Um dia antes do acidente no Rodoanel, o governo de São Paulo-José Serra(PSDB)- tentou fazer obras no viaduto que vai passar sobre a rodovia Régis Bittencourt sem autorização da concessionária que administra a estrada.
Três das quatro vigas de mais de 80 toneladas cada uma instaladas no viaduto em obras caíram sobre três carros que passavam pela Régis. Três pessoas ficaram feridas.
O acidente foi na sexta-feira, 13. Na quinta-feira, funcionários das empreiteiras que fazem as obras, da Dersa (estatal que gerencia as obras) e policiais rodoviários federais interditaram a Régis para completar a instalação das vigas.
As empreiteiras e a Dersa tinham autorização para ocupar parte das pistas de 7 a 10 de novembro (de sábado até terça) para instalar dez vigas no viaduto. Mas, por problemas com chuva, quebra de um guindaste e rachadura em uma das vigas, só foram instaladas quatro.
O Estado-- a Folha não dá nome do Estado, que no caso é José Serra- quis continuar as obras, mas a concessionária que administra a rodovia só havia permitido a volta dos guindastes no sábado, dia 14.
A obra previa a instalação de cinco vigas em cada lado do viaduto. Segundo técnicos, o normal é que todas as vigas de uma mesma estrutura sejam instaladas na sequência, pois elas são amarradas umas às outras.
A falta da amarração final, que fixa as cinco vigas na estrutura, pode, na opinião de técnicos, ter sido um dos fatores para o acidente, pois a região é sujeita à trepidação causada pelo movimento da Régis.
Como não havia autorização para as interdições na quinta-feira, um funcionário da Autopista Régis Bittencourt, empresa do grupo espanhol OHL que administra a rodovia, registrou um boletim de ocorrência contra as empreiteiras e a Polícia Rodoviária Federal.O objetivo do registro da ocorrência era a preservação dos direitos da Autopista em casos de acidente. As obras não chegaram a ser feitas.(Nós publicamos aqui uma nota)
O Rodoanel está previsto para ser inaugurado em 27 de março, dias antes do prazo para o governador José Serra (PSDB) deixar o cargo caso se candidate à Presidência.O cronograma foi antecipado em um mês
O governo e as empreiteiras não explicaram por que tentaram antecipar em dois dias as obras no viaduto do acidente.(Para quem assina a Folha)
OUTRA OBRA DO JOSÉ SERRA JÁ TEVE PROBLEMA NESTE ANO
As obras de ampliação da marginal Tietê, uma das três obras da Dersa na região metropolitana de São Paulo, já tiveram problema neste ano. Em 29 de junho, uma retroescavadeira rompeu uma tubulação de gás natural. O acidente interrompeu parte da via e causou a evacuação de um prédio. O diretor de engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza, disse que houve falha humana. "O projeto que nós tínhamos na mão não
Metrô e Fura-Fila
Metrô e Fura-Fila
A OAS participa da construção da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, onde a futura estação Pinheiros desabou em 2007. O acidente matou sete pessoas.A Carioca Engenharia participou da ampliação do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) até a Vila Prudente, onde um viaduto em construção tombou no ano passado.
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