Pages

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Produção de óleo da Petrobras no Brasil cresceu 5% em agosto

A produção média de óleo da Petrobras no Brasil, em agosto, foi de 1.980.222 barris diários – um aumento de 5% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje (14) a empresa.

Segundo a estatal, a produção de agosto foi 42 mil barris de petróleo superior à de julho motivada pela retomada da operação de plataformas que estavam em parada programada no mês anterior (Cherne 1, P-9 e P-40) e à entrada em produção de novos poços de plataformas da Bacia de Campos.

A produção de gás natural dos campos nacionais foi de 50 milhões 246 mil metros cúbicos diários, os mesmos níveis do volume produzido em julho e em agosto de 2008.

Já o volume de petróleo e gás natural proveniente dos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 234.299 barris de óleo equivalente por dia - resultado 3,9% acima da produção de agosto de 2008. “Esse aumento se deve à entrada em produção dos Campos de Agbami e Akpo, na Nigéria".

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo e gás no Pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras acaba de divulgar nota informando mais uma descoberta de petróleo e gás natural na camada pré-sal da Bacia de Santos. Segundo o comunicado da empresa, a descoberta de uma nova jazida ocorreu nos reservatórios do bloco BM-S-9 (Bacia Marítima de Santos 9), a partir da perfuração do poço denominado informalmente de Abaré Oeste.

A área é explorada pela Petrobras, que opera o bloco com 45% de participação em um consórcio que conta ainda com a BG Group (30%) e a Repsol (25%). De acordo com a estatal, será dada continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da jazida conforme o plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a Petrobras, a jazida está localizado na área de avaliação do poço 1-SPS-50 (Carioca), a cerca de 290 quilômetros da costa do estado de São Paulo e a uma profundidade de 2.163 metros de lâmina d’água.

Esse é o quarto poço perfurado no bloco BM-S-9, todos com comprovação de existência de petróleo e gás.

A empresa informou ainda que o bloco BM-S-9 é composto por duas áreas de avaliação: a do poço denominado de Guará e a do poço chamado de Carioca.

“A descoberta foi comprovada por meio de amostragem em reservatórios localizados em profundidade aproximada de 5.150 metros. Mais análises estão sendo feitas com as amostras recuperadas para a melhor caracterização do óleo encontrado”, diz o comunidade da estatal.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração