José Serra (PSDB/SP) já demonstrou seguidas vezes um certo desapreço pelos nordestinos:
- Em entrevista na TV, uma vez justificou a má qualidade do ensino público paulista, porque São Paulo recebia muitos imigrantes [e é claro que a maior migração para São Paulo, no passado, sempre veio do Nordeste].
- Membros do PSDB e da elite paulista, muito ligados à Serra, criaram o movimento CANSEI, cujo ápice foi a declaração de um presidente da multinacional Philips, de que se o Piauí acabasse ninguém sentiria falta.
- Nas discussões da reforma tributária, José Serra sabota, ao não abrir mão de continuar saqueando o Nordeste, pois os nordestinos quando compram um carro ou outro bem fabricado em São Paulo, o imposto sobre consumo (ICMS) fica mais para São Paulo do que para o próprio estado do consumidor.
- O secretário de trabalho de São Paulo no governo Serra, chamou baianos de preguiçosos, e Serra não lhe aplicou nenhuma reprimenda pública.
- Serra sempre faz lobby protecionista para empresários da Fiesp, que arrocha outros estados, como os do nordeste.
- Quando foi candidato à presidente da República em 2002, Serra preferiu escolher para vice uma candidata do Sudeste do que um vice nordestino. Como Serra também é do Sudeste, a chapa ficou mal representada, concentrando forças políticas só da região mais rica do Brasil, e deixando de representar a nação brasileira como um todo.
Com essa falta de afinidade toda com o Nordeste, José Serra fez uma viagem no fim de semana para ver se melhora a imagem.
Foi recebido pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, pelo deputado federal Manoel Salviano e pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, na tarde de sábado no aeroporto Orlando Bezerra em Juazeiro do Norte.
Concedeu entrevista, porém, em pleno Ceará, quando perguntado sobre a possível candidatura de Ciro Gomes em São Paulo, recusou a responder e mudou de assunto.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração