Pages

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A imprensa mente

Do blog do Planalto:O Estadão se enganou

Não procede a informação publicada hoje (15/1) no jornal O Estado de S. Paulo dizendo que o presidente Lula teria tido uma conversa reservada com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na noite da última quarta-feira, no Palácio da Alvorada, depois do ato de assinatura dos termos de cooperação do Governo Federal com as cidades que vão sediar a Copa de 2014.Aqui

Do blog do Planalto:O Globo faz vista grossa para erro

Na edição da última quinta-feira (14/01), a chamada de primeira página do jornal O Globo distorceu o conteúdo da própria reportagem publicada internamente, afirmando que o presidente Lula teria pedido que as obras da Copa não passassem por fiscalização. Em razão disso, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República enviou ao editor responsável pelo jornal a seguinte carta:

Na primeira página de sua edição desta quinta-feira (14/01), O Globo afirmou que “Lula pede vista grossa em obras da Copa”. Em momento algum o Presidente fez essa afirmação, como é possível confirmar na íntegra da matéria publicada na página 37. O que ele disse foi: “Nós precisamos criar, companheiro Orlando, um movimento que possa envolver, uma espécie de um tratado, de um ajuste de conduta entre os órgãos executores e os órgãos fiscalizadores, para que a gente não dê, na fiscalização das coisas -- seja na questão ambiental, seja na Controladoria, seja no Tribunal de Contas ou em qualquer outro órgão -- o mesmo tratamento, como se nós estivéssemos vivendo um tempo de normalidade”. Portanto, a afirmação de que o presidente pediu “para que as obras da Copa de 2014 não passem por fiscalização nem sejam embargadas por questões ambientais para que não sofram atrasos” é de absoluta má-fé e viola o direito do leitor a informações corretas. Seria ótimo que O Globo corrigisse a informação com o mesmo espaço e destaque.

A carta foi publicada na edição de hoje (15/01), sem a frase final, acima destacada. E, ao invés de se retratar pelo erro, o jornal procurou justificá-lo com a seguinte Nota da Redação:

As aspas do presidente, enviadas aqui pelo secretário de Imprensa do Palácio do Planalto, deixam claro que Lula pede um tratamento especial da fiscalização para as obras do PAC na Copa. Diz o presidente: “(…) para que a gente não dê, na fiscalização das coisas (…) o mesmo tratamento, como se nós estivéssemos vivendo num tempo de normalidade.” Ao que se sabe, o Brasil não vive quadro de calamidade pública ou estado de sítio que permita ao governo tocar obras sem fiscalização normal e rotineira.

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio (Nova Fronteira, 1975), fazer vista grossa é “ver e fingir que não vê; deixar passar”. Absolutamente não foi isso que o presidente pediu, conforme pode ser visto na íntegra de seu discurso, cujo áudio e transcrição estão publicados na página da Secretaria de Imprensa, e na edição em vídeo disponibilizada abaixo.

Tratamento especial, negociado entre executores e fiscalizadores das obras, especificamente nos casos em que não se pode adiar um evento da magnitude de uma Copa do mundo de futebol, não é fazer vista grossa.

O Globo sabe que errou. Quando a imprensa erra, não deve fazer vista grossa para seus erros.Aqui

11 Comentários:

James disse...

O Pesso-all do PIG precisa parar de beber e de para com as dogras, digo, drogas. Só publicam bobagens. è im-pres-si-o-nan-te!!!

FORA PSDBestas DEMentes e Pig'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

José Lopes disse...

Estou careca de dizer: enquanto não se fizer uma manifestação em massa na porta daquele putrefato jornal não tomarão vergonha na cara. Aquilo ali é um submundo da torpeza. A gente denuncia essas cafejestadas do globo mas ninguém toma uma atitude mais radical. Se a sociedade civil do RJ não se mobiliza e nem mobiliza sua militância vamos fazer o que? Reclamar com o Papa? Só nos resta o consolo de que esse jornal continuará na história como o jornal mais golpista de todos os tempos.

WALSIL disse...

As orgaizações Globo, no que diz respeito a jornalismo, desde muito, está desmoralizado e sem credibilidade, além de perder audiência e vendas a cada ano. Fazem um jornalismo que sobrevive na base do mercantilismo puro e rasteiro.

Carlos disse...

O PIG publicou mentiras...

Bem, qual a novidade?

José Lopes disse...

Aqui no Brasil fica difícil mesmo as coisas andarem. Sabem o que falta? Eu mesmo respondo é trabalho e celeridade. O corpo mole é uma realidade. Querem fiscalizar? Que fiscalizem mas, trabalhem com mais celeridade para que as coisas andem e para que se tenha tempo de concertar os possíveis erros. Num país como o nosso, de dimensão continental não cabe ficar discutindo o sexo dos anjos enquanto a população anseia em ver as coisas resolvidas! Depois, quando os resultados não aparecem querem culpar o governo disso ou daquilo, mas não sabem que existe um bando de rodas presas que não deixam o Brasil andar e, o principal obstáculo é essa mídia politiqueira que tendo os seus interesses e de seus parceiros contrariados torcem para que nada dê certo.

Lea disse...

Helena.
O Noblat está com essa nota,ela pega todas as noticias do G1,Globo.
Pelo jeito não vai desmentir não. E , o Aécio aquele sonso, já fazer todos acreditarem que é verdade.



Heleninha, tenho um video muito legal p/homenagiar Lucia Hippolito.
O Melô da Lucia Hippolito.
A MARVADA PINGA, com Inezita Barroso. muito legal!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=FPMWciyi0FY&feature=player_embedded

Lea disse...

Errata. "vai fazer". e não já fazer

Anônimo disse...

Só mesmo esses imbecís para entender ou tentar fazer os outros acreditarem que alguém pediria públicamente para orgão públicos fazer maracutaia.
Deve estar todo mundo de porre na Globo... hic, hic... kikiki...

Malú disse...

Errou nada. O PIG não erra, é má fé explicita mesmo.

Anônimo disse...

Vejam como devemos tratar o PIG. Portugal de novo nos dá uma lição.
armando do prado

www.youtube.com/watch?v=fwaPMUzhh4o

Hélio disse...

Está claro, no contexto do que Lula falou, que
ele quer celeridade no esclarecimento de pendências entre as partes, para o cumprimento do prazo com a FIFA.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração