A Embraer demitiu 4.000 funcionários no início de 2009. Realmente a empresa havia tido prejuízo no último trimestre de 2008, e suas vendas dependiam de exportações, afetadas pela crise internacional. Mesmo assim as demissões pareceram exageradas, e motivou até a intervenção do presidente Lula junto à diretoria da empresa para evitar a demissão dos trabalhadores.
Passada a "marolinha", o lucro em 2009 foi de R$ 894,6 milhões, um valor 108,6% maior do que os R$ 428,8 milhões lucrados em 2008.
Quantos trabalhadores a Embraer contratou de volta com o retorno dos bons resultados?
A Embraer deve à sociedade um balanço social, reequilibrando as relações capital-trabalho, com a recontratação dos demitidos.
-
3 Comentários:
A Embraer deve sem dúvidas a sociedade Brasileira, embora privatizada por FHC em grande parte por onde devemos guíar os lamentos, esclareçimentos claros públicos respectivos de empregos são o mínimo e mais: devería se tornar empreendimento escolar de aviação bem ao sentido pioneiro do Santos Dumont, formando engeneiros de aviação em regime de escola pública para todos!!! Brasil haverá de voar acima de tudo!!!
É a privatização dos neoliberais.
Onde estavam as associações de classe na hora das privatizações?
Cadê, a OAB, ABI, CREA, CFM, CFO, CFE, os sindicatos, onde stavam todos?
A Embraer agiu como inimigo externo só nesse pais se vê tal coisa já imaginou se o pais tiver que fazer um esforço de guerra qual seria as traições que veríamos Deus nos proteja dessa gente.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração