Pages

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estamos de olho!

O instituto Sensus resolveu mudar, na pesquisa de intenção de voto para presidente da República que finaliza hoje, a ordem das perguntas que apresenta aos seus entrevistados.

O novo questionário do Sensus agora vai direto à indagação sobre o candidato do eleitor, abandonando método, usado também por outros institutos, de fazer perguntas políticas prévias antes da principal.

Na pesquisa que apresentou o resultado até agora mais apertado entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff -32,7% a 32,4%, em 13 de abril-, o Sensus perguntava antes o partido de preferência do entrevistado, qual era a sua avaliação sobre o governo do presidente Lula e por que ele tinha essa opinião.
Quatro dias depois, pesquisa do Datafolha apontou diferença pró-Serra de dez pontos percentuais -38% a 28%.--Nós mostramos que a pesquisa da Folha foi realizada em São Paulo, no Curral eleitoral do José Serra

O método de, no jargão do meio, "esquentar" o entrevistado com perguntas prévias é motivo de controvérsia entre os institutos de pesquisa e foi questionado pelo PSDB, que chegou a vistoriar, com autorização da Justiça, os questionários arquivados na sede do instituto Sensus.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a introdução de outros assuntos antes da pergunta central do levantamento pode influenciar a resposta dos entrevistados. O Vox Populi e o Ibope também têm o costume de usar perguntas prévias antes de averiguar a intenção de voto.

Evitar problemas

Por meio de sua assessoria, o Sensus afirma que, apesar de estar convicto de que a ordem das perguntas não altera o resultado da pesquisa, decidiu realizar a mudança como forma de se prevenir contra possíveis ações protelatórias na Justiça Eleitoral.Com a alteração adotada pelo Sensus em sua última pesquisa, pode ficar comprometida a comparação com o levantamento anterior, já que os formulários são diferentes.A atual pesquisa foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e será divulgada na próxima segunda-feira.

1 Comentários:

Lea disse...

O rei do BOTOX Alvaro Dias, já está enchendo a paciencia.

Tudo é motivo p/ aquele botoseiro subir na tribuna do senado e fazer disucurso.

Não perde uma oportunidade de aparecer na imprensa.

Um rejeitado que foi preterido no PSDB do PR pelo Beto Richa fica ai querendo aparecer em cima do PT.

Ganhou um premio de consolação, lider do PSDB p/ poder ficar de boca fachada e parar de criticar o PSDB agora fica ai querendo ser noticia.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração