A Petrobras concluiu neste sábado, no estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis (RJ), o deck mating da plataforma P-51, a primeira semi-submersível totalmente construída no Brasil. O deck mating é uma mega operação para unir o casco ao topside (parte superior) da unidade.
Com investimentos de US$ 830 milhões, a P-51 foi construída pelo consórcio FSTP (Keppel Fells e Technip) nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Itaguaí e Angra dos Reis. Hoje, com a conclusão do deck mating, a plataforma entra em fase final de construção e integração no estaleiro BrasFels, em Angra. Seu casco é o primeiro de uma plataforma semi-submersível a ser construído no Brasil. A obra já supera os requisitos mínimos de conteúdo nacional, com índice próximo a 70% e geração de mais de 4,8 mil empregos diretos.
A plataforma deverá deixar o estaleiro BrasFels, rumo à locação, em setembro e iniciar operação até o final deste ano no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. A unidade terá capacidade para processar e tratar 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás, além de injetar aproximadamente 282 mil barris de água no reservatório diariamente. Mesmo após a saída da plataforma P-51 para locação, outros 4,8 mil empregos serão gerados com as obras da P-56.
A plataforma será um clone da P-51 e deverá entrar em operação, também na Bacia de Campos, em 2010. Para a construção da P-56 foram contratadas as mesmas empresas responsáveis pela P-51, uma vez que um projeto é cópia do outro, o que vai permitir a antecipação da produção em Marlim Sul.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração