O Presidente Lulapretende auxiliar Cuba e Haiti, países bastante afetados pelo furacão Ike, que atingiu a região uma semana após a passagem de um outro furacão, o Gustav. O Presidente conversou ontem por uma hora com o presidente de Cuba, Raúl Castro, e ficou impressionado com o relato de devastação sofrido pela ilha do Caribe.
O Brasil vai enviar mantimentos, remédios e água aos dois países. O trabalho de coordenação da ajuda humanitária será feito pelo secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Durante reunião da coordenação política, ontem, Guimarães disse que, no caso do Haiti, não adianta o encaminhamento de recursos financeiros, "pois não há onde comprar mantimentos no país".
Coube ao assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, telefonar para o presidente do Haiti, René Préval. Um dos produtos com presença certa na lista de alimentos a serem enviados está o arroz. Em um segundo momento haverá um trabalho de parceria para a reconstrução da infra-estrutura dos dois países.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração