Uma cena inusitada foi vista em um dos corredores da Câmara Federal na tarde desta quarta-feira. Ao lado do compositor baiano Xangai, o deputado Edigar Mão Branca (PV-BA) tocou violão e cantou dentro de uma gaiola. A apresentação foi para marcar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Música, dos Compositores e Músicos Brasileiros.
De acordo com Mão Branca, o objetivo da manifestação foi mostrar que a música está presente em todos os lugares. “Do toque do telefone ao canto dos pássaros”, disse
Segundo o parlamentar baiano, é preciso trabalhar para que o preconceito que envolve os músicos seja derrubado. A gaiola representa, segundo Mão Branca, os músicos que são presos nas mãos das gravadoras. “Elas ganham muito e pagam pouco para os verdadeiros donos das composições”, lamentou.
O deputado defendeu ainda maior fiscalização para saber o que está sendo feito com o dinheiro recolhido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).Mais de 300 parlamentares já aderiram à frente, que será presidida por Mão Branca e coordenada pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).
Edigar Mão Branca também protestou nesta quarta-feira a proibição de showmícios nas eleições. Ele e o também deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP) devem trabalhar para reverter esta decisão, que segundo eles prejudicou milhares de profissionais em todo o País.
Para Frank Aguiar, o Estado brasileiro está em déficit com a música, “que é uma das principais marcas da identidade cultural” do País. Sei lá, mas me da a leve impressão que os nobres deputados estão legislando em causa própria.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração