Não foi por excentricidade que o deputado Edmar Moreira decidiu construir um castelo em São João Nepomuceno, na Zona da Mata de Minas, a cerca de 250 quilômetros a sudeste de Belo Horizonte. De acordo com informações de políticos que o conhecem bem, o castelo foi construído para ser transformado em um bem montado cassino assim que o jogo fosse legalizado no Brasil, durante o governo Fernando Collor.
As obras tiveram início no final dos anos 80 e avançaram pelo início dos 90, justamente quando havia no governo e no Congresso intenso debate sobre a legalização dos jogos no País. Moreira, um capitão aposentado da Polícia Militar de Minas, rico, dono de empresas de segurança e transporte de valores, percebeu a oportunidade de ganhar muito dinheiro.
Como a legalização do jogo nunca foi aprovada, Moreira ficou com um mico na mão. Afinal, não são muitas as pessoas que têm dinheiro para comprar um castelo. E aquelas que têm os valores necessários nem sempre querem um castelo no Brasil, no interior de Minas. Mesmo assim, ele pôs o empreendimento à venda, agora com o nome de Castelo Mona Lisa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Rico da noite pro dia
Filho de um carteiro de Juiz de Fora e de uma professora primária, Edmar Moreira foi criado entre oito irmãos. Influenciado pelo pai, ingressou na Polícia Militar e chegou ao posto de capitão. Sua carreira militar foi interrompida por um episódio que escandalizou a sociedade juiz-forana. Em 1968, em uma festa de réveillon no Clube D. Pedro II, ao saber que um rapaz se havia engraçado com sua mulher, Moreira foi buscá-lo em casa. Ele obrigou o moço a entrar de pijama na festa, escoltado por policiais, e humilhou-o na frente de todos. Acusado de ''abuso de autoridade'', o capitão foi punido e afastado da ativa. Três anos depois, formou-se em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Com o diploma na mala, mudou-se para São Paulo, onde fundou uma empresa na área de segurança. Começou a enriquecer. Segundo a revista Veja, hoje o deputado do DEM tem três companhias no ramo. Segundo um antigo dossiê elaborado por um desafeto seu e entregue anonimamente à Polícia Federal, o enriquecimento de Moreira foi turbinado por algumas falcatruas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração