O PT é franco-favorito em três das quatro cidades da Grande São Paulo onde disputa o segundo turno (excluindo-se a capital). Em Santo André, a eleição do candidato petista está indefinido, lá o PT governa há 11 anos e cujos projetos já serviram de modelo administrativo para outras prefeituras e até mesmo para o governo federal.
Em São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) deve derrotar Orlando Morando (PSDB) e se consolidar como principal liderança petista na região do ABC paulista. Há 20 anos o PT não vence no município onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem residência e vota.
É também a campanha em que o presidente Lula teve maior participação. Ele foi a três comícios de Marinho, a uma carreata e fez três gravações de telemarketing.
Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pelo jornal "Diário do Grande ABC", Marinho tem 61% dos votos válidos contra 39% de Morando.
Ainda no ABC, o PT deve vencer em Mauá, onde havia sido derrotado em 2004. Prefeito entre 1997 e 2004, Oswaldo Dias é favorito frente a Chiquinho do Zaíra (PSB). Também segundo o Ibope, Dias tem 58% dos válidos contra 42% de Chiquinho do Zaíra.
Em Guarulhos, maior município da Grande São Paulo depois da capital, o prefeito Elói Pietá (PT) deve fazer seu sucessor: Sebastião Almeida (PT) é favorito para vencer Carlos Roberto (PSDB). Ambos fizeram campanhas caras, mas o tucano disse gastar R$ 6 milhões do próprio bolso.
Candidato-surpresa
Considerado azarão no começo da campanha, o candidato Aidan Ravin (PTB) virou ameaça ao PT em Santo André e recebeu nos últimos dias o apoio de tucanos e kassabistas. O objetivo é fincar no ABC uma bandeira da candidatura de José Serra (PSDB) em 2010.
Na última semana de campanha, o secretário da Casa Civil do governo Serra, Aloysio Nunes Ferreira, buscou se informar diariamente sobre a campanha em Santo André. "Ter um aliado no ABC é muito positivo", afirmou Ferreira.
No primeiro turno, Aidan alternava entre a terceira e a segunda posições nas pesquisas de intenção de voto.Líder desde o início, Siraque planejava ganhar em primeiro turno, e a campanha petista enxergava Newton Brandão (PSDB) ou Raimundo Salles (DEM) como os adversários mais fortes.No entanto, acabou surpreendida por Aidan, que obteve 22% nas urnas e, segundo a última pesquisa Ibope, está com 51% dos votos válidos contra 49% de Siraque.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração