Pages

domingo, 2 de maio de 2010

Folha elege José Serra presidente

Neste post, aqui, eu publiquei um resumo da piada da Folha. Trata-se de uma pesquisa realizada em São Paulo, curral eleitoral do José Serra (PSDB), o mesmo partido do jornal.Os leitores sem Folha, me pediram para publicar a matéria completa...Aqui está na íntegra para avaliação de vocês


Leitor aprova cobertura eleitoral da Folha

Cresce interesse pelo assunto no leitorado do jornal; maioria vê imparcialidade e julga adequado espaço dado ao tema

Segundo pesquisa, 54% dos entrevistados declaram voto em Serra, 18% têm preferência por Marina e 15% dizem votar em Dilma

O grau de interesse dos leitores da Folha a respeito das eleições deste ano deu um salto nos últimos seis meses. Hoje, 75% dizem acompanhar regularmente reportagens ou artigos sobre o assunto. Em outubro de 2009, eram 61% os que diziam fazer isso.

Segundo pesquisa Datafolha realizada junto ao leitorado do jornal nos dias 19 e 20 de abril passados, a grande maioria (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência.Entre os que veem algum favorecimento, 13% apontam o tucano José Serra como beneficiado pela cobertura. Os que veem tendência a favor da pré-candidata petista Dilma Rousseff são 6%.

A pesquisa foi realizada entre leitores que moram na Grande São Paulo e que leem a Folha ao menos uma vez por semana. A margem de erro máxima do levantamento é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.

Espaço e teor

Conduzida entre 350 leitores assinantes e secundários (que leem o exemplar do assinante), a pesquisa procurou averiguar também a satisfação deles com as coberturas eleitoral e do governo Lula e as intenções de votos nos candidatos.

O levantamento mostrou que a grande maioria dos leitores está satisfeita tanto em relação ao espaço dedicado pela Folha ao assunto como com o teor da cobertura.

Avaliam como ótima ou boa a cobertura jornalística 88% dos leitores. Um percentual semelhante (85%) também considera o espaço dedicado ao tema "na medida certa".

Segundo o levantamento, há uma correlação direta entre idade, renda e o acompanhamento do noticiário político. Quanto maior a renda ou a idade, maior o índice dos que acompanham as notícias.

Os homens se mostram mais interessados do que as mulheres nas eleições deste ano (82% contra 70%).
Os leitores da Folha também se dizem satisfeitos com o jornal em relação à cobertura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Avaliam a Folha como "crítica na medida certa" a maioria deles (67%), enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário". Apenas 9% consideram o jornal "mais crítico do que o necessário" quando o assunto abordado é a gestão de Lula.

Intenções de voto

O levantamento mostra que 40% dos leitores da Folha disseram espontaneamente que devem votar em Serra para presidente (um salto de 20 pontos percentuais sobre o resultado de outubro de 2009). A ex-ministra Dilma tem 10% das preferências dos leitores (ela tinha 3% há seis meses).

A senadora licenciada Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência da República, manteve os mesmos 6% das intenções de voto espontâneas dos leitores registradas em outubro do ano passado.

Quando os leitores são estimulados pelos pesquisadores do Datafolha a escolher em quem votar a partir de uma lista de candidatos, a preferência a favor de Serra é ainda maior. Atinge 54%; ante os 18% de Marina e 15% de Dilma.

Na última pesquisa Datafolha, realizada nos dias 15 e 16 deste mês e divulgada no último dia 17, Serra obteve 42% das intenções de voto, Dilma 30% e Marina 12%.

Na análise por segmentos, o ex-governador de São Paulo destaca-se entre os leitores de 70 anos ou mais (70%), entre os que possuem ensino fundamental e médio (61%) e entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos (62%).

Já Marina tem seu melhor desempenho entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, e entre os que ganham até dez salários mínimos (23%).

Acima da média da população, a petista Dilma tem a preferência dos leitores homens (20%) e dos que ganham mais de 20 salários mínimos (23%).

20 Comentários:

Geraldo Mandes disse...

É uma pesquisa idiota, com resultado previsível. É o mesmo que fazer uma pesquisa entre os assinantes da Carta Capital ou da Caros Amigos. Mas é legal ver a coerência de ser duplamente idiota: assinar a Folha e votar no Serra.

Ary disse...

Próximo passo: Tornar SP independente do Brasil a fim de que Zé Alagão, vulgo "Serra", seja declarado presidente... de SP. Gênios!

Clovis Eduardo disse...

Parei de ler aqui: "15% dizem votar em Dilma"

Desculpe

Silvio - Sampa disse...

Pior que este moleque travesso, tavinho, não fica nem corado. Ah, deixa ele brincar de jornalista, pena que o papai não esteja vivo para lhe dar umas boas palmadas.

X-MAN disse...

Essa pesquisa só pode ser piada; a trolha caiu definitivamente no ridiculo, não se pode mais levar esse pasquim a serio; é uma pilhéria atras da outra!

Unknown disse...

Acredito que o PIG está criando um cenário. Um cenário para servir de apoio para um golpe(ou talvez fraude nas urnas)O povo precisa sair às ruas para que a verdade se estabeleça. A imprensa vai tentar criar uma "pseudo-verdade" para iludir o eleitorado.
Em outubro é DILMA e não tem pra ninguém!

Morais disse...

Não deixa de ser uma piada esta reportagem, pois eu acho que se a pesquisa for feita dentro do diretório do PT 100% vão afirmar que votam na Dilma, bem mais que o percentual do Serra,ahahah.
Esta reportagem mostra também para o PT paulista que eles terão qeu trabalhar bastante para levar informação para estas pessoas que lêem folha, pois quando eles conhecerem as informação que são sonegadas a eles há a grande possibilidade deles mudarem de lado e, aí votarem no Mercadante e na Dilma.

VERA disse...

O número de leitores pesquisados deve ser exatamente o número de assinantes da Trolha! kkkkkkkkkk

André disse...

A folha pesquisando a própria folha???????????????????????????????????????????????? Quer o que????????????????????????????????

Reg disse...

Quando entrevistado tão logo ganhou as eleições nos EUA, Obama disse que não assistia jornais porque estava tudo combinado tanto as perguntas quanto as respostas dos comentaristas.
Igualzinho a que assistimos aqui no Brasil em programas de entrevistas.
Portanto, como acreditar numa pesquisa da falha?

José Eduardo disse...

A pesquisa foi feita entre leitores da Folha. Então a explicação é muito simples: quem vota na Dilma e acha que o jornal faz banditismo midiático já cancelou sua assinatura há muito tempo. Sobram como leitores da Folha apenas os integrantes da parcela mais retrógrada da classe média.

Wilsoleaks Alves disse...

Gente eu não tenho a menor dúvida de que os 15% de intenção de votos obtidos pela Dilma estão maquiados para CIMA.
Claro!
Quem lê a Folha de São Paulo ou Veja não votou no Lula nem votará na Dilma, portanto, se colocassem os números reais seria motivo de muita galhofa.
Ah! Os números pró Serra também foram maquiados, para BAIXO.
Não que isto possa nos preocupar, 100% dos leitores da Folha equivalem a 0,000.000.000.001% de eleitores brasileiros.

Nice Facundo disse...

Essa pesquisa é simplesmente ridicula, e a folha fala pra os seus pares. É, mais o Serra precisa ouvir essas coisas pra poder se animar, já pensou o serra deprimido durante a campanha já tem a cara de morto-vivo imagine deprê.

Mateys disse...

O jornal da folha tem fundamento apenas para filiados do DEM e do PSDB, e mais aqui no interior de Minas divisa com São Paulo, o panfleto da folha só vende 10% que vendia há 10 anos.

Werner Piana disse...

essa "pesquisa interna" da Falha de SP é cômica!

Seria de se estranhar que entre seus insanos "assinantes" Dilma poderia ter algo além de 15%...

Rapaz, eles poderiam ter-nos poupado dessa 'pesquisa'.

E pensar que árvores são derrubadas para publicar 'isso'...

V disse...

Análise estatística gratuita

1 - O universo pesquisado é de leitores da folha que continuam lendo folha porque acham que ela é imparcial.
Dãããããã...
Claro que tinha que dar 100%... mas só deu 74%? e os outros 26% o que esperam para cancelar?

2 - A maioria diz votar no Serra (54%) e 15% declaram voto na dilma (troquei a forma verbal de propósito).
Dãããããã....
A FSP é pró-tucana declarada, que tal um debate aberto sobre isso, com eles não rola. Então só 54% VOTA no Serra? mesmo lendo seu panfleto? e os 15% da Dilma.. estão esperando o quê para cancelar a assinatura do Tabloide tucano?

Zé Augusto disse...

A pesquisa é mesmo uma piada, se o jornal é a "Folha de José Serra", o demo-tucano ainda assim se sai mal. Era para ter pelo menos uns 80% dos votos na espontânea e uns 95% na estimulada. Só alcança 40% na espontânea e pouco mais da metade (54%) na estimulada.

D.Pires disse...

Isso só pode ser piada. essa FSP é ridicula! e quem assina mais ainda.

Yacov disse...

A raposa faz uma pesquisa no covil das raposas para saber se o galinheiro deve ficar aberto ou não.... É piada, né?!? KKKKKKKKK...

"O BRASIL não passa na GLOBO - O BRAzIL que passa na GLOBO é um braZil para os TOLOS"

francisco.latorre disse...

os eleitores de dilma já cancelaram a assinatura.

os 15% restantes.. vão cancelar.

aliás.. tão esperando o que?..

..

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração