As vendas no comércio da região metropolitana de São Paulo para o Natal devem registrar um crescimento de 12% em relação à mesma época do ano passado, segundo a Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). A alta deve ser puxada pela venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que deve crescer 27%, influenciada pela redução de IPI para a linha branca. Ainda assim, no ano, o segmento deve registrar queda de 2%, devido ao fraco desempenho no primeiro semestre (-13%).
O setor de perfumaria deve registrar aumento de 18% em dezembro e fechar o ano com expansão de 12%. Até outubro, o desempenho dos itens é o melhor do varejo, com alta de 11,1%. Com o aumento no Natal, a entidade prevê que o faturamento real do varejo termine 2009 com alta de 4% em relação ao ano passado.
Os dados consolidados até outubro mostram aumento real nas vendas de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em outubro, as vendas cresceram 7,6% ante o mesmo mês de 2008.
Para 2010, a pesquisa da Fecomercio aponta um crescimento real de 8% no cenário "otimista". No caso do quadro "provável", as expansão deve ser de 6% e, na previsão "pessimista", o segmento cresceria apenas 1%. No levantamento considerando todo o Brasil, a previsão é que o faturamento cresça 9% neste ano, em relação a 2008. Para 2010, o cenário "otimista" aponta alta de 10%, o "provável", de 8%, e o "pessimista"´, de 5%.Valor Econômico
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