Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dilemas de Serra nesta campanha eleitoral

São muitos os dilemas a serem enfrentados por José Serra nesta campanha eleitoral. O primeiro deles é que, na pratica, esta é sua última oportunidade de chegar a presidência. Ele poderia ter concorrido a uma reeleição muito provável ao governo de São Paulo, mas nesse caso não teria mais chance de candidatar-se a presidente.

Serra foi para a disputa da presidência sob fogo cerrado no campo demo-tucano. Não eram poucos os que achavam que o melhor candidato era Aécio, que fustigou-o até quando pode, retirando-se a tempo de não ter que assumir compromisso de ser o vice. Se tivesse disputado as prévias com Serra, Aécio não teria como fugir da vice.

Além disso, Serra saiu do governo de São Paulo deixando para um adversário interno, Geraldo Alckmin, a tarefa de disputar sua sucessão. É verdade que, ainda no governo, Serra teve o cuidado de pacificar suas relações com Alckmin, chamando-o para secretário e evitando disputar a indicação para a candidatura a governador.

Mas o maior dilema de Serra é como formular um discurso que lhe permita continuar competitivo na disputa. Se há seis meses ele podia esperar moleza, disputando contra um poste, hoje Dilma o observa pelo retrovisor. Escorada na popularidade do governo e, principalmente do presidente Lula, Dilma tem-se mostrado ainda aplicada e rápida em aprender como se mover na disputa eleitoral.

A nova situação diminui a margem de manobra de José Serra. Os marketeiros insistem para que ele não bata no governo e (Pelamordedeus!) muito menos em Lula. E ele tenta fazer um Serrinha paz e amor (antipático, como sempre), dizendo que vai manter o Bolsa-Família, que aliás "foi criado pelos tucanos", que vai continuar as obras de transposição do São Francisco, que alias, "foram pensadas na época em que ele era governo", que vai dar continuidade ao Luz para Todos, que, “foi idéia dos tucanos”

Serra evita falar no governo FHC e odeia quando FHC aparece dando palpites e exalando toda a sua popularidade negativa, toda a sua rejeição. Esse é outro dilema. FHC não se conforma com a falta de solidariedade dos caciques tucanos que lhe dizem a boca pequena que ele fez um ótimo governo, mas não dão um pio em público.

Em 2006, Alckmin foi emparedado por Lula, que bateu nas privatizações de FHC. Correu a vestir uma jaqueta com logotipos de várias estatais que eles não tiveram tempo para privatizar. FHC não o perdoa até hoje e acha que Serra devia levantar a bandeira do seu governo, ao qual serviu em dois ministérios.

E o discurso? Serra lê o que dizem as pesquisas, ouve o que dizem os marqueteiros e também racionaliza que não adianta bater em Lula, até porque o que os cidadãos querem é a continuidade do governo Lula.

Mas o uso do cachimbo deixa a boca torta. E Serra anda partindo para o ataque. Isso deixa entusiasmada a base demo-tucano que passou mais de sete anos batendo duro no governo e em Lula e quer ver mais sangue. Mas o resultado dessa inflexão nas pesquisas, para desespero dos marqueteiros é um desastre. Serra estacionou nos 37%, 38%, enquanto Dilma já bate nos 40%. E tudo indica que a candidata de Lula vai crescer mais ainda, ameaçando ganhar no primeiro turno.

E Serra fica no dilema: se não bater, atendendo ao que recomendam seus marqueteiros, corre o risco de perder no primeiro turno, sem ao menos tentar derrubar Dilma. Pode ser vencido "sem luta". Se bater e isso for mal recebido pelo eleitorado, vai cair sua intenção de votos e pode facilitar a vitoria de Dilma.

Talvez seja por isso que resolveu bater na Bolívia. Tenta agradar a base demo-tucano e, principalmente, a mídia que o apóia descaradamente e aparentemente não entra em choque com o eleitorado de Lula e Dilma. O problema e que com esse discurso ele anda de lado. Isso não ira credenciá-lo junto a população como um candidato em condições de fazer melhor que Dilma no governo.

22 Comentários:

Morais disse...

O Serra não tem discurso por causa da sua incompetência e, não adianta mudar o discurso pois o povo quer a continuidade deste belíssimo governo e sabe perfeitamente que é a Dilma a única com capacidade de levar em frente todo este trabalho começado pelo governo LULA/Dilma.

Leo disse...

O Serra está desesparado. A campanha do Serra já está inventando dossiê, igualzinho aquela da Roseana Sarney do caso Linus

Carlos disse...

Tem que tomat cuidado com o desesperado José Serra. Ele anda inventando um novo dossiê. Nós já vimos esse caso quando Geraldo Akcmin disputou eleição com Lula. Já vimos no passado quando Serra disputou eleição com a Rosenada Sarney, e teve o caso Lunus. Agora, falam em novo dossiê. E como todas as outras vezes, Serra tambem está em desvantagem na pesquisa

Emília Possídio disse...

O Serra não vai ganhar, sabe porque, o Brasil finalmente encontrou o rumo. Avançou nos programas sociais, na economia e geração de emprego e renda. Está mais do que claro que é possivel impulssionar o crecimento em todas as áreas com políticas de iclusão. Parabéns ao Presidente Lula que encontrou o caminho. O Brasil estava a beira de um colapso com uma distribuição de renda mais que injusta, uns ganhando muito e muitos ganhando pouco ou nada. Uma equipe bem afinada, bem coordenada, com trabalho sério e arduo devolve ao povo brasileiro a tranquilidade e a segurança em dias melhores que , seguramente, virão com a continuidade do governo sob a responsbilidade da nossa presidenta Dilma Russef. Avante Brasil!!!!

Elza Maria Salesse disse...

Eu tenho certeza que em nosso País,ouviremos muitos ainda dizendo, "Que falta está fazendo o Presidente lula".
Sabe porque a chamada elite não gosta do Sr, porque o Sr., veio de um meio pobre, de classe operária, simples, sem muito estudo, tem bondade no coração, e nunca fez a mínima questão de ser igual a eles, apesar de estar em sua mãos todos os recursos, se quizesse, isto porque o Sr. é autêntico. O Sr. provou para um País inteiro que não há luta sem Vitória. Sem nunhuma demagogia quero lhe dizer que gosto muito dessa Pessoa Original que eu consegui conhecer. Um abraço sincero.

Manoel Chaves França disse...

Hoje sinto-me mais brasileiro. Ontem pedi muito a Deus para que o vosso esforço e do ministro Celso Amorim fosse premiado com o surgimento de um acordo, o que acabou acontecendo e por conseguinte, abertura de um caminho para a paz no Orinte Médio. Lavou-me a alma, Senhor Presidente, pois, não engoli o desdem a Secretária de Estado Hilary Clinton, num total deboche em relação a capacidade de negociação de Vossa Excelência (acho que Ela esqueceu do vosso curriculum: pPresidente de sindicato e na época da ditadura). Infelizmente, também aqui no Brasil temos as aves de mau agouro e essa atitude de Vossa Excelência serviu para calá-las. Sinto-me com mais orgulho de ser brasileiro. Não esmoreça. Temos um ano eleitoral e farão de tudo para evitar que Vossa Excelência participa de campanha em prol da pré-candidata do PT Dilma Roussef, mas não conseguirão. tenho é em deus que seu governo irá ter continuidade com a Dilma, pois, como disse o frei Inácio Larranãga: "No rosto do pobre resplandece o rosto de Jesus". E é por eles que temos que continuar lutando. Avante Presidente Lula. Obrigado por mais esse gesto partiótico em busca da paz. A negociação exaustiva derrotou a arrogância belicista

Fabio Jose Rodrigues Guimaraes disse...

Mais uma vez parabens Lula pela sua dedicação em favor da PAZ, voce é o CARA que busca mehoria de vida não só dos Brasileiros mas também de todos os povos de todas as Nações. Nunca esquecerei e contarei para meus netos quem foi o Lula, pois meus 5 filhos já são Lulista.
Para que o Brasil continue crescendo Dilma lá. E Serra la longe
BRASIL AME-O OU SERRE-O

Elias da Silva Rosa disse...

O governo Lula está no rumo certo. A economia atingiu a velocidade de cruzeiro, sem os famigerados pacotes de outros governos, que invariavelmente viraram água e tantos prejuizos causaram a nós trabalhadores. Fui seu eleitor em todas os pleitos com a vossa candidatura a presidente. A história deste pais teria sido outra se tivessemos o elegido outrora. Não podemos vacilar e deixar que o atraso volte ao comando deste nosso Brasil. Para isso, só temos uma alternativa ELEGER A DILMA!

Marcio Del Pozzo disse...

AH, LULA LULA...
Que Deus lhe dê saúde e pernas longas para que em 2014 possamos comemorar a copa e mais uma vez, sua volta ao palácio. Enqto isso não chega, vamos eleger a companheira Dilmais.
Lula lá ontem hoje e amanhã.

osias ferreira de melo disse...

Vamos trabalhar pela eleição da Dilma,não podemos deixar voltar es.te partido da elite e da mídia.Alvaro Dias uma teve que sair do psdb ,gestão FHC,porque assinou para ter a CPI da corrupção, e agora o partido quer posar de guardião da moralidade.

Regina disse...

FÕRÇA DILMA, ABAIXO O PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES.SOU MÃE E ATÉ HOJE SOFRO HUMILHAÇÕES POR UM EMPREGO QUE PERDI NUMA ESTATAL QUE FOI DOADA PELO FHC, EU ERA CONCURSADA GANHAVA BEM, HOJE SOU UMA DONA DE CASA QUE FAZ TUDO PARA TER SEU TRABALHO RECONCECIDO, HOJE MINHA FILHA ME ACUSOU DE FRACASSADA. ABAIXO ESSES QUE VENDERAM QUASE TODO PATRIMONIO BRASILEIRO, VAMOS EM FRENTE DILMA, NÓS PRECISAMOS DE VOCÊ.

Renata disse...

O grande perigo à candidatura de Dilma, não é o serra e sim a mídia. Temos que ter muito cuidado. A mídia ainda tem um poder enorme sobre grande parte do povo brasileiro.
Continuem denunciando as manipulações, que estão apenas começando. Ainda vem muito chumbo grosso por aí.

Antonio disse...

A imprensa está pronta para eleger o candidato do PIG. Cabe a nós golpear aqueles que desmotivaram os trabalhadores, sucatearam a indústria, romperam com os setores públicos, em detrimento da venda inescrupulosa de nossas empresas, e assassinaram a gramática da educação.
Vamos lá LULALÁ!!!
Vamos lá Dilma,
botar pra quebrar!!!

Eu tenho orgulho de ter votado todas as vezes em LULA!!!

Ana disse...

Não vejo a hora de comemorar a vitória de Dilma. E é claro a continuidade de um governo com democracia e ética. Governo que sabe respeitar o que é NOSSO, "O BRASIL".

Pedro disse...

Lula e Dilma
Estaremos fazendo campnha para vocês aqui em Minas Gerais, não gostamos das Elites Paulistas , elles são egoístas se acham superiores ao mineiros.

Maria Edineide disse...

Presidente faça o possível para eleger Dilma. Eu não quero perder o q conquistei no seu mandato. Sou uma simples dona de de casa q perdeu tudo na época do collor, e de fhc. E graças a DEUS e o senhor, estou reconquistanto tudo q perdi. Conte comigo para ajudar nossa candidata.

carmen nunes disse...

Esta será a primeira eleição presidencial em que não votarei no Lula... Agora é Dilma lá e Tarso aqui!!!

Joel disse...

O SERRA FAZ PROPAGANDA TODA HORA, POR QUE NÃO É MULTADO?O PT TEM QUE ENTRAR COM AÇÕES CONTRA ELE , QUAL É NÉ?

ELIZABETE disse...

cONTE COM MEU VOTO PRA SUA CANDIDATA E AGORA ''NOSSA" DILMA 2010. O MELHOR PRESIDENTE DO MUNDO ,NÃO É EXAGERO NÃO, ME APONTEM 1 MELHOR DO QUE ELE LUIS INACIO LULA DA SILVA?

Lia disse...

Esse Serra não sabe fazer campanha limpa. Tenho até medo do que vem por ai. Ele caiu nas pesquisas e vai fazer as malandragens costumeiras para ir pelo menos ao segundo turno da eleição. Dilma que se cuide e o PT que não faça besteira

IV AVATAR DO RIO MEIA PONTE disse...

Zé Serra do Rio Tietê é coisa velha, político vencido

Que o esgoto o carregue para bem longe do Brasil

Anônimo disse...

Sou contra o fato deste blog ficar dando "cola" para a turma dos aloprados tucanos, quanto às dificuldades que o Serra está tendo
na campanha.
Deixem que eles percebam. E que se encontrem...
Neuza RS
vovó Neuzinha

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração