O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira ao Presidente Lula convidando-o para uma reunião de trabalho em Washington. A reunião, que deverá ocorrer em meados de março, levará em conta temas considerados prioritários para os dois países, como as articulações pela paz mundial, as relações dos Estados Unidos com a América Latina, políticas voltadas para a África e a necessidade de se fortalecer o papel do G-20, grupo das principais nações em desenvolvimento.
A conversa, registrada às 18h15, é o primeiro contato telefônico entre os dois governantes desde a posse de Obama, em 20 de janeiro. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, deve conversar ainda nesta noite com a nova secretária de Estado, Hillary Clinton, ao passo que as equipes econômicas de Brasil e Estados Unidos também deverão discutir futuros investimentos e acordos de trocas comerciais.
Na avaliação do presidente americano, relatou o porta-voz brasileiro, Marcelo Baumbach, "(existe) a necessidade de fomentar o comércio para ter mais condições de atacar os efeitos da crise financeira mundial".
No telefonema, Obama também ressaltou a importância de negociações sobre a produção de biocombustíveis e sobre o destravamento da Rodada Doha, de liberalização dos subsídios agrícolas. Ainda este ano é esperada a visita de Obama ao Palácio do Planalto, em Brasília.
"O presidente (Lula) falou em geral que a eleição (de Obama) tem tudo para representar uma mudança na maneira como os Estados Unidos são vistos no mundo, sobretudo na América Latina", disse Baumbach. Temas mais polêmicos, como o eventual fim do embargo econômico a Cuba, não foram mencionados no telefonema entre os presidentes.(Com informações do Terra)
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração