Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PT paulista precisa fazer oposição ao Serra em vez de reclamar da compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil

Muita gente reclamou que a compra da Nossa Caixa pelo Banco Brasil fortaleceria o caixa de José Serra para a campanha presidencial em 2010.

No começo eu também cheguei a pensar assim, apesar de achar que seria um erro o Banco Brasil deixar a Nossa Caixa ir para as mãos dos bancos privados que estão muito fortes e são influentes demais.

Refletindo melhor, se o Serra terá dinheiro para tocar suas obras em São Paulo, como do Metrô, ele precisará de menos dinheiro do BNDES e do governo federal, liberando verbas para aplicar em outros Estados, sobretudo os ainda mais necessitados, do Nordeste.

Ou seja, se foi dinheiro por um caminho (Banco do Brasil) para José Serra, por outro, deixa de haver necessidade de ir dinheiro pelo outro caminho do BNDES e ministérios. No final das contas dará na mesma.

Toda vez que a gente pensa que o presidente Lula está sendo enganado, quase sempre é a gente que não enxergou longe o suficiente.

Parece haver gente do PT paulista entre os insatisfeitos. É burrice.

Primeiro porque o PT paulista não pode fazer oposição contra obras e investimentos que beneficiem o povo, mesmo que sejam feitas por um governador da oposição. Pode e deve é fiscalizar bem as licitações e fazer acompanhamento das obras e pagamentos, para denunciar desvios. Exigir melhor remuneração dos servidores públicos com salários defasados, como policiais e professores.

Segundo, porque o PT paulista não pode reclamar daquilo que o governo federal faz pela população paulista, e tem mais é que fazer oposição estadual pra valer.

Serra tem um enorme telhado de vidro, com a Alstom, com uma parte da polícia paulista corrupta, envolvida até com o PCC, outra parte honesta, mas oprimida pelo governador, com salários piores do que de outros estados mais pobres. Tem sérios problemas na educação, concede aumentos generosos de pedágios para as concessionárias nas rodovias paulistas; até hoje não explicou os gastos abusivos com vale-transporte no Serracard, e fica tudo por isso mesmo.

Tudo bem que ele controla a Assembléia e não deixa fazer CPIs, mas os Deputados Estaduais podem fazer barulho, mobilização popular, ofícios, denúncias e acompanhamento no Ministério Público, se mexerem mais, fiscalizarem e cobrarem mais os atos do governador.

Foi por falta de fazer oposição combativa e mobilização popular, querendo se escorar apenas na popularidade do presidente Lula, que o PT da capital perdeu a prefeitura nas últimas eleições.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração