Pages

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Em nota Petrobras diz que sofre difamação


A questão da redução do teor de enxofre no diesel no País teve um novo capítulo. Ontem a Petrobras divulgou nota afirmando que é alvo de uma "campanha articulada com o objetivo de atingir a imagem da companhia e questionar a seriedade e eficiência de sua administração". Além disso, decidiu se desligar do Instituto Ethos.

"Por entender que o grupo de pessoas e entidades responsável por essa campanha contra a companhia encontra respaldo no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, cujo conselho deliberativo é presidido por um de seus integrantes, a Petrobras, em respeito a todos os seus públicos de interesse e em conformidade com sua postura de responsabilidade social, decidiu pelo seu desligamento da entidade".

Na nota, a Petrobras afirma ainda que o grupo que atua de "forma deliberada e difamatória contra a Petrobras" é composto por integrantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, e de algumas organizações não-governamentais representantes da sociedade civil de São Paulo.

Em nota, a Petrobras afirma ainda que a Resolução Conama 315/2002 não trata sobre composição de combustíveis e sobre teores de enxofre no diesel.

"A resolução fala sobre nível de emissões que os veículos, produzidos no Brasil ou importados, deverão apresentar a partir de janeiro de 2009. É portanto insustentável a afirmação de que a Petrobras estaria desrespeitando essa resolução".

Frotas cativas

Segundo a empresa, a regulamentação sobre composição de combustíveis é competência da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, que a fez na Resolução ANP nº 32 de 16 de outubro de 2007. "A Petrobras anunciou que fornecerá diesel com 50 ppm (partículas por milhão) de enxofre, a partir de janeiro de 2009, para os veículos que adotarem a tecnologia adequada às exigências da fase P-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve".

A Petrobras reiterou em nota que garantirá a partir e janeiro de 2009 o fornecimento de óleo diesel com menor teor de enxofre para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração