Pages

sábado, 7 de junho de 2008

A omissão da mídia


No período em que denunciava o chamado "apagão aéreo", a imprensa tratou a ex-diretora da Agência Nacional da Aviação Civil Denise Abreu como criminosa. Só faltou responsabilizá-la pela tragédia com o Airbus da TAM. Hoje Denise Abreu tem reputação suficiente para servir de fonte em declarações contra a ministra da Casa Civil.

Há pouco mais de um ano, Denise Abreu, ex-diretora da ANAC, estava sob o fogo cerrado da imprensa como uma das responsáveis pela situação caótica da nossa aviação civil. Foi obrigada a demitir-se em agosto de 2007. Hoje a imprensa corre atrás dela para suplicar mais algumas gotas de veneno contra Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil.

No início de 2006, quando a Varig embicava em queda-livre, a ministra Dilma Rousseff foi clara ao dizer que "o dinheiro público não pode ser gasto para salvar empresas privadas".

Nos meses seguintes a imprensa não disse uma palavra capaz de persuadir o governo a salvar a Varig. Iniciava-se aquilo que o jornalista Luis Nassif designou como "a imolação da Varig".

Abutres famintos

Agora a imprensa está excitadíssima: denuncia irregularidades na transferência da Varig para a Gol e a forte presença de estrangeiros entre os acionistas da velha Varig.

Por que razão a imprensa não se mexeu quando ainda era possível salvar a empresa-símbolo da nossa aviação?

Ao assumir a pasta da Defesa, o ministro Nelson Jobim criticou o duopólio TAM-Gol – responsável, aliás, pelas duas maiores catástrofes aéreas do país. Este duopólio agora é quase um cartel e a imprensa continua quieta, sem coragem para desagradar dois grandes anunciantes.

Certamente houve muita mutreta na transferência da Varig para a Gol, a mídia deve cobrar explicações. Mas a mídia tem obrigação de explicar a sua omissão enquanto a Varig era canibalizada pelos abutres que hoje dominam nossos céus.Por Alberto Dines

Olha, o movimento desses grupos de comunicação está ficando tão previsível que chega a ser piada. O engraçado é que, como mencionou o advogado de uma das partes (que não lembro o nome) e que a mídia já apelidou de "amigo de Lula", é que o caso já corre na justiça há um bom tempo. Porque só agora, depois das declarações anacrônicas e extemporâneas da doutora Denise esses grupos de comunicação estão dando tanta atenção? A resposta é óbvia: a mídia levanta a bola, a oposção tenta chutar. Aí os paladinos da moral de sempre vão para a tribuna e repetem discursos de bolso das outras tentativas de crise. Bem, como o caso já corre na justiça e existe uma questão legal sobre o percentual permitido de posse de uma empresa aérea nacional, vamos esperar o desenrolar. Leia os comentários aqui

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração