Pages

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Argentina recebe apoio latino-americano pelas Malvinas

Os presidentes que participam da Cúpula da América Latina e Caribe, que acontece em Cancún, manifestaram nesta segunda-feira seu apoio à Argentina em sua reivindicação relacionada à soberania das Ilhas Malvinas.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, anfitrião do encontro, revelou que as autoridades presentes aprovaram "uma declaração na qual os chefes de Estado e de governo reafirmam seu apoio aos legítimos direitos da República Argentina na disputa de soberania com a Grã-Bretanha na questão das Malvinas".

A presidente argentina, Cristina Kirchner, que está em Cancún, agradeceu aos colegas e disse que seu governo não atua motivado por um capricho, mas com base em "um imperativo constitucional".

"A questão das Malvinas não tem a ver apenas com uma disputa de soberania, mas com o que foi a história da região, e talvez do mundo, nos últimos dois ou três séculos", afirmou Cristina Kirchner.

Michelle Bachelet ressaltou que o Chile "não apenas apoia a irmã República Argentina, mas acompanha a reivindicação do país junto ao Comitê de Descolonização da ONU". No passado, em 1982, quando Pinhochet era o ditador do Chile, apoiou a Inglaterra na guerra das Malvinas.

Chávez criticou o envio da plataforma Ocean Guardian, que começou a trabalhar na prospecção de petróleo na região das Malvinas:

"Estamos vendo em nosso continente alguns restos do colonialismo, e por isso é tão importante que trabalhemos, mesmo com diferenças, pela verdadeira unidade da América Latina e do Caribe".

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse: "Já é hora de que as Malvinas voltem para as mãos de seus verdadeiros donos, que são os argentinos".

O presidente Lula ainda não discursou, mas o governo brasileiro já manifestou seu apoio à Argentina na reintegração das Malvinas. Leia mais aqui.

1 Comentários:

Adriano Matos disse...

Demorou! As soberanias latino-americanas tem que estar unidas para combater esse novo colonialismo armado até os dentes em nossa vizinhança. Já imaginou se fosse no quintal dos EUA ou Europa?

http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/brizola-o-presal-os-ingleses-as-malvinas-e-o-brasil

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração