Cerca de 80 estudantes com a cara-pintada, relembrando o pedido de impeachmente de Collor, representaram 50 entidades de universidades públicas e particulares de todo o Rio Grande do Sul, e entregaram ao presidente da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (5) documento solicitando o afastamento da governadora Yeda Crusius.
O documento, intitulado “Carta à Sociedade Gaúcha” veio acompanhado de uma caixa de remédios tarja preta genérico - “Remédio para o Rio Grande do Sul”.
Simbolizando o impeachment, dentro havia uma passagem de ônibus para São Paulo (estado Natal de Yeda), só de ida, para o dia 26 de março, ao meio-dia. A passagem tem o assento 45, box 45 (número do PSDB).
“Os Caras-Pintada estão de volta! Ella não pode continuar” ...
... com este nome, o movimento estudantil marcou para o próximo dia 26, o lançamento de uma semana de protestos pelo afastamento da tucana, em data que coincide com a morte do estudante Edison Luiz, em 1968, incidente que deflagrou a passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro.
Rodolfo Mohl, um dos estudantes, afirmou:
“Estamos aqui honrando a história de lutas do movimento estudantil ...
... Nosso decisão marca a indignação e revolta daqueles que acham que o tempo da governadora Yeda Crusius acabou. Este é um governo corrupto, as denúncias da CPI do Detran foram a gota d água”
A intenção dos estudantes era entregar o documento ao líder do governo na Casa, deputado Pedro Westphalen (PP), mas o grupo não conseguiu encontrar o parlamentar.
“Ai, ai, ai, ai, empurra a Yeda que ela cai”
Com as caras pintadas, lembrando o estilo e forma do movimento estudantil que capitaneou o movimento “Fora Collor”, de impeachment do ex-presidente Collor de Mello, os estudantes cantaram o hino riograndense e as palavras de ordem: “ai, ai, ai, ai, empurra a Yeda que ela cai”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT) , recebeu os estudantes e o documento, declarando:
“Esta manifestação é bem vinda neste espaço, espero que esta energia rebelde se espalhe, em busca das bandeiras que vocês defendem”.
Estiveram presentes lideranças estudantis dos DCEs da UFRGS, UFSM, UFPEL, PUC, UCS, Unisc, além de grêmios estudantis e diretórios acadêmicos, e o deputado Adão Villaverde (PT).
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração