Pages

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Homenagem aos heróis que ajudaram a construir a trincheira da paz no Haiti



Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de honras fúnebres aos militares mortos no cumprimento do dever na Missão de Paz no Haiti
Hangar da Base Aérea de Brasília - DF, 21 de janeiro de 2010

Há momentos em que as palavras se tornam frágeis diante da brutalidade dos fatos.
A tragédia que se abateu sobre o Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010, foi um desses episódios em que o destino cego e implacável parece ter assumido as rédeas da condição humana.

Nosso coração, que já estava partido pelo sofrimento desse povo-irmão, de raízes africanas como as nossas, recobriu-se duplamente de luto e dor nos dias que se seguiram. 

Vinte brasileiros que se dedicavam à difícil tarefa da reconstrução haitiana perderam a vida em Porto Príncipe, no derradeiro testemunho do seu compromisso com a redenção do país. 

Entre eles, estavam dois civis: nossa querida Zilda Arns, médica, pediatra, criadora da Pastoral da Criança, símbolo da fé brasileira na cooperação para a justiça social; e o diplomata Luiz Carlos da Costa, vice-chefe da Missão de Paz da ONU no Haiti, que já emprestara sua experiência de 40 anos em situações de conflito no Kosovo e na Libéria. 

Estavam lá, também, os 18 bravos soldados do Exército Brasileiro que tombaram cumprindo a mais nobre missão humanitária já efetivada pelas nossas Forças Armadas.

Estou falando de destemidos compatriotas que chegaram ao Haiti levando a seguinte mensagem àquela gente sofrida: “Vocês não estão sozinhos. Viemos aqui em nome do Brasil. Trazemos segurança para suas famílias, trazemos paz. Trazemos remédios, solidariedade e, acima de tudo, o respeito do povo brasileiro ao povo haitiano”.

Cada um desses homens reafirmou, durante sua vida, a vocação pacífica e solidária da nação brasileira. Sem nunca perder a firmeza e a coragem necessárias para combater a violência e a criminalidade que tanto assolavam o Haiti, nossos militares sempre souberam conviver harmoniosamente com a população local, e ganhar a sua estima.

O soldado brasileiro nunca foi confundido com invasores estrangeiros. Muito pelo contrário: foi a sua mão amiga que criou a confiança mútua entre a Força de Paz das Nações Unidas e os justos anseios da sociedade haitiana.

Por terem nos representado assim, com o sacrifício da própria vida, quero dizer, em nome do Brasil e dos brasileiros:

Obrigado, General-de-Brigada João Eliseu Souza Zanin.
Obrigado, General-de-Brigada Emílio Carlos Torres dos Santos.
Obrigado, Coronel Marcus Vinicius Macedo Cysneiros.
Obrigado, Tenente-Coronel Francisco Adolfo Vianna Martins Filho.
Obrigado, Tenente-Coronel Márcio Guimarães Martins.
Obrigado, Capitão Bruno Ribeiro Mário.
Obrigado, Segundo-Tenente Raniel Batista de Camargos.
Obrigado, Primeiro-Sargento Davi Ramos de Lima.
Obrigado, Primeiro-Sargento Leonardo de Castro Carvalho.
Obrigado, Segundo-Sargento Rodrigo de Souza Lima.
Obrigado, Terceiro-Sargento Douglas Pedrotti Neckel.
Obrigado, Terceiro-Sargento Washington de Souza Seraphin.
Obrigado, Terceiro-Sargento Arí Dirceu Fernandes Júnior.
Obrigado, Terceiro-Sargento Kleber da Silva Santos.
Obrigado, Terceiro-Sargento Tiago Anaya Detimermani.
Obrigado, Terceiro-Sargento Antônio José Anacleto.
Obrigado, Terceiro-Sargento Felipe Gonçalves Júlio.
Obrigado, Terceiro-Sargento Rodrigo Augusto da Silva.


Minhas senhoras e meus senhores,

Peço a Deus que permita mantermos sempre na memória a lembrança e o exemplo de nossos bravos compatriotas. E que Ele amenize este doloroso momento pelo qual passam todos os seus familiares.
Muito obrigado.

----------------

O presidente Lula concedeu a Medalha do Pacificador com Palma a cada um dos militares mortos na missão de paz no Haiti, acompanhado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general Enzo Peri.


O presidente Lula agradeceu nominalmente cada um dos militares que perderam sua vida no Haiti e cumprimentou seus familiares presentes à cerimônia.



7 Comentários:

José Lopes disse...

Mesmo na dor a gente consegue notar o carinho que os familiares dos militares dedicam ao presidente.

Vermelho disse...

Foi mesmo José Lopes. O carisma do Lula é infinito. Todos deram no presidente um abraço fraternal, como se conhecessem ele há muito tempo, como se fora alguém da família. A energia que Lula deve ter pessoalmente deve causar este efeito. Zé, tem como colocar mais fotos? Ou indicar algum site que tenha mais fotos e em melhor qualidade. Achei uma das cerimônias mais bonitas que já assisti. E me orgulho muito destes brasileiros que tombaram por nós em uma missão de paz. Obrigado por terem dado suas vidas para esta Mãe Gentil.

Saudações disse...

Estes militares que estavam prestando ajuda humanitária em um pais extremamente azarado perderam a vida de uma forma inacreditável! Perdemos homens de valor que estavam em um serviço muito bonito que valoriza nosso povo, sempre disposto a ajudar, e nossas forças armadas. Deus abençoe os que foram embora e os que continuam ajudando!

Zé Augusto disse...

Vermelho,
No link abaixo tem várias fotos em alta resolução:

http://www.imprensa.planalto.gov.br/exec/inf_fotografia.cfm?diafoto=21&mesfoto=1&anofoto=2010

No blog do planalto também:

http://blog.planalto.gov.br/imagens-da-homenagem-postuma-aos-militares-brasileiros-mortos-no-haiti/

Anônimo disse...

É tanta saudação vermelha que penso que estamos na ãntiga União Sovietica, na Venezuela de Hugo Chaves, na Cuba de Fidel carcomida pelo comunismo.

Anônimo disse...

assisti a belissima e comovente cerimonia militar....parabens as familias do heriois este nao morrem sao imortais....parabens ao pres lula pela promoçao pos mortem e pela medalha do pacificador....o pres lula é demais.....pelo seu carisma,presença!!!

Teresinha Carpes disse...

Este grande homem;Luiz Inácio Lula da Silva,me deixa sem palavras,só com lágrimas,de tanta emoção,que êle me causa!Sempre foi assim,de tanto que eu gosto dele,eu ficava com receio de chegar perto dele e começar a chorar!Sou assim mesmo,não deixo desaforos sem resposta,mas sou extremamente sensível e me emociono muito.Assim é a Ministra Dilma,quem a vê e a ouve pensa q ela é "fria","técnica demais,"sargentona" e etc,NADA HAVER,,, ELA É TERNA,SIMPLES E GOSTA DE GENTE SIMPLES,é humanista!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração