Receita cai, mas governo de SP empenha R$ 147 mi até abril contra R$ 106 mi em igual período de 2008
Apesar da queda de arrecadação nos cofres paulistas entre janeiro e abril em relação a 2008, o governo José Serra (PSDB) turbinou em 38,6% os gastos com publicidade nesses primeiros quatro meses em comparação com igual período do ano passado. Um dos principais pré-candidatos a Presidência da República em 2010, o tucano já empenhou (reservou para gasto) R$ 147,8 milhões para propaganda das ações da sua gestão - sem contar as despesas das grandes estatais, como Sabesp e Metrô. O governo nega e apresenta outros números (leia abaixo).
O valor corresponde a 82,7% do gasto total com publicidade de governo em 2008 - R$ 178,7 milhões, segundo balanço da Secretaria Estadual da Fazenda - e já representa 65,1% do total de R$ 227 milhões previstos para este ano. Os números constam de levantamento feito no Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (Sigeo) pela liderança do PT na Assembleia Legislativa.
Na semana passada, Serra anunciou que a arrecadação do Estado caiu para R$ 31,39 bilhões no primeiro quadrimestre - ficou R$ 1,3 bilhão abaixo do previsto e teve queda de R$ 137 milhões em relação a igual período de 2008, quando a receita havia sido de R$ 31,52 bilhões. O governador considerou os números preocupantes e disse que vai fazer ajustes no Orçamento paulista, que soma R$ 118,2 bilhões. “As despesas nós vamos ter de ir ajustando”, declarou.
Entram na conta de despesas com propaganda uma série de peças publicitárias que estão no ar, como a divulgação de entrega de hospitais, repasse de recursos às Santas Casas, o programa de distribuição de remédios Dose Certa, e investimentos na educação. Algumas delas contêm breves relatos de história de vida de beneficiários e servidores públicos.
Propaganda e segurança
Para o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Rui Falcão, os números mostram que o governo “prioriza mais a publicidade do que áreas chaves da administração”, como segurança pública. Segundo ele, Serra investiu mais em propaganda do que em inteligência policial. “Essa é uma das explicações para o aumento dos índices de violência no Estado, porque reflete na questão salarial e na qualidade do serviço”, diz.
Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública, casos de latrocínio (roubo seguido de morte), aumentaram 36,23% no Estado e 80% na capital no primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2008.
Informações da própria Secretaria de Comunicação confirmam que, até agora, o governo gastou, proporcionalmente, mais em publicidade do que em segurança pública. Segundo a pasta, foram “efetivamente” gastos (o órgão considera apenas o que já foi liquidado) R$ 45 milhões em campanhas publicitárias (19,8% do total) e R$ 2,4 bilhões em segurança pública, de um orçamento conjunto de R$ 12,5 bilhões, ou seja 19,2% do previsto (leia abaixo).
Foco eleitoral
Desde que assumiu o Palácio dos Bandeirantes, Serra elevou as despesas com publicidade em 157%. Os gastos de R$ 88,3 milhões em 2007 vão saltar para os R$ 227 milhões neste ano, segundo a Fazenda. Para Falcão, tudo faz parte da estratégia do tucano em ter “margem confortável” para gastar com propaganda em 2010. Por lei, o orçamento para publicidade em ano eleitoral não pode ser maior que a média do triênio anterior.
Para o cientista político Cláudio Couto, da PUC-SP, este crescimento deixa claro as pretensões de candidatura de Serra a presidente no ano que vem. “Considerando um salto tão grande como esse em relação aos anos anteriores, é difícil imaginar que não tenha uma estratégia política por trás”, disse. “Ao enaltecer as obras do governo, as peças publicitárias acabam divulgando uma imagem positiva do governador.”
Três agências
Órgão que concentra a maior parte dos gastos com publicidade do governo, a Secretaria de Comunicação tem entre as contratadas a agência Lua Branca, do filho do publicitário Luiz Gonzales, que já trabalhou em campanhas dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, atual secretário estadual de Desenvolvimento, e, mais recentemente, na reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Ao todo, são R$ 88 milhões em contratos de seis meses divididos em três contas. A maior delas (R$ 34,6 milhões) é da Lua Branca, para divulgação de projetos de interesse público e social. Outra é da agência Adag (R$ 23,4 mi), para propaganda institucional. A última é da Contexto (R$ 30 mi), para social.
PROPAGANDAS
R$ 227 milhões é quanto o governo Serra prevê gastar com publicidade em 2009 (sem contar empresas estatais)
157% é o aumento em relação ao gasto de R$ 88,3 milhões com publicidade em 2007
R$ 147,8 milhões já foram empenhados nos 4 primeiros meses deste ano para divulgar ações do Estado
38,6% a mais do que foi gasto entre janeiro e abril de 2008: R$ 106,6 milhões
R$ 45 milhões é quanto o governo considera ter gasto com publicidade até abril
Do jornal da Tarde - Enviado por nossa leitora Deborah
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