Estudo sobre os trabalhadores por conta própria divulgado ontem pelo IBGE mostra que esses ocupados ganham menos, têm menor nível de instrução e, na maior parte, não contribuem para a Previdência. O rendimento dos ocupados por conta própria foi de R$ 1.103 em março, inferior à renda média dos ocupados, de R$ 1.188.
Segundo o estudo do IBGE, cerca de 22% dos trabalhadores por conta própria tem entre 50 e 59 anos, enquanto para o total dos ocupados o porcentual de trabalhadores nessa faixa etária é de 13%. A técnica do IBGE Jussara Colen disse que o elevado porcentual de ocupados com mais de 50 anos trabalhando por conta própria pode indicar que, mesmo aposentados, eles querem aumentar a renda e contribuir com o rendimento familiar.
O estudo mostra também que 41% dos que trabalham por conta própria não completaram o ensino fundamental, porcentual muito superior aos 27% da média dos ocupados das seis regiões que têm esse grau de instrução.
Outro dado importante mostra precariedade na ocupação por conta própria, já que apenas 20,7% desses trabalhadores contribuem para a Previdência Social. No caso do total de ocupados, a média de contribuintes é três vezes maior, de 65,9%
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração