Pages

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Algo de podre no Jornal Nacional

O Jornal Nacional da TV Globo, ressuscitou seus urubus e carcarás para explorar politicamente tragédias com mortes, exatamente como fez quando houve o acidente com o avião da TAM.

Em vez de trazer informações valiosas para o cidadão do Rio de Janeiro, neste momento de angústia, pinça um relatório do TCU, dizendo que, entre 2004 e 2009, o Ministério da Integração Nacional aplicou R$ 358 milhões em prevenção de desastres naturais, sendo que a Bahia ficou com a maior parte, 37%. São Paulo recebeu menos de 9% e o Rio de Janeiro, 0,65%.

Esses números seriam de revoltar qualquer fluminense e carioca, se expressasse o total da verdade. Mas eu me lembro muito bem que o presidente Lula assinou diversas Medidas Provisórias, liberando verbas emergenciais de valor muito superior a estes R$ 358 milhões, devido a desastres, para:
- o Estado de Santa Catarina quando sofreu com as chuvas de 2008;
- para os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, no ano passado;
- para o próprio Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, quando diversas cidades da Baixada Fluminense e Angra dos Reis sofreram com as chuvas;
- para cidades de São Paulo também, devido ao estado de calamidade no período do alagão.

Obviamente que muita verba usada para reconstrução, funciona também como verba de prevenção, uma vez que, em geral, não se reconstrói erros do passado. Ninguém vai reconstruir moradias em áreas de risco que desabou.

Além disso, obras do PAC de reurbanização de favelas, como as feitas no Complexo do Alemão, no Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, na Rocinha, Dona Marta e em Manguinhos, tirou muita gente da situação de risco, seja em encostas, seja em beira de rios e córregos. Junte-se a isto o programa "Minha Casa, Minha Vida" que também está oferecendo residência a quem vivia precariamente, em áreas de risco.

Enfim, isso dá para lembrar de cabeça, sem fazer levantamentos apurados nos sistemas e no orçamento da União.

Por que o telespectador brasileiro não tem o direito de saber a verdade como ela é, sem essa manipulação de números pinçados?

20 Comentários:

Thiago disse...

Como sempre a mídia brasileira atua de forma direcionada! na má intenção para alinhar o pensamento do telespectador!

Anônimo disse...

Vai ser disso pra pior, o jogo será pesado e dos mais sujos que já se assitiu, o que intriga é que o PT nunca bateu de frente com a rede goebbels, deixam eles achincalhar o partido e fica tudo por isso mesmo, saudades do Brizola que fez o peruquinha ler um direito de resposta com a cara de tacho que Deus lhe deu; e ainda tem os penas de aluguel da net e dos jornais impressos, aqueles jornalistas impolutos e incasaveis na luta contra a corrupção que tem ongs e ganham milhões em doações que não saõ devidamente fiscalizadas, essas eleições vão ser fetidas, quem não tem estomago forte que se cuide. Estão deixando a Dilma bater boca com os demotucanos, alguem do PT tem que tomar a dianteira e fazer o trabalho sujo e poupar a candidata, já notaram como o vampirão ta quietinho? Ele quer fazer a mesma campanha que fez pro governo, escondidinho, o PT tem que tira-lo das trevas em que ele está metido e revelar ao povo a verdadeira face desse incompetente.

Anônimo disse...

Tudo de podre no JN. E o PT não vai fazer nada?

Pedro Tagua disse...

Parabéns!!

Só na memória você já deu uma luz, para gente fugir da argumentação fajuta da Globo. De vez enquando fico receio da influência da Globo na sociedade, eles já começaram o jogo sujo. Mas também acredito que a mídia tem perdido seu poder de influência, o brasileiro não é bobo como em 89, abaixo a rede globo!!!!

Anônimo disse...

Só sei que São Paulo ficou debaixo dágua uns dois meses mas isso não foi significativo para a globo fazer "especiais" sobre o assunto.

Anônimo disse...

A GLOBO se apoveita politicamente da desgraça dos cariocas. Mente, descaradamente. Age como sempre agiu, seja nas eleições diretas, no caso proconsult, na tragedia da TAM em congonhas, na da GOL, etc. A GLOBO, FOLHA, VEJA etc, ou seja, o PIG é um MAL que deve ser extirpado. Ou acamos com o PIG ou o PIG acaba com o Brasil.

Carlos disse...

Hoje pela manhã, no Bom(?)Dia "Brazil", a reporte disse que perguntou pro ministro "porque a Bahia tinha recebido 65% da verba e e Rio só 1%?"
A resposta foi curta de grossa:-A Bahia apresentou projetos, o Rio não. Simples assim.
O Presidente Lula já afirmou e reafirmou que não libera verba sem projeto, o que queriam?

Simone disse...

SINTO NOJO, ASCO DESTES JORNALISTAS GLOBAIS, WILLIAN BONNER, FÁTIMA BERNARDES, SÃO PESSOAS NOJENTAS, ASQUEROSAS, FAZEM PARTE DE UMA MÁFIA ASSASSINA DO MAL, SINTO NOJO DA CARA DESTES VERMES.

Airton disse...

Na verdade existe mais dinheiro disponível, que não é liberado pelo governo federal devido a inexistência de projetos que justifique o saque.
Diversas prefeituras ficam esperando o governo federal bater a porta com um saco de dinheiro na mão e sequer sabem que é necessário a apresentação de projetos para recebe-lo.
Na minha cidade, São Bernardo, a administração anterior, ( PSB/PSDB e outros ) NUMCA (!) apresentou um projeto para a retirada destas verbas. Enquanto isso a cidade sofria com constantes alagamentos, ruas completamente destruidas e outras barbaridades.
A mudança com a nova admnistração ( PT ! ) é evidente e salta aos olhos de qualquer munícipe, mesmo os que possuem asas coloridas e um bico grande !

Anônimo disse...

É PARA ISSO QUE TEMOS NA BLOGOSFERA O PAPEL HIGIÊNICO DA IMPRENSA.

José Lopes disse...

Sou um grande simpatizante do PT. Sempre votei nele e vou continuar votando. Não sou suspeito para dizer que falta espaço ao PT na mídia, não por culpa do partido e sim porque o PIG não abre seus microfones para o pessoal do PT. E, quando abre as matérias saem distorcidas na edição.

José Lopes disse...

Ontem na TV Bandeirantes o Boris Casoy noticiou alguma coisa na questão da verbas do Ministério da Integração Nacional durante acobertura de um novo desabamento em Niteroi em um tal de lixão. Naturalmente copiou do JN. O Datena também comentou. Mas parece que um anjo passou na hora e os dois tiveram a cautela de dizer que seria preciso averiguar primeiro.

Yacov disse...

PElo que eu saiba a verba só é liberada a quem apresenta projetos.... CAdê os projetos de São Paulo e do RIO???? Existem???? Então como se acham com direito à aludida verba???? Vão se catar!!!!!

Gostei da frase: "Ou O BRASIL acaba com o PIG ou o PIG traz de volta o BRAZIL!!!"

FORA PSDBundas-moles DEMentes e PIg'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU PVOO!!!

José Lopes disse...

Se os governantes que antecederam o presidente Lula tivessem feito metade do que o presidente está fazendo essas coisas não estariam acontecendo no Rio de Janeiro.
Vejam bem, deixaram que retirantes originários das mais diversas cidades do país viessem para as grandes capitais em busca do seu Eldorado. Esses ex-governantes não fizeram nada pelo nosso povo do Norte e Nordeste, e outras regiões e, não criaram os empregos que agora estão sendo criados pelo presidente Lula. O resultado não poderia ser outro. Chegando aqui no RJ se estabeleceram e convidaram outros parentes. Reproduziram-se, seus filhos tiveram outros filhos multiplicando-se. Com os baixos salários e sem possibilidade de morar com decência e dignidade a opção foi morar nesses morros em suas encostas ou em lugares que oferecem grandes risco de vida. E agora os grandes meios de comunicação que silenciaram sobre essa questão, e apoiou todos os governos incompetentes anteriores querem oportunizar a desgraça alheia culpando o governo Lula o único presidente que se preocupa com pobres. Mas o povo não é bobo e vai dar resposta nas próximas eleições. No próximo mandato, o da Dilma, o da futura presidente do Brasil com muito mais empregos, não haverá mais retirantes e o povo só virá para o RJ para passar férias e gozar das delícias da cidade maravilhosa. Podem escrever.

Anônimo disse...

PHA; a sra Hic'polito hoje dia 8/4 por volta das 14:15hs, num programa da Globo News estava discutindo acerca da distribuição de verbas para as calamidades pelo Ministério da Cidade e encontrou um culpado, por tudo que esta acontecendo no RJ, e disse: "será que o ministro Jedel irá assumir a responsabilidade apelo que aconteceu?"

Vermelho - Em luto disse...

É um grande desrespeito aos mais de 150 mortos nesta tragédia. A TV Globo é o maior prestador de deserviço que se pode encontrar no Brasil. O bom é que, embaixo das fuças deles, morreram quase 200 pessoas, e eles seguem com a programaçao normal, sem alterar sua preciosa grade de programaçao para melhor noticiar a populaçao fluminense. Os danos da TV Globo sao, mais uma vez, imensuráveis. Ela é a maior cúmplice de cada uma destas mortes.

Que aqueles que se foram, de onde estiverem, reforcem as energias que precisamos para derrotar a TV Globo e fazer do Brasil um melhor país. Descansem em paz e em Deus.

José Lopes disse...

A Globo prestaria um grande serviço ao povo do Rio de Janeiro se noticiasse em seus programas ou em seus intervalos comerciais o aviso de alerta feito pela defesa civil. Poderia ter salvado o RJ de muito estrago. Serve também para outras emissoras. É lastimável que emissoras que são concessões do governo e que têm o dever constitucional de informar e prestar um serviço público de qualidade, se omita nessas horas. Porque não alertaram a população com seu Globo Cidade e outros? Depois que a casa cai é que tentam mostrar serviço.

Anônimo disse...

Só os cariocas não enxergam o que nós de outros estados enxergamos: A GLOBO TEM ODIO DO RIO DE JANEIRO! e os cariocas ainda babam assistindo a Venus Platinada...

abmael disse...

Meu maior prazer serâ votar em Dilma!!!!!!Calar a boca dessa imprensa imunda, tendenciosa e sei lâ mais o que.......................

MARCO disse...

Quem disser que estamos em uma democracia plena estara vendendo ilusão, com a mídia que temos da para se falar forçando muito que estamos em um estado de ditadura midiatica branda.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração