar aliados. Nos últimos dias, representantes do DEM passaram a reclamar publicamente o direito de indicar o vice, caso a recusa de Aécio permaneça. Em resposta, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) chegou a dizer que o não lançamento do vice era uma “estratégia eleitoral”.

Na lista dos 21 já cotados como vice, 9 são filiados ao PSDB, 7 são do DEM, 1 do PPS, 1 do PP, 1 do PMDB, 1 do PV e 1 sem partido (ex-DEM). Quase metade da lista é composta por senadores. Dos 20 nomes, 6 são mulheres. Há ainda 3 Josés -os xarás de Serra- e 3 membros da família Neves. Confira, em ordem alfabética:

(por Ricardo Mendonça)http://colunas.epoca.globo.com/bocadeurna/2010/06/17/os-21-vices-de-serra/

bira disse...

Registrem o blog em Santa cruz de La Sierra. Quero ver o que o MPE poderá fazer.

Unknown disse...

Existe um sujeito de nome Ricardo Linhares, no jornal o dia, que é igual a este sujeito ai, de cada dez artigos que escreve 20 é contra o Lula e a Dilma, uma tremenda vergonha desse jornal O DIA, virou uma porcaria.

Álvaro Gomes disse...

Cara Helena,


A sua luta também é nossa luta. Apresento-lhe conhecimento técnico para manutenção do site em outros países. Mas seguindo a voz de um outro comentarista, NÃO NOS CALARÃO!

Caso seja de seu interesse, entre em contato através do link fornecido.

Fátima disse...

Zé, o meu sentimento é de pura indignação. Hoje, ligaram perguntando se eu gostaria de renovar a assinatura, que cancelei a mais de cinco anos, ponderei que não; perguntaram o porquê. Soltei o verbo, esculhambei com Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e inclusive disse que enquanto em Brasília todos sabiam das maracutais do Arruda, ele foi agraciado nas páginas amarelas, como aquele que deu a volta por cima. O interlucutor disse-me que tanto o AN e RA apenas querem ser polêmicos. Eu respondi, polêmicos ofendendo as pessoas. Desculpe, não desejo o mal de ninguem, mas ficarei muito feliz no dia em que a Abril falir. Finalizei dando-lhe os pêsames por ele trabalhar para Abril.

Lea disse...

Essa gente só vê o que interessa, não ve os blogueiros da Veja,Globo,Uol,Estadão. pqe não interessa.
E o Arnaldo Jabour, até qdo ele vai falar as m.... que fala do Lula e da Dilma.
********************************************************************** Falando em gente sem escrupulos. vou falar da Maria Louca. tb conhecida como Heloisa Helena.

Viram o que ela anda aprontando?
Depois de falar tudo o que disse do presidente Lula, dos petistas, agora a louca virou-se contra o propio partido.

Vê se pode, dizer que foi p/ o sacrificio qdo foi candidata a presidente.Que foi usada.

Coitada, né? tão ingênua,tão educada, com um linguajar de dar inveja a uma freira. foi enganada, foi usada, foi traida, pelo propio partido. tadinha!

Não vai apoiar o Plinio e sim a Marina. e voltou a descer fogo contra o partido. Nem vou dizer o que eu penso dela. só posso dizer que tenho vontade de vomitar na cara dela.

Como dizem, nada como um dia após o outro.
A verdade mais cedo ou mais tarde sempre aparece

O tempo é o senhor da razão.

Caiu a mascar da Helô, a maluca,louca,safada.

Espero que Alogas não eleja essa sujeita, o senado não merece mais uma palhaça, chega os que estão lá. Espero que sejam derrotados.
O meu dinheiro não é capim , para sustentar, coroneis,ladrões corruptos e malucas.

Erick Figueiredo disse...

Quando vejo reportagens da TV Globo ou artigos na Folha de São Paulo clamando por liberdade de imprensa e de expressão, sinto náuseas...

Reg disse...

Não entendo nadica de nada de criação de blogs, hospedagem internacional etc, mas me preocupo é como operacionalizar tudo isto sem perder o contato com seus leitores.
Ficaremos órfãos e sem saber o que o PIG esconde?
Em tempo, isto é, se jogarem na lama, no ralo, as conquistas obtidas como liberdade de expressão, opinião, direito à informação, direito à livre manifestação.
Democracia exigimos, não estamos na China, que eles mesmos condenam talvez de mentirinha, como de costume.
A cada trapaça se pudesse dava mais um voto para Dilma.

Carlos Soares disse...

Faltando? Muito provavelmente está sobrando.

Postura Progressista disse...

Estou simplesmente perplexo com a posição tomada pelo ministério público. Justo eles que deveriam defender os direitos da coletividade. E eu sinto sendo desrespeitado como cidadão quando ameaçam retirar esse blog do ar.
Eu venho aqui por minha livre vontade escolha , porque acredito que aqui eu tenho as informações sem parcialidade que encontro nos garndes portais e midias( Veja , UOL , O Globo, Tv Globo , Tv Bandeirantes , SBT etc) . Por Favor senhores respeitem os meus direitos.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

MEXEU COM O BLOG osamigosdopresidentelula , MEXEU COMIGO ! >>

OPOSITORES INESCRUPU LL OSOS E CANA LL HAS COMO ESSES, NEM YAHWEH (DEUS PAI ) POUPOU (Ex.11,5). >>

GUILHOTINA NE LL ES!!! >>

TEMOS QUE ELIMINÁ-LOS ENQUANTO O PODER ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, SE ESPERARMOS E LL ES DAREM O GOLPE, NÃO HAVERÁ MAIS ALTERNATIVAS ... >>
>

Lucimar Justino disse...

O MPE fazendo isso??? Inacreditável! Parece que a Democracia de verdade, promovida pela internet, sobretudo por blogs como este que mostram como as coisas acontecem nos bastidores, tem incomodado muita gente, e gente graúda, aliás.

Meu amigo, parabéns pelo blog e por seus textos a respeito da liberdade de expressão e manifestação do pensamento. É isso aí! Essa Procuradora viajou legal.

E como muitos já disseram: os blogs da Veja, Folha, Estadão, Uol, podem dizer o que quiserem. Na Veja, não aceitam comentários minimamente inteligentes. Ou você desce a lenha e fica do lado deles, no mais baixo nível, ou seu comentário não passa. Quer dizer que isso pode, para o MPE??? Que que é isso?

Cito o comentário da Fátima. Adorei:
Fátima disse...

Zé, o meu sentimento é de pura indignação. Hoje, ligaram perguntando se eu gostaria de renovar a assinatura, que cancelei a mais de cinco anos, ponderei que não; perguntaram o porquê. Soltei o verbo, esculhambei com Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e inclusive disse que enquanto em Brasília todos sabiam das maracutais do Arruda, ele foi agraciado nas páginas amarelas, como aquele que deu a volta por cima. O interlucutor disse-me que tanto o AN e RA apenas querem ser polêmicos. Eu respondi, polêmicos ofendendo as pessoas. Desculpe, não desejo o mal de ninguem, mas ficarei muito feliz no dia em que a Abril falir. Finalizei dando-lhe os pêsames por ele trabalhar para Abril.

Gerson disse...

Perfeita a análise...é isso mesmo...se eles podem, nós podemos também...

Oscar disse...

... enquanto isso nas principais rádios (jovem pan, band e outros) assim como na televisão, temos que ouvir de forma complacente e massivas (enorme quantidade) as propagandas subliminar pró-Serra: "programa onda certa","governo de SP cada vez melhor", "SABESP", ...
Estas propagandas, nada subliminares, chegam a se repetirem 3 vezes num espaço de 5 minutos.
É obvio que estas empresas de rádio e televisão, estão rindo a toa, pois seu faturamento aumentou assustadoramente, mas é correto dinheiro público ser detinado para este fim?
Experimentem ligar na rádio Jovem Pan entre 7 e 8hs da manhã e façam uma estatistica. Ficarão boquiaberto.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração