Pages

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Grampos NÃO mostram assessor de Lula agindo em favor de Dantas

O jornal "Estadão" quer jogar o demo-tucano Daniel Dantas no colo do governo Lula, a partir de contatos de gente de Dantas com pessoas do governo Lula.

E publica manchete dizendo que Gilberto Carvalho agiu em favor de Dantas. Mas no próprio diálogo não é isso aparece. E não há qualquer menção no relatório da Polícia Federal que indique que Carvalho tenha agido conforme desejava Greenhalg. Por fim, o resultado da operação praticamente confirma que o desejo de Greenhalg foi ignorado.

A gravação foi de um telefonema de Luiz Eduardo Greenhalg à Gilberto Carvalho em 29 de maio (prestem bem atenção nesta data), acaba sendo um verdadeiro atestado de idoneidade moral ao governo Lula, ao contrário do que insinua o Estadão.

Primeiro porque mostra dificuldade de acesso de Greenhalg ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, a ponto de procurar Carvalho (alheio à área) por relação de militância partidária.

Segundo, porque no telefonema, se é perceptível que Greenhalg quer obter favores privilegiados de Carvalho, percebe-se claramente que Carvalho é gentil com o colega militante, mas pouco disposto a enveredar por atividades escusas, aparentemente se limitando a atender o que está ao seu alcance de forma legal e lícita.

Também percebe-se na conversa que Carvalho não dá espaço para propostas indecentes.

Terceiro, porque a tentativa de suborno aos delegados da Polícia Federal Protógenes Queiroz e depois a Victor Hugo, APÓS o insucesso do contato com Gilberto Carvalho sugere claramente que ele (Carvalho) não atendeu em nada aquilo que gostaria Greenhalg.

Para não deixar dúvidas, segue a gravação das converas entre Greenhalgh e Carvalho:


Greenhalgh: Alô...

MNI: Luiz Eduardo Greenhalgh?

Greenhalgh: Sim...

MNI: É o Senhor Gilberto só um momento.

Gilberto: Luiz?

Greenhalgh: Oi...

Gilberto: O general me deu

o retorno agora... é o

seguinte não há nenhuma pessoa designada na Presidência...na Abin...com esse nome, a placa do carro não existe é fria, tá? Eles aqui acham que a única alternativa é que tenha sido caso de falsificarem documento...eles não consideram possível que seja da Abin, eu não falei com o Luiz Fernando ainda, mas não tem jeito...

a polícia federal não usa a PM, eles não se misturam de jeito
nenhum, ta... então eu acho que o mais provável é que o cara tava armando mesmo alguma coisa... mas com documento falso que também no Rio é muito comum, porque daqui não tem, eu pedi, insisti, fiz com o máximo cuidado tal.

Greenhalgh: Deixa eu te falar uma coisa. Tá ouvindo o grito da menina?

Gilberto: O grito da vida.

Greenhalgh: Isso é o grito da vida realmente, linda, mas deixa eu te falar seria bom dar um toque no Luiz Fernando também hein?

Gilberto: Eu vou dá, eu vou dá, amanhã cedo eu tenho que
falar com ele vou levantar isso dai também.

Greenhalgh: Tem um delegado chamado Protogenes Queiroz que parece que é um cara meio descontrolado.

Gilberto: Ele tá onde o Protogenes agora?

Greenhalgh: Ai, tá ai em Brasília.

Gilberto: Ah aqui em Brasília.

Greenhalgh: É o que saiu na Folha na matéria da Andrea

Michael. Mas eu tô indo amanhã pra a reunião do diretório.

Gilberto: Eu te vejo lá, eu to indo no diretório também.

Greenhalgh: Legal...

Gilberto: Que hora que tá marcada mesmo a reunião?

Greenhalgh: Nove horas.

Gilberto: Tá. Eu vejo você lá.

Greenhalgh: Grande abraço.

Gilberto: Valeu Luiz...

Greenhalgh: Obrigado.

Em tempo: Luiz Eduardo Greenhalg tem longa militância petista. Na vida privada, ele é advogado e decidiu aceitar Daniel Dantas como cliente (é claro que Dantas o contratou por ver nele proximidade com o poder, e Greenhalg não é ingênuo para não saber disso).
É claro que advogados precisam de clientes para terem trabalho, e este deve render vultosos honorários.
Até onde foi a atuação dele legítima como advogado, até onde tentou utilizar-se de suas relações partidárias e pessoais, não sabemos. E cabe a ele, não a nós, se defender, e responder pelo ônus político que isso provoca em sua carreira.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração