Pages

segunda-feira, 19 de maio de 2008

'De quem é a Amazônia?', pergunta o NYT


"De quem é a floresta tropical, afinal?". Reportagem publicada ontem no "The New York Times" relata que a preservação da Amazônia envolve uma disputa internacional. "De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?", pergunta a reportagem do correspondente do jornal no Rio, Alexei Barrionuevo . O "NYT" afirma que "um coro de líderes internacionais declara mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio maior do que apenas das nações que dividem seu território".

O jornal lembra que o ex-vice-presidente americano Al Gore, em 1989, disse que, "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós". "Esses comentários não são bem-aceitos no Brasil e reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos", diz o jornal. O "NYT" afirma que o governo Lula tenta aprovar lei para restringir o acesso à floresta, exigindo licenças para estrangeiros e brasileiros. Para declarar "a Amazônia é nossa" e defender a soberania, ele escalou Romeu Tuma Jr. E fechou seu texto acusando o temor brasileiro de "paranóico .


Dias antes de "NYT" e "Independent" questionarem a soberania, a BBC já o fazia na cobertura intitulada "O Paradoxo da Amazônia". O "paradoxo", na explicação da própria estatal britânica: "Quem deve ter mais voz na gestão da Amazônia? O governo brasileiro? A comunidade internacional?". Na BBC Brasil, sintomaticamente, o nome da série foi mudado para "Desafio Amazônico", sem qualquer questionamento da "gestão da Amazônia".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração