Pages

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Brasil e China fecham parceria no RS


Um novo modelo de negócios entre o Brasil e a China está sendo firmado no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul. É lá que está sendo construída a Fase C da usina termelétrica de Candiota, que irá gerar energia a partir de carvão mineral. O projeto está sob responsabilidade do grupo chinês Citic e sob supervisão da brasileira Companhia de Geração Termelétrica de Energia Elétrica (CGTEE). O empreendimento, com investimento estimado em R$ 1,2 bilhão, está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A usina irá gerar 350 megawatts, volume suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes com o perfil do consumidor gaúcho.

A fase C da usina, também conhecida como Candiota III, entrará em funcionamento em janeiro de 2010. Segundo o coordenador-geral da Fase C da CGTEE, Hermes Marques, 90% das reservas de carvão do Brasil estão no Rio Grande do Sul, sendo que 38% está no município de Candiota. Ele aposta na energia térmica a partir do carvão mineral como alternativa complementar ao modelo hidrelétrico atual do Brasil.

"Essa obra significa a retomada do programa de construção de usinas a carvão mineral, que estava interrompido há mais de 20 anos", disse Marques. Para ele, outra vantagem é o menor preço da tarifa gerada por essa fonte de energia. "O nosso carvão é de fácil extração. Além disso, o carvão é brasileiro e, portanto, o preço é em real. Não é uma commodity, o que significa uma estabilidade de preço para o consumidor", comentou.Cerca de 70 chineses trabalham hoje na obra, entre gerentes de projetos e engenheiros. Todo o equipamento e maquinário são importados daquele país. "Na China, 75% da energia gerada e consumida tem origem na queima do carvão. Eles estão com a economia crescendo a 10% ao ano e é impressionante o nível de desenvolvimento da indústria de fabricação de componentes e a instalação de usinas térmicas a carvão na China", afirmou Marques.

Outras empresas brasileiras de construção foram subcontratadas pela Citic para realização das obras civis. As negociações entre os dois países começaram em 2004, quando a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, viajou para a China e apresentou aos empresários daquele país as possibilidades de investimento na área energética do Brasil. Segundo o vice-presidente do grupo Citic e gerente da Fase C no Brasil, Tao Yang, há grande interesse da China para investimentos na economia brasileira em diferentes áreas. "Nos últimos cinco anos, os negócios entre os dois países cresceram muito e com certeza os comerciantes chineses têm muito interesse aqui. Pelo menos o grupo Citic enxerga essa possibilidade em várias áreas, como a agropecuária, a mineração e a infra-estrutura", afirmou o chinês.

Os negócios do grupo chinês são diversificados, incluindo companhias aéreas, de seguros e de construção. A Citic foi parceira do governo chinês na construção do Estádio Olímpico de Pequim.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração