Depois de Sonia Abrão, Fausto Silva. O "Domingo do Faustão" entrou ontem, no final do futebol, com a "tragédia de Santo André". E falou longamente com o coronel José Vicente da Silva, que já havia participado do "Jornal Nacional". Ele foi secretário de Segurança de FHC, o que a Globo evitou registrar. Garante o coronel tucano que se trata de "uma tropa extremamente experiente", que já salvou 42 pessoas, e "culpado foi quem atirou". Aliás, "os erros [da tropa] não foram decisivos para a morte" de Eloá. No fim, o "Domingão" deu o telefone e sugeriu ao telespectador que "Converse com o Cel. José Vicente". O "Fantástico" , depois, salvou em parte a cobertura até então grotesca, ouvindo um brasileiro "instrutor da Swat" que apontou erros sobre erros e se declarou, por fim, "envergonhado" como brasileiro.
No sábado, o "Jornal da Band", também com "peritos que ouviram Nayara" e o seqüestrador, afirmou em manchete "exclusiva" que "não houve disparos antes da invasão da polícia". E ontem, no "Fantástico" , outro "perito" confirmou não identificar tiro nenhum antes da invasão. Em suma, teria sido mais um "erro".
No exterior, o que "chocou" foi que aqui "Polícia combate polícia", na BBC , ou "Polícia entra em choque com colegas grevistas", no "Guardian" . O enunciado se reproduziu até na China, com "Polícia militar do Brasil entra em choque com manifestantes da polícia civil", da Xinhua . Mais uma vez, nada do subtexto eleitoral. A cobertura priorizou explicar que "estados brasileiros têm dois grupos de oficiais da lei, um uniformizado, para a ordem pública, outro em roupa comum, de investigação. E em algumas cidades ainda há ainda guardas".(Nelson de Sá)
Mãe diz que não autorizou volta de Nayara
Em entrevista à Rede Globo, mãe disse ter ficado surpresa quando viu filha subir as escadas; declaração confirma o que pai havia dito
Andrea Rodrigues Araújo, mãe de Nayara Rodrigues da Silva, 15, disse ontem que não autorizou o retorno da filha ao apartamento onde ela havia sido mantida refém. A declaração foi dada à Rede Globo e confirma o que o pai já havia dito. "Fiquei surpresa quando ela passou pelas escadas", disse a mãe que, o que foi combinado com os policias seria que, sua filha iria até o local, para tentar o fim do sequestro usando o telefone, e ao lado dos policias. Nada mais que isso
Os meandros pelos quais se estende a cobertura, para resguardar a polícia a dias da eleição...
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração