Pages

terça-feira, 27 de maio de 2008

Apagão tucano na educação de São Paulo

Conforme reportagem publicada hoje em um dos folhetins da própria mídia nacional tucana (Folha de São Paulo), a escola pública da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que ficou melhor classificada no Exame Nacional de ensino Médio, o ENEM, encontra-se na 913ª posição, atrás de 849 escolas particulares e 62 técnicas públicas, além da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

De acordo com os resultados aferidos pelo ENEM, nenhum colégio estadual paulista regular alcançou a média da rede privada (64,1) e 71% tiveram média no exame menor do que 50% disso. E o que é pior: metade das escolas do Estado de São Paulo não alcançou a média nacional da rede pública.

É bom lembrar que os 26 Estados Estados da Federação, inclusive o DF, introduziram as disciplinas de Sociologia e Filosofia nos seus currículos do ensino fundamental e médio. O único Estado que resolveu peitar o MEC alegando que não está obrigado a obedecer as resoluções do Conselho Nacional da Educação é o Estado de São Paulo, de José Serra (PSDB), que não só se recusou a incluir essas disciplinas no ensino médio como também RETIROU as disciplinas de Psicologia, Sociologia e Filosofia da Educação do curso de Magistério de nível médio, alegando que o Estado de São Paulo não tem dinheiro para contratar professores para essas disciplinas!!!
Mas a mídia tucana esconde que não faltou dinheiro para o governo do Estado de São Paulo para firmar, como de fato ele firmou, um contrato com a Editora Abril (a mesma que publica a revista Veja) para fornecer cartilhas para o ensino formal a todos os alunos da escola pública estadual paulista.
Resultado: a melhor escola do Estado de São Paulo ficou classificada na 913ª posição na aferição do ENEM.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração