A partir de junho de 2010, os gestores públicos e órgãos controladores, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), poderão começar a utilizar um novo sistema de informação que irá avaliar os custos dos produtos, projetos, programas e serviços do governo federal.
A nova ferramenta, terá como grande objetivo orientar funcionários sobre preços de produtos e serviços semelhantes comprados ou contratados por outros órgãos do governo.
Com isso os gestores de compras e contratos terão uma ferramenta para fazer orçamentos de projetos, estudos de viabilidade, e inibir preços combinados de fornecedores, que levam ao superfaturamento.
O resultado final é reduzir os custos da administração pública.
Além disso a ferramenta se juntará ao portal da Transparência, onde já mostra as despesas realizadas, para tornar públicas também informações que precedem a realização das despesas.
Assim cidadãos, imprensa, polícia, ministério público, oposição podem exercer controle social e combater preventivamente focos de corrupção, nos editais, antes mesmo de uma compra ou licitação acontecer.
Que estados, prefeituras, legislativo e judiciário imitem o governo federal.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração