O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que a decisão da estatal de criar um blog em sua página na internet tem o objetivo de avançar na transparência sobre seus dados, que são públicos, e melhor divulgá-los.
Gabrielli disse que a informação é da Petrobras, é ela que a gera, e que com a internet e o blog, criou-se um novo mecanismo de relação entre o leitor e as fontes. “Agora as fontes de geração de informação podem chegar diretamente ao público e estamos avançando ao criar mecanismo em que seremos completamente transparentes. O que nós vamos informar aos jornalistas, também vamos informar ao público na íntegra, enquanto os jornalistas vão editá-la, é evidente. E nós a publicaremos na íntegra”.
A decisão da Petrobras de criar o blog está sendo criticada no meio jornalístico, especialmente pelo jornal O Globo, que só hoje publicou várias matérias sobre o assunto. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) divulgou nota manifestando “repúdio pela atitude da Petrobras.
Na avaliação da ANJ, o blog é uma tentativa “canhestra de intimidar jornais e jornalistas”, ao divulgar, por meio da assessoria de imprensa, as perguntas feitas pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, “numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes”.
Em nota, a Petrobras afirma entender que “não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas no blog lançado recentemente”.
Para a empresa, “a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública. Nesse contexto, não há espaço para informação sigilosa, como o verbo vazar utilizado por alguns veículos. Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser”, diz a nota.
Na avaliação da estatal, a Petrobras “tem liberdade para publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação porque é fonte e detentora dos dados disponibilizados”.
A empresa diz ainda, na nota, que, no campo jurídico, especialistas consultados reafirmam a legalidade da decisão. “Cabe-nos, entretanto, ressaltar que a medida não tem como objetivo prejudicar o trabalho dos jornalistas”.
Ainda na avaliação da Petrobras, a iniciativa de criar o blog Fatos e Dados é “um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia, em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real”.
Como disse Juliana Weis,E bom observar: Não procede a reclamação da ANJ, de que a Petrobras teria rompido algum compromisso de confidencialidade entre a fonte e o veículo de imprensa. Esse compromisso nunca existiu. O que existe é o princípio de resguardo da fonte por parte de jornalistas. Não existe dever subjetivo da fonte de resguardar o jornalista. As fontes não estão presas à confidencialidade que a ANJ menciona.
Qualquer pessoa que já tenha sido fonte da imprensa sabe que entre o que se informa (por declaração, por escrito ou num relatório formal) a um jornalista e aquilo que sai publicado vai uma distância. Quando o repórter é um profissional correto, e quando o veículo em que trabalha também é, essa distância é geralmente pouco relevante. No entanto, em particular na imprensa escrita e nos noticiários da televisão, o processo de edição, em que se corta muito do que a fonte informou, pode levar a citações fora de contexto ou incompletas. (Já quando jornalista e/ou veículo são desonestos, o que sai publicado é qualquer coisa.) Assim, de modo a resguardar aquilo que se informou à imprensa, a iniciativa de publicar perguntas e respostas pode contribuir para a melhoria das práticas profissionais da área.
Por que a gritaria do jornal O Globo?
O leitor deve lembrar dessa nossa matéria aqui;
A oposição vai investigar o que leu no jornal O Globo
(...)A oposição disse que os casos levantados pelo Globo reforçam tanto a necessidade de investigação da administração dos recursos da estatal . Os senadores do DEM e do PSDB querem averiguar na CPI quais contratos são legítimos, e dizem que o Globo notíciou deve ser tudo verdade.
Só mais uma observação; O leitor notou que a Petrobras não gastou nenhum centavo para divulgar o blog na mídia? A imprensa está fazendo de graça o Marketing . E diga-se de passagem: O blog é o maior sucesso na web...
Um pedido ao leitor
Não divulguem de forma nenhuma o link do falso blog da Petrobras. Quando vocês cometarem por aí, esqueçam de publicar o link do blog fake, ok?
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração