A indústria naval brasileira está fazendo as contas para saber em que medida poderá atender à demanda de novos navios e plataformas da Petrobras. Hoje em Niterói, com a presença do Presidente Lula , a Petrobras lança um pacote bilionário de encomendas que inclui navios de apoio offshore, petroleiros e plataformas de perfuração. O governo quer que grande parte destes equipamentos seja construído no Brasil. Só o programa de sondas de perfuração prevê, segundo fontes do setor, a construção de 40 unidades até 2017 com custo estimado em US$ 28 bilhões. O valor considera que, em média, cada unidade custa cerca de US$ 700 milhões.
Um executivo do setor disse que das 40 sondas 12 devem ser afretadas no exterior e operariam com tripulação da empresa afretadora. As outras 28 seriam feitas no Brasil e operadas com tripulação da Petrobras. Na indústria há quem duvide se os estaleiros nacionais terão como responder ao desafio lançado pela estatal dado o tamanho da encomenda e o fato de, hoje, existirem poucas empresas com capacidade de construir navios e plataformas. Entre os estaleiros em operação, vários estão com as carteiras cheias de pedidos.
O Sindicato Nacional da Indústria Naval e Offshore (Sinaval) preparava, na sexta, um estudo a ser encaminhado à ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, que participará hoje do evento em Niterói ao lado de Lula. O estudo deve indicar qual a capacidade instalada nos estaleiros hoje e nos próximos anos para atender às encomendas da Petrobras.
Executivos da indústria naval entendem que a maioria das sondas a serem encomendadas atenderão aos desafios impostos pela exploração de petróleo em águas ultraprofundas, na chamada camada pré-sal. Na atualidade os fabricantes de plataformas de perfuração estão situados no sudeste da Ásia e também na Noruega. Por outra parte não há fabricantes nacionais dos principais equipamentos das plataformas de perfuração, que são importados. Estes são alguns pontos a serem considerados dentro de uma política de nacionalização das sondas para atendimento futuro da estatal.
Hoje, a Petrobras também lança o Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio, que prevê a construção 146 navios offshore no país até 2014. Estimativas do setor indicam que só esta encomenda poderá exigir investimentos de cerca de R$ 10 bilhões. Uma primeira licitação, para contratar até 24 embarcações, já foi lançada pela estatal.
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