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domingo, 21 de fevereiro de 2010

A misteriosa sacolinha brasileira de Madonna

Destino de verba doada a Madonna levanta dúvidas

"Hello... Ir ao camarote da Brahma no Carnaval? Yeah, se vocês doarem US$ 1 milhão para os meus projetos sociais, eu passo duas horas lá. Bye, bye!" Era a cantora Madonna ao celular, na linha com um representante da AmBev, em conversa ouvida por empresários de SP que estavam com ela para negociar apoio à ONG Success for Kids (SFK, sucesso para crianças), na semana passada.

Desde novembro de 2009, quando veio ao país, subiu o morro, almoçou e jantou com milionários e bilionários brasileiros e distribuiu sorrisos ao lado de políticos, a popstar já arrecadou cerca de US$ 10 milhões para a entidade. Mesmo amplamente divulgada, a peregrinação suscitou dúvidas. Apagados os holofotes dos encontros, as quantias em dinheiro já foram depositadas? Em que conta? E como serão usadas? Em benefício de quem?

A SFK tem uma diretora no Brasil, Estela de Wulf, que contribui pouco para os esclarecimentos. A Folha tenta entrevistá-la há mais de dois meses, mas Estela diz que está ocupada e que não pode responder.

Na quinta-feira, sua assessoria de imprensa enviou um texto de apresentação da ONG, segundo o qual a entidade trabalha no "desenvolvimento socioemocional, físico e intelectual" de crianças de 8 a 12 anos, que aprendem ali "que suas realidades são resultado de suas próprias escolhas, e não do meio ou das circunstâncias em que vivem". Em termos mais específicos, o trabalho é levar lições da cabala (vertente mística do judaísmo) a garotos pobres. Se há algum tipo de caridade, a ONG não detalha qual é. O texto diz também que a organização está no Brasil desde maio de 2008 e, de lá para cá, adaptou suas aulas "para as necessidades locais", capacitou quatro professores e promoveu 22 cursos-piloto.

Das doações prometidas, pouca coisa já saiu das cartas de intenções. A EBX, empresa do bilionário Eike Batista, diz que, dos US$ 7 milhões (cerca de R$ 12,8 milhões) anunciados, "US$ 500 mil serão doados em cash (dinheiro vivo)". "Serão", no futuro. E os outros US$ 6,5 milhões? A empresa diz que a SFK receberá o montante "de acordo com o atingimento de metas" de seus programas sociais. E por que Batista foi tão generoso com o pleito de Madonna? "A proposta de trabalho de desenvolvimento da autoestima das pessoas foi considerada apropriada para o apoio."

O banqueiro Luis Octavio Indio da Costa prometeu US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,8 milhão) em nome de seu banco, o Cruzeiro do Sul. Vai dar a quantia em 24 parcelas de US$ 41,6 mil (cerca de R$ 76 mil), porque "evidentemente, a gente quer ver como esse dinheiro é aplicado". E acertou com Madonna que será um "arrecadador informal" da SFK junto aos amigos endinheirados de SP.

Já a AmBev informa que depositou US$ 1 milhão em conta da instituição no Brasil no dia 12, quando seu presidente, João Castro Neves, foi fotografado com a estrela ao lado de um cheque gigante. No domingo de Carnaval, ela cumpriu a promessa do telefonema: brilhou na Sapucaí usando camiseta com a marca da cervejaria. O sucesso do investimento de marketing foi claro. E o social? "Pelo que me contaram, a Success for Kids já desenvolve projetos em 15 escolas de SP há dois anos e está há seis meses no Rio. O trabalho dela tem resultado", diz Castro Neves.

Nas ONGs Meninos do Morumbi e Lua Nova, de SP, e Energia Olímpica, do Rio, três das seis "parceiras" citadas no texto de divulgação da SFK, a opinião é outra: todas criticam a entidade.

"Há dois anos, a SFK dá um curso que passa valores éticos e morais aqui. Mas nós entramos com toda a logística, o material. Eles oferecem professores e monitores", diz Flávio Pimenta, fundador da Meninos do Morumbi. "Parece que todo rico e famoso tem que fazer o bem por uma questão de marketing. Ajudar as pessoas é um trabalho muito mais profundo e difícil. As pessoas não podem oferecer o resto. A Madonna ajudaria mais com uma escola de música e dança. Como o Pelé faria se criasse uma escolinha de futebol."

O projeto Energia Olímpica, do Morro dos Cabritos, no Rio, cujas crianças se apresentaram para Madonna no hotel Fasano, já recebeu o curso "As Regras do Jogo da Vida", mas diz que nunca foi "ajudado" pela organização. "Quando falam que o nosso projeto é da SFK, é um abalo para a relação com os nossos apoiadores de fato", afirma o coordenador Marcelo Sauaia. Por enquanto, só uma turma foi formada. "A SFK ficou de nos contatar para montar outras, mas até agora nada."

Madonna também conheceu as alunas atendidas pela ONG Lua Nova, de Araçoiaba da Serra (SP), mas "nunca deu um tostão e nem tem previsão de dar", diz a fundadora Raquel Barros. Para assistir às aulas na capital, uma das turmas teve de viajar com transporte pago por empresários que ajudam a Lua Nova. Raquel diz que pretende discutir com a SFK como se dará esse novo apoio. "Se vai apoiar, quero que fique claro como será. Vivemos de captação de recursos e fica difícil conseguir dinheiro quando dizem que a Madonna já está ajudando", pondera.

Em SP, Madonna foi recebida pelo governador José Serra (PSDB). Antes do encontro, até o gabinete dele foi vistoriado pela segurança da cantora. O resultado foi uma promessa de parceria: aulas da SFK dentro do programa Escola da Família (de esporte e lazer em colégios estaduais aos finais de semana). A ideia veio do secretário da Educação, Paulo Renato Souza, que explica o que ouviu na reunião: "Disseram que a ONG tem trabalhos em vários países, boa avaliação de auditoria de empresas internacionais. Estão aplicando, aqui em SP, experimentalmente, parece que com bons resultados".

A tal parceria, contudo, é menos concreta do que sugerem as fotos do encontro. "Nós precisamos examinar qual é o conteúdo do programa. Se houver algum tipo de proselitismo religioso, aí temos que estudar o assunto com mais cuidado." Da Coluna de Mônica Bergamo

2 Comentários:

Anônimo disse...

Como boa parte de nossos empresários e artistas globais, esse tipo de "caridade" é a melhor maneira de ludibriar o Fisco, seja em que país for. Filhos adotados cá e acolá, de preferencia negros ou outros não brancos, tudo puro marketing. Mas quem tinha que segurar a Mercy no colo para que a coitadinha pudesse assistir alguma coisa do desfile de Carnaval eram os outros, entre eles a ministra Dilma. Em uma das fotos se vê claramente a garotinha fazendo o maior esforço para enxergar e ninguêm lhe dando bola. Certamente foi aí que a nossa Dilma a segurou no colo, mas o PIG reduziu tudo a campanha eleitoral e a marketing. Já da mãezona famosa não se fala nada. 10 milhões de dólares para dar curso? E o que isso vai garantir em termos de sobrevivencia futura as crianças assistidas? Como diria o Antigari Casoy:Isso é uma vergonha!

Anônimo disse...

não acredito nen que vão dar dinheiro suficiente para o bem estar das criancas póbres,nen conhecimento profundo da cabala para os gentil na verdade isso é para encher linguiça e o bolço dos tubarão e dos caprinos

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