Pages

quarta-feira, 15 de abril de 2009

IPI e o dólar estável elevam vendas de carros importados


A estabilidade da política tributária brasileira, o mercado cambial e o aumento do crédito puxaram para cima as vendas de carros importados no mês de março. No período, foram vendidas 41,57% a mais de carros importados no atacado, em relação ao mês anterior, quando foram comercializadas 2.057 unidades, conforme informações das empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeixa). No mesmo sentido, as vendas no varejo apresentaram acréscimo de 25,12% em março de 2009 ao somar 1.818 unidades, enquanto que no mês anterior as vendas somaram 1.453 unidades.

Espetaculares

"As vendas em março comparando com fevereiro foram espetaculares. As pessoas anteciparam suas compras, afirma Jörg Henning Dornbusch, presidente da Abeiva, considerando que a estabilidade do câmbio também influenciou o desempenho.

Das formas de aquisição de carros importados, segundo a associação, 40% das compras foram realizadas à vista e 60% por meio de financiamentos. "O crédito está voltando", acrescenta Dornbusch.

Mercosul

Em março, o Mercosul foi o mercado que o Brasil mais importou, somando 16.652 unidades. Em segundo lugar estão a Ásia com 7.576 unidades importadas e o México com 4.831 unidades, mostrando expansão de 11,17% e 24,28%, respectivamente, na mesma base de comparação.

Para 2009, a Abeiva destaca que se os números ficarem próximos aos do ano passado, será um ano positivo. "Isso acontecerá se ocorrer uma redução na taxa de juros, prorrogação da isenção do IPI e uma estabilidade cambial", finaliza o presidente esperando que o dólar fique abaixo dos R$ 2.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração