Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Londrina escolherá novo prefeito em "terceiro turno"


Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) decidiram ontem, no final da tarde, por unanimidade, que o novo segundo turno em Londrina, segunda maior cidade do Paraná, será realizado em 29 de março, o último domingo do mês, conforme solicitação do juiz da 41ª Zona Eleitoral, Aberlar Baptista Pereira Júnior. Vão disputar este "terceiro turno" Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT). Antonio Belinati (PP), que venceu a eleição teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois dias depois de realizado o segundo turno.

Haverá um período de propaganda eleitoral gratuita entre os dias 14 e 26 de março. A eleição deverá resultar em um gasto extra de R$ 500 mil. A verba será providenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão aptos a votar os eleitores que participaram do último pleito, em outubro passado.

Os candidatos e partidos poderão fazer campanhas nas ruas a partir da publicação da decisão do TRE, o que está previsto acontecer até sexta-feira desta semana. Não poderá haver mudança nas coligações entre os partidos, apenas apoios informais entre políticos.

O deputado estadual Antonio Belinati informou que deve protocolar recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). "O mandato é legítimo e do povo que nos elegeu. Temos que acreditar. Por enquanto a decisão é eleitoral, mas vamos ao Supremo", disse. O deputado não quis manifestar apoio a nenhum candidato que disputará o "terceiro turno". Barbosa Neto (PDT) deu seu apoio quando Belinati disputou o segundo turno contra Luiz Carlos Hauly (PSDB).

O deputado federal Barbosa Neto afirmou a uma rádio local que não sabe como deve ser o novo processo, mas está preparado para começar a campanha eleitoral nas ruas assim que a decisão do TRE for publicada. Ele argumentou que conversou com integrantes do partido, inclusive com o senador Osmar Dias (PDT), mas não decidiu como será a estratégia da campanha. "Ainda não temos nenhuma mobilização", explicou.

Já Hauly preferiu criticar a demora no julgamento e decisão do processo. "Recebemos essa notícia depois de 90 dias da cassação do registro de candidatura de Belinati", afirmou. "Há recursos em outras instâncias e eu espero que nesses 40 dias antes de começar o processo eleitoral sejam julgadas todas as pendências", observou.

Antonio Belinati venceu as eleições para prefeito em outubro do ano passado com 51,73% dos votos válidos, batendo no segundo turno Luiz Carlos Hauly. Mas teve o registro da candidatura cassado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) dois dias após a votação.

O Ministério Público Eleitoral argumentou que a reprovação, pelo Tribunal de Contas (TC), de um convênio de R$ 150 mil celebrado na última gestão de Belinati entre a prefeitura de Londrina e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), implica em sua inelegibilidade.

A reprovação das contas aconteceu em 27/07/2007 e, de acordo com a lei eleitoral isso acarreta inelegibilidade do candidato. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, Belinati não conseguiu demonstrar que os recursos foram aplicados nas áreas previstas no convênio.

Barbosa Neto ficou na terceira colocação e herdou a vaga no novo segundo turno. Até a realização da nova eleição, a cidade está sendo administrada por José Roque Neto (PTB), eleito presidente da Câmara Municipal.


Leia também:

José Alencar recebe visita de Lula e Dilma

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração