Pages

domingo, 26 de abril de 2009

Diretor do FMI diz que Lula tornou Brasil "grande jogador"

Brasil está entre maiores da economia mundial, diz FMI

''O Brasil está se tornando um dos maiores nomes da economia mundial. E a importância do Brasil na cena internacional, o papel desempenhado pelo presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva), são o que fazem do Brasil mais importante do que o tamanho das cotas'', afirmou Strauss-Kahn.

Em entrevista coletiva de encerramento do encontro da primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, neste domingo, o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, reconheceu o presidente Luís Inácio Lula da Silva como o principal fator para o País ter se tornado "um grande jogador do cenário mundial".

Strauss-Kahn afirmou que "o Brasil é ouvido independente do número de cotas, pois conquistou este direito graças à sua atuação mundial sob a liderança de seu presidente".

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse que, apesar de o Brasil e outros países emergentes já serem ouvidos pela instituição, é preciso haver uma reforma no sistema de cotas. "Está na hora de a China e outros países emergentes serem plenamente representados", declarou Zoellick.

No sábado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse a jornalistas, na sede do FMI, que o Brasil somente ofereceria um aporte ao FMI se houvesse uma reforma adequada da estrutura da organização. O Brasil é um dos 185 membros da instituição e conta, desde 2008, com 1,8% das cotas. Redação Terra

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração