Pages

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O senador Jarbas Vasconcelos - Macfavela neles


jarbas vasconcelos, doublé de senador do pmdb e braço tucano no seu partido deitou falação contra a eleição de josé sarney para a presidência do Senado, rotulou o partido a que pertence de corrupto e “sempre correndo atrás de vantagens“. Só não confessou sua paixão por fhc e serra para não ficar mal na história, vender a impressão que defende a moral e os bons costumes na política. A propósito da eleição de michel temer nem uma palavra.

Não tinha bebido nada e nem tomado remédios contra a gripe, é cara de pau mesmo.

O complexo fiesp/daslu que controla o estado de São Paulo e tem em josé serra seu ponta de lança atual para tentar chegar à chave do cofre em 2010 – Brasília – sentiu os efeitos dos elevados índices de popularidade do presidente Lula e resolveu dar partida no processo de venda do sabão em pó tucano para as eleições presidenciais.

Isso implica, num primeiro momento, em duas frentes. Uma às claras, entrevistas do tipo da concedida pelo senador jarbas vasconcelos e outra, por baixo dos panos, na colheita de recursos para tentar eleger o governador. Esse deu a partida em sua campanha visitando o Paraná onde foi recebido pela dupla de irmãos dias, peritos em perucas, pela fina flor do tucanato no estado e falou de suas grandes realizações.

Não disse uma palavra sobre a alstom, empresa suíça que financia as campanhas do grupo psdb/dem. Muito menos sobre os custos das obras públicas em São Paulo. Têm o velho superfaturamento e a velha qualidade inferior, mas a placa mais velha que Matusalém com os dizeres clássicos de obra de serra, ou governo estadual, tudo assim sem pudor algum, que isso não é coisa que tucano ou democrata conheça, seja ele de um ou de outro, ou esteja no pmdb em descaída para a direita mais suja e porca do Brasil. O medo exatamente da gente séria do pmdb.

O cidadão brasileiro não tem lá muita idéia do que foi o governo fhc ou do que significou o governo fhc em termos de toma lá leva o Brasil, mas põe aqui vinte por cento de comissão. Seja nas privatizações, seja na mudança da lei de patentes, no contrato para o monitoramento da Amazônia – SIVAM – a primeira grande mutreta do governo fhc e um monte de pequenas concessões que somadas juntam-se ao processo de doação do País.

tucano é mais ou menos assim para se ter uma idéia. Vai lá, arranca o pirulito da criança, dá uns tabefes e depois sai correndo avisando que alguém cometeu um crime. Quando inquirido sobre quem, aponta seus adversários imediatos e corre à primeira igreja que encontrar para rezar, à vista de todos, pela pureza e santidade de fhc.

Os tucanos conseguem prodígios como comprar tijolos a 19 reais a unidade para construir uma escola, um posto médico. Autorizar o funcionamento de um monte de faculdades, universidades – autorizar sem reconhecimento – para liquidar com o ensino público e propiciar grossas propinas, ou vantagens a amigos do peito, caso da faculdade de gilmar mendes em Diamantino, Mato Grosso.

Um monte de incautos corre lá, paga, fica o resto da vida esperando a validação do diploma.

marcus valério, operador do esquema aécio, rival de serra, penou enquanto esteve preso numa penitenciária de serra. Teve que pagar proteção ao PCC – Primeiro Comando da Capital – para não ser molestado durante a estadia. E como corre o risco de voltar continua pagando. E, ademais, é do time de aécio.

Em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, um empresário montou o MacFavela. Réplica popular do norte-americano macdonalds. Na avaliação dos fregueses os sanduíches são de melhor qualidade, mais baratos e enchem de orgulho os nacionais. Nada a ver com serra ou coisa que o valha. A única coisa que serra sabe de favelas é sobre massacres policiais como em dias da semana passada, depois de protestos de cidadão indignados com a violência e a falta de estrutura mínima de sobrevivência na região.

Isso também não passa pela cabeça de serra. Passa o lucro do rodoanel. Tem pedágio do PCC e tem o pedágio do serra.

A entrevista de jarbas vasconcelos foi decidida em São Paulo depois da eleição de josé sarney para a presidência do Senado e sobre o significado disso em termos de posição do pmdb nas eleições de 2010. A mão direita de temer, como a daquele cientista alemão cooptado pelos eua, fica presa para evitar que se manifeste (“Doutor Fantástico”, filme crítico de Stanley Kubrick sobre a guerra fria), Aí, deixaram escapar a de jarbas. Heil fhc!

O temor/temer que o pmdb vá apoiar a candidatura da ministra Dilma Roussef em 2010.

É em São Paulo que se juntam as maiores quadrilhas do país em termos de tucanato e democratas, mesmo com aécio brigando para levá-las para Minas Gerais. É para lá que se deslocaram roberto freire (um conselho a 12 mil por mês), ou antero de barros (outro conselho a também 12 mil por mês) e é para lá, com certeza que se volta a atenção e a subserviência de jarbas vasconcelos. Como tem mandato de oito anos, ainda vão ficar faltando quatro a partir de 2010, não disputa eleições neste ano então, logo, pode falar qualquer coisa que depois o povo esquece.

E lá que orestes quércia de olho numa vaga prometida para o Senado, monta o esquema serra. Versão paulista de newton cardoso.

Importante é evitar que casa caia e o pmdb apóie a candidatura Dilma desequilibrando a balança e deixando serra e suas naus construídas como aquela dos 500 anos da independência – governo fhc –. Custou os olhos da cara em verbas públicas e não navegou. Gastaram tanto que ficou pesada demais. Sobrou foi o risco do ouro ir para o fundo do mar e fazer falta na campanha do ínclito governador.

O que é preciso ter claro nessa movimentação toda de tucanos, democratas, braços tucanos em outros partidos – jarbas vasconcelos no pmdb – é que vão roubar tantos quantos pirulitos puderem, arranjar um coro de choradeira sem tamanho e se apiedarem das pobres crianças, na verdade cidadãos, apresentando-se como salvadores da pátria – a deles – e pegando outra vez a chave do cofre.

Uma das formas de roubar pirulitos é acusar o governo Lula de estar em campanha eleitoral para a ministra Dilma e sair visitando diversos estados Brasil, regado a fartas campanhas publicitárias nas redes locais de tevê, nas rádios, com entrevistas, manchetes de primeira página nos jornais, o procedimento padrão dos marqueteiros tucanos/democratas para criar a sensação que o sabão em pó de fato tira manchas e deixa a roupa branca.

E depois é só dizer que houve uma falha na máquina, que não é culpa do sabão/serra, o que lava melhor e que a máquina vai ser enviada a wall street para análise do defeito. Quando voltar volta com garantia de todos os “´negócios” fechados.

Por enquanto o custo mais alto está para o povo paulista. Se vingar o esquema, vai ser repartido entre todos os brasileiros. E dessa vez passam a escritura do País.

Um só detalhe e detalhes são fundamentais para se formar o todo revela o caráter corrupto e bandido de josé serra. Quando da campanha para a Prefeitura de São Paulo, em 2004, no debate entre os candidatos na rede globo, o apresentador perguntou se todos os candidatos assinariam um compromisso de cumprir o mandato até o final e não o de usar o cargo como trampolim para chegar ao governo do estado e tentar depois a presidência.

A principio serra incomodou-se, mexeu na cadeira, disse que sua palavra era o bastante (não tem mesmo tanto faz), mas acabou afirmando que se era para assinar e não deixar margem a dúvidas que assinaria. Assinou frente às câmeras e microfones.

Um ano e meio depois renunciou para ser candidato ao governo do estado.

Disse que a realidade era outra e que poderia fazer por São Paulo muito mais como governador que como prefeito. Cinismo absoluto. Fez sim, elegeu kassab, bandido de quatro costados (que ele recusou como candidato a vice e teve que engolir). Pão da merenda de kassab custa o diabo o quilo e parte desse dízimo vai para a campanha de serra.

A entrevista de jarbas vasconcelos foi para vender esse peixe. Pilantra e sem caráter algum.

Nessa grande cadeia de bandidos tucanos/democratas e gente tipo jarbas vasconcelos não existem inocentes. São de alta periculosidade. E o pior tipo de bandido que existe, aquele dissimulado em bonzinho. Mata pelas costas e depois limpa a faca e guarda na gaveta. Ou põe no bolso do cidadão incauto e começa a gritar que o culpado é o pobre coitado.

Laerte Braga é jornalista e análista político e colunista deste blog

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração