Pages

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Obama diz que Brasil é "peça-chave no mundo" e que quer ser parceiro de Lula




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista à rede de TV CNN em espanhol que "os tempos mudaram" e que, agora, o Brasil "é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário internacional". O presidente americano disse ainda que ele e Lula, "deveriam ser parceiros".
"Minha mensagem mais importante é a de que vivemos no século 21. Os tempos mudaram. Um país como o Brasil é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário mundial. A minha relação com o Presidente Lula é a de dois líderes que têm grandes países, que estão tentando resolver problemas e criar oportunidades para nossos povos, e nós devemos ser parceiros. Não existem parceiros sênior e parceiros junior."

Obama destacou a importância que percebe no Brasil ao comentar a desconfiança com que os latino-americanos veem os EUA. Nesta quinta-feira, o presidente iniciou uma visita oficial ao México --a sua primeira, na América Latina. De lá, ele irá a Trinidad e Tobago, participar da 5ª Cúpula das Américas ao lado dos outros 33 líderes do continente.

"Não quero exagerar no grau do sentimento antiamericano. Eu acho que essas coisas têm altos e baixos", afirmou Obama. "Há uma tradição de preocupação em relação ao rigor dos EUA nas políticas direcionadas à América Latina. E isso não apareceu só no governo Bush. Isso data da doutrina Monroe."

Os laços entre Obama e Lula apareceram ainda antes da eleição do americano, no final do ano passado, quando Lula declarou apoio à candidatura dele. Menos de uma semana depois da posse, Obama telefonou para Lula e o convidou para ir à Casa Branca, em março, convite que o Lula aceitou e cumpriu --foi apenas o terceiro líder a visitar Obama.

Dias depois, na reunião do G20, em Londres, Obama disse, em uma conversa informal, que Lula era "o cara" e "o político mais popular da Terra". Depois, em Brasília, Lula comentaria a cena dizendo que Obama é "um cara legal".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração