Pages

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Candidato duas caras promete na TV o que vetou na Prefeitura


“O candidato Kassab tem duas caras”, afirmou Marta, lembrando ainda que ele fez um projeto implantando o pedágio urbano em São Paulo

O debate realizado pela TV Bandeirantes no domingo, entre Marta, da coligação “Uma Nova Atitude para São Paulo”, e Kassab, do Dem, expôs uma dupla face do demista: ele está prometendo na propaganda o mesmo que vetou enquanto prefeito. Foram vetados projetos concedendo a licença maternidade de seis meses para as servidoras municipais e a permissão para o ensino profissionalizante nos CEUs. Outra contradição, ele disse que não vai instituir pedágios na cidade, apesar de ter projeto na Câmara em sentido contrário. “O candidato Kassab tem duas caras”, sentenciou Marta.

O debate realizado pela TV Bandeirantes no domingo, entre a candidata Marta Suplicy, da coligação “Uma Nova Atitude para São Paulo”, e o candidato Gilberto Kassab, do ex-PFL (atual DEM), deixou-o em maus lençóis em diversos momentos do programa. “O candidato Kassab tem duas caras”, afirmou Marta. “Ele diz uma coisa na campanha e faz outra completamente diferente na Prefeitura”, mostrou a ex-prefeita.

“Vejam vocês. Eu apresentei, no início da campanha, uma proposta de CEU profissionalizante, isto é usar os CEUs à noite para dar curso técnico. Logo depois, o Kassab apresentou a mesma coisa. Eu fiquei surpresa porque em 2006 já tinha sido apresentado pela Câmara (de Vereadores) - e aprovado por unanimidade - um projeto exatamente igual, criando os cursos de profissionalização nos CÉUs, e ele [Kassab] vetou o projeto”. “Agora”, disse Marta, dirigindo-se ao candidato do DEM, “você diz na campanha, que propõe os cursos nos CEUs”. “Em que Kassab a população deve acreditar. No Kassab real que vetou em 2006 o projeto ou no personagem da propaganda, que agora diz que vai fazer o CEU profissionalizante?”, perguntou a candidata.

Kassab acabou admitindo que não fez nada sobre o assunto, porque os cursos profissionalizantes “não são responsabilidade da Prefeitura”. “São de responsabilidade do estado”. Marta, então, cobrou coerência. Porque, na campanha, ele diz que vai fazer, mas, no Diário Oficial do Município, de 1 de agosto de 2007, aparece o veto. “Por que diz agora que vai fazer se não era prioridade antes?”, cobrou a candidata. Kassab não apresentou explicação. Apenas enrolou.

Mais para frente, Marta lembrou que em dezembro de 2007, a Câmara tinha aprovado um projeto, ampliando a licença maternidade das funcionárias municipais para seis meses. “Kassab também vetou esse projeto”, revelou Marta. “Agora, esse ano, Kassab apressou-se em apresentar um projeto criando a mesma licença de 6 meses que ele vetou. Por que agora pode e não podia antes?”, indagou. “Em quem as pessoas devem acreditar, no Kassab prefeito, que vetou a licença maternidade, ou no Kassab da propaganda que, pertinho das eleições, reapresentou o projeto?”, cobrou a candidata.

O pefelista tentou explicar que o projeto era inconstitucional. Que “só o Poder Executivo pode originar despesas”. Por isso ele teria vetado. Mas, Marta novamente o desmentiu. Ela apresentou o próprio texto do veto do prefeito, onde a verdade estava estampada. “Questionamos a ampliação do período de licença mãe, uma vez que não há comprovação científica do período ideal e necessário para esse fim”, diz o texto, assinado por Kassab. O prefeito conclui na justificativa do veto que vai impedir a licença de seis meses porque a proposta “contraria o interesse público”. “Ora. Agora, ele vem aqui e diz essas coisas, que concorda, etc, mas, ele questionou na verdade foi o direito das mulheres”, sintetizou Marta, sob os aplausos da platéia.

A esta altura do programa, Kassab já se mostrava bastante nervoso com o debate, mas, o mais constrangedor ainda estava por vir. No bloco de perguntas de candidato à candidato, Marta leu o projeto de lei 524/08, assinado pelo prefeito, criando o pedágio urbano, e indagou: “quanto vai custar esse pedágio e onde ele vai ser instalado?”. Kassab respondeu que a candidata Marta teria omitido a informação que, “por conta de um equívoco, foi enviado um novo projeto que não continha mais esse pedágio urbano”. Mas, novamente Marta desmascarou Kassab diante das câmeras. Mostrou que o novo projeto que o prefeito disse que substituiu o antigo, também prevê o pedágio urbano. “Ele diz que não vai fazer pedágio, mas o projeto esta lá. Por que não retirou o projeto?”, indagou. No diário Oficial da Prefeitura de 13 de agosto de 2008 está lá o “Projeto 524/08”, que cria o pedágio urbano. No texto, o prefeito Kassab “propõe implantação de sistema de tráfego tarifado em áreas saturadas de trânsito”.

“O candidato promete na TV várias coisas, licença maternidade, CÉUs, etc. Mas, o prefeito de verdade, que tem a caneta na mão, vejam vocês, decidiu enviar um projeto à Câmara, criando o pedágio urbano”.

Marta, então, dirigiu-se aos eleitores e fez um alerta: “Você que já paga o pedágio mais caro do Brasil, agora, por esse projeto do prefeito, terá que pagar pedágio para sair da sua casa”. “Você que mora em Itaquera, Vila Maria, Freguesia do O e que comprou o seu carro com dificuldades, fique alerta, porque o candidato Kassab quer que você pague também para sair de casa e andar na cidade”, denunciou Marta. O prefeito, agora, está devendo muitas explicações à população de São Paulo.Jornal Hora do Povo

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração